Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Sandrina Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9077
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_585ef5594184bedac98b29e6d22dd322
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9077
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticasDesenvolvimento de páginas webEducação para a cidadania - PortugalInvestigação-acçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013O desafio “roteiros pela cidadania” consistiu no desenvolvimento de páginas web estáticas, ao longo da prática de ensino supervisionada, no âmbito do mestrado em ensino de informática. O desafio foi influenciado pela utilização das tecnologias móveis, na sala de aula, e pala introdução da componente transversal da educação para a cidadania, como tema do sítio web a ser desenvolvido pelos alunos. O objetivo principal foi promover aprendizagens (construção do conhecimento) nos alunos sobre as várias fases do desenvolvimento das páginas web estáticas. Toda a ação de planear, atuar, observar e refletir os objetivos, as tarefas e o contexto da prática de ensino supervisionada foi influenciado pelo paradigma da investigação-ação e pela teoria de fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi. A integração das tecnologias móveis e da educação para a cidadania foram enquadradas através da criação de tarefas, que promoveram o envolvimento dos alunos, na criação de um roteiro turístico da cidade de Alverca; na sua georreferenciação e posterior inclusão nas aplicações Google Maps e Google Earth. A georreferenciação foi realizada durante uma visita de estudo à cidade, com recurso aos smartphones e a aplicação Andando. O roteiro foi adaptado para as pessoas com necessidades especiais, a nível motor e visual, através da identificação de barreiras à mobilidade e da disponibilização de fotografias e vídeos que as documentem. Os alunos, na grande maioria, gostaram do desafio e a análise dos dados sugerem que os objetivos propostos foram satisfatoriamente atingidos, com especial atenção para alguns alunos que conseguiram satisfatoriamente vivenciar experiências de fluxo.This report was prepared as part of the requirements for supervised teaching practice and the master degree in the teaching of computer science. The primary objective of the intervention was to promote students learning about different stages of the development of static web pages. A pedagogical challenge "Roteiros pela Cidadania" was developed and implemented for secondary/professional students in Alverca, Portugal. The challenge used development of static web pages in a context that incorporated mobile technologies in the classroom and a transversal citizenship education component--the principal theme of the website developed by students. The planning, observation, implementation and reflection on teaching practice was based on the paradigm of action research methodology and on Csikszentmihalyi's theory of flow. The integration of mobile technologies and citizenship education were framed by creating tasks promoting students involvement in the creation, geotagging and publication on Google Maps and Google Earth of Alverca’s touristic itinerary. Geotagging was performed during a city study visit, using smart phones and the Andando application. The itinerary was adapted for people with visual and motor special needs. Students identified barriers to mobility and published photographs and videos. Most students enjoyed the challenge. Data analysis suggest that both the learning objectives and the secondary action-research objectives (achieving flow experiences) were successfully achieved.Conboy, Joseph E.Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Sandrina Carvalho2013-09-04T09:01:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9077TID:201220326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:22.143912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
title Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
spellingShingle Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
Correia, Sandrina Carvalho
Desenvolvimento de páginas web
Educação para a cidadania - Portugal
Investigação-acção
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
title_full Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
title_fullStr Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
title_full_unstemmed Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
title_sort Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
author Correia, Sandrina Carvalho
author_facet Correia, Sandrina Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conboy, Joseph E.
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Sandrina Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de páginas web
Educação para a cidadania - Portugal
Investigação-acção
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Desenvolvimento de páginas web
Educação para a cidadania - Portugal
Investigação-acção
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04T09:01:24Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9077
TID:201220326
url http://hdl.handle.net/10451/9077
identifier_str_mv TID:201220326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227754647552