Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Flávia Costa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48648
Resumo: Com o desenvolvimento tecnológico e avanço das conexões pela internet, observamos o marketing acompanhar esse movimento e migrar suas ferramentas para o meio online. Novos agentes foram acrescentados às estratégias de marketing, uma delas os influenciadores digitais. Logo, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a criação de conteúdo da influenciadora digital Amanda Lorena para marcas voltadas ao público feminino. Para isso, houve levantamento bibliográfico pelo tema marketing digital e marketing de influência e entrevista semiestruturada com a influenciadora, com intuito de entender as especificidades do fenômeno e a profissionalização do micro influenciador. Como resultado observamos que influenciadores criam seus conteúdos voltados à criação de relacionamento com seu público, espontaneamente específico, fator que proporciona maior credibilidade na hora de veicular uma publicidade por enxergarem a voz do influenciador como uma voz amiga e confiável
id UFRN_288f3ea3fac7cdec1864bad18813e8e4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48648
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Ana Flávia Costa deBurgos, Taciana de LimaCampos, Christiane CardosoLibardi, Guilherme Barbacovi2022-07-22T15:56:56Z2022-07-22T15:56:56Z2022-07-13SOUZA, Ana Flavia Costa de. Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram. 50f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48648Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInfluenciador digitalDigital influencerMarketing digitalDigital marketingMarketing de influênciaInfluencer marketingInstagramPráticas e processos de uma microinfluenciadora digital no InstagramPractices and processes of a digital micro-influencer on Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCom o desenvolvimento tecnológico e avanço das conexões pela internet, observamos o marketing acompanhar esse movimento e migrar suas ferramentas para o meio online. Novos agentes foram acrescentados às estratégias de marketing, uma delas os influenciadores digitais. Logo, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a criação de conteúdo da influenciadora digital Amanda Lorena para marcas voltadas ao público feminino. Para isso, houve levantamento bibliográfico pelo tema marketing digital e marketing de influência e entrevista semiestruturada com a influenciadora, com intuito de entender as especificidades do fenômeno e a profissionalização do micro influenciador. Como resultado observamos que influenciadores criam seus conteúdos voltados à criação de relacionamento com seu público, espontaneamente específico, fator que proporciona maior credibilidade na hora de veicular uma publicidade por enxergarem a voz do influenciador como uma voz amiga e confiávelporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticasProcessosMicroinfluenciadora_Souza_2022.pdfPraticasProcessosMicroinfluenciadora_Souza_2022.pdfapplication/pdf900237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48648/1/PraticasProcessosMicroinfluenciadora_Souza_2022.pdf4be2184d79907370c025ee056dae1db5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48648/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48648/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/486482023-01-12 16:51:00.107oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Practices and processes of a digital micro-influencer on Instagram
title Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram
spellingShingle Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram
Souza, Ana Flávia Costa de
Influenciador digital
Digital influencer
Marketing digital
Digital marketing
Marketing de influência
Influencer marketing
Instagram
title_short Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram
title_full Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram
title_fullStr Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram
title_full_unstemmed Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram
title_sort Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram
author Souza, Ana Flávia Costa de
author_facet Souza, Ana Flávia Costa de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Burgos, Taciana de Lima
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Campos, Christiane Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Flávia Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Libardi, Guilherme Barbacovi
contributor_str_mv Libardi, Guilherme Barbacovi
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciador digital
Digital influencer
Marketing digital
Digital marketing
Marketing de influência
Influencer marketing
Instagram
topic Influenciador digital
Digital influencer
Marketing digital
Digital marketing
Marketing de influência
Influencer marketing
Instagram
description Com o desenvolvimento tecnológico e avanço das conexões pela internet, observamos o marketing acompanhar esse movimento e migrar suas ferramentas para o meio online. Novos agentes foram acrescentados às estratégias de marketing, uma delas os influenciadores digitais. Logo, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a criação de conteúdo da influenciadora digital Amanda Lorena para marcas voltadas ao público feminino. Para isso, houve levantamento bibliográfico pelo tema marketing digital e marketing de influência e entrevista semiestruturada com a influenciadora, com intuito de entender as especificidades do fenômeno e a profissionalização do micro influenciador. Como resultado observamos que influenciadores criam seus conteúdos voltados à criação de relacionamento com seu público, espontaneamente específico, fator que proporciona maior credibilidade na hora de veicular uma publicidade por enxergarem a voz do influenciador como uma voz amiga e confiável
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T15:56:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-22T15:56:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Ana Flavia Costa de. Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram. 50f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48648
identifier_str_mv SOUZA, Ana Flavia Costa de. Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram. 50f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48648/1/PraticasProcessosMicroinfluenciadora_Souza_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48648/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48648/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4be2184d79907370c025ee056dae1db5
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832893615144960