Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andreia Filipe Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6945
Resumo: O presente estudo tem como tema fulcral a comunicação das marcas pelos digital influencers e a sua atuação em plataformas digitais, tais como Blogs e Instagram. O crescimento exponencial que se observou nos social media originou o aparecimento de “novos” líderes de opinião, que desenvolvem um inesperado nível de proximidade junto da sua rede de contactos. As marcas procuram no marketing de influência o contributo destes influencers para se aproximarem dos seus públicos. Tendo como ponto de partida esta temática, desenvolveu-se um estudo exploratório, que teve por base uma análise de conteúdo de todos os posts, em Blog e Instagram, de 4 digital influencers. Inicialmente desenvolveram-se duas grelhas de análise, estruturadas em categorias e variáveis, que serviram de linhas orientadoras da leitura e posteriormente procedeu-se à análise quantitativa dos resultados. Todos os dados obtidos dizem respeito ao primeiro trimestre de 2018 e respeitam a 266 publicações em Blog e 440 posts em Instagram. Apesar de as marcas apostarem cada vez mais nesta estratégia, aparentemente inócua, começam a aparecer sinais de que o ciclo de consumo está a ser quebrado pela falta de confiança nos influecers. Consideramos que esta é uma área que vai continuar, não só em crescimento, mas também em constante transformação, uma vez que as marcas já começam a ter o impacto esperado no digital.
id RCAP_5862cbfe80f616494074616ef85f9154
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no InstagramMarcaInfluenciador DigitalEstratégia de ComunicaçãoMarketing de InfluênciaAnálise de ConteúdoBrandDigital InfluencerCommunication StrategyInfluencer MarketingContent AnalysisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente estudo tem como tema fulcral a comunicação das marcas pelos digital influencers e a sua atuação em plataformas digitais, tais como Blogs e Instagram. O crescimento exponencial que se observou nos social media originou o aparecimento de “novos” líderes de opinião, que desenvolvem um inesperado nível de proximidade junto da sua rede de contactos. As marcas procuram no marketing de influência o contributo destes influencers para se aproximarem dos seus públicos. Tendo como ponto de partida esta temática, desenvolveu-se um estudo exploratório, que teve por base uma análise de conteúdo de todos os posts, em Blog e Instagram, de 4 digital influencers. Inicialmente desenvolveram-se duas grelhas de análise, estruturadas em categorias e variáveis, que serviram de linhas orientadoras da leitura e posteriormente procedeu-se à análise quantitativa dos resultados. Todos os dados obtidos dizem respeito ao primeiro trimestre de 2018 e respeitam a 266 publicações em Blog e 440 posts em Instagram. Apesar de as marcas apostarem cada vez mais nesta estratégia, aparentemente inócua, começam a aparecer sinais de que o ciclo de consumo está a ser quebrado pela falta de confiança nos influecers. Consideramos que esta é uma área que vai continuar, não só em crescimento, mas também em constante transformação, uma vez que as marcas já começam a ter o impacto esperado no digital.This study aimed to analyse the role of digital influencers in brands’ communication strategies and their presence in social platforms such as Blogs and Instagram. The radical growth of social media originated the sudden appearance of “new” opinion leaders, who developed a never seen before level of proximity with their audience. Brands are now looking within influencer marketing the help of these influencers in order to get closer to their public. These topics served as the starting point to develop an exploratory research, based on a content analysis of every Blog and Instagram post, of a convinience sampling. Initially, we created two grids, subdivided into categories and variables which served as the search guidelines, after that we proceeded to the quantitative analysis of the results. The entire data corresponded to the first trimester of 2018 and is composed of 266 blog posts and 440 Instagram posts. Even though brands are adopting this apparently harmless strategy, there are some signs starting to show that the consumption chain is being broken by the lack of trust in these influencers. We believe this is a strategy that, not only will continue to grow, but also transform due to the enormous impact brands are receiving from social media.Galhardo, AndreiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPinto, Andreia Filipe Silva2018-10-02T17:46:00Z2018-10-02T00:00:00Z2018-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:50.682354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram
title Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram
spellingShingle Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram
Pinto, Andreia Filipe Silva
Marca
Influenciador Digital
Estratégia de Comunicação
Marketing de Influência
Análise de Conteúdo
Brand
Digital Influencer
Communication Strategy
Influencer Marketing
Content Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram
title_full Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram
title_fullStr Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram
title_full_unstemmed Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram
title_sort Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: atuação nos Blogs e no Instagram
author Pinto, Andreia Filipe Silva
author_facet Pinto, Andreia Filipe Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galhardo, Andreia
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Andreia Filipe Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Influenciador Digital
Estratégia de Comunicação
Marketing de Influência
Análise de Conteúdo
Brand
Digital Influencer
Communication Strategy
Influencer Marketing
Content Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Marca
Influenciador Digital
Estratégia de Comunicação
Marketing de Influência
Análise de Conteúdo
Brand
Digital Influencer
Communication Strategy
Influencer Marketing
Content Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente estudo tem como tema fulcral a comunicação das marcas pelos digital influencers e a sua atuação em plataformas digitais, tais como Blogs e Instagram. O crescimento exponencial que se observou nos social media originou o aparecimento de “novos” líderes de opinião, que desenvolvem um inesperado nível de proximidade junto da sua rede de contactos. As marcas procuram no marketing de influência o contributo destes influencers para se aproximarem dos seus públicos. Tendo como ponto de partida esta temática, desenvolveu-se um estudo exploratório, que teve por base uma análise de conteúdo de todos os posts, em Blog e Instagram, de 4 digital influencers. Inicialmente desenvolveram-se duas grelhas de análise, estruturadas em categorias e variáveis, que serviram de linhas orientadoras da leitura e posteriormente procedeu-se à análise quantitativa dos resultados. Todos os dados obtidos dizem respeito ao primeiro trimestre de 2018 e respeitam a 266 publicações em Blog e 440 posts em Instagram. Apesar de as marcas apostarem cada vez mais nesta estratégia, aparentemente inócua, começam a aparecer sinais de que o ciclo de consumo está a ser quebrado pela falta de confiança nos influecers. Consideramos que esta é uma área que vai continuar, não só em crescimento, mas também em constante transformação, uma vez que as marcas já começam a ter o impacto esperado no digital.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-02T17:46:00Z
2018-10-02T00:00:00Z
2018-10-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6945
url http://hdl.handle.net/10284/6945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130304882933760