Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Isabel Marcelino da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7680
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências de Educação, da área de especialização: Análise e Intervenção em Educação
id RCAP_4e0d6c2ebf67c49df7be31094f7508e9
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolarEducação Pré-escolarFamíliaEducadorSucesso educativoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências de Educação, da área de especialização: Análise e Intervenção em EducaçãoA relação entre educador, família é escola e cada vez mais discutida na actualidade tendo como ponto central sempre a criança. Neste sentido considerou-se pertinente a elaboração deste estudo tendo como principal objectivo verificar em que medida as relações entre educador e família contribuem para o sucesso educativo da criança em idade pré-escolar. Tendo em conta que no nosso sistema educativo actual existem três tipos de instituições, as privadas com fins lucrativos, as públicas sem fins lucrativos (estatais) e as semi-públicas designadas por IPSS (Instituições Privadas de Solidariedade Social), houve necessidade de ouvir a opinião de pais destas diferentes instituições. Assim, inquiriu-se encarregados de educação de três turmas, uma de cada tipo de instituição de educação pré-escolar. Posteriormente analisou-se os dados recolhidos de forma a saber qual a relação dos intervenientes educativos - escola, família e educador -, se há diferenças nos três tipos de instituições e em que medida contribuem para o sucesso educativo da criança.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNFonseca, Ana Isabel Marcelino da2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:46Zoai:run.unl.pt:10362/7680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:39.164531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar
title Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar
spellingShingle Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar
Fonseca, Ana Isabel Marcelino da
Educação Pré-escolar
Família
Educador
Sucesso educativo
title_short Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar
title_full Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar
title_fullStr Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar
title_full_unstemmed Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar
title_sort Relação educador/família e sucesso educativo no pré-escolar
author Fonseca, Ana Isabel Marcelino da
author_facet Fonseca, Ana Isabel Marcelino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana Isabel Marcelino da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Família
Educador
Sucesso educativo
topic Educação Pré-escolar
Família
Educador
Sucesso educativo
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências de Educação, da área de especialização: Análise e Intervenção em Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7680
url http://hdl.handle.net/10362/7680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137823673024512