Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62127 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_5865641cafb389ffecbbdb0c7be05289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágioAssociation between physical activity and academic achievment in students of a public secondary schoolAtividade físicaDesempenho escolarEducação físicaMatemáticaPortuguêsAcademic achievementMathematicsPhysical activityPhysical educationPortugueseCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO relatório de estágio pretende retratar o processo de ensino-aprendizagem e o seu consequente planeamento, realização e avaliação relativo à minha participação como professor de Educação Física (EF) no ano letivo 2017/2018. A estruturação do realatório engloba para além do enquadramento pessoal, o enquadramento do meio onde todo o processo decorreu, onde posteriormente é abordado todo o planeamento e organização da prática pedagógica inerente à carreira de docente e a participação nas atividades desenvolvidas pela comunidade escolar. Por fim é apresentado o trabalho de investigação, que se realizou em 76 alunos ( 55 rapazes e 22 raparigas) do secundário de uma escola pública em Guimarães (28 alunos do 10º ano, 18 do 11º e 30 do 12º ano), tendo como objetivo principal caracterizar a amostra, segundo o nível de Atividade Física (AF) obtido através do questionário IPAQ-S, para classificar os alunos em ativos ou não ativos utilizando as recomendações da Organização Mundial de Sáude e verificar a associação entre a classificação do nível de AF, com o desempenho escolar, observado através da nota classificativa final do ano letivo, analisando posteriormente as disciplinas nucleares de Português, Matemática e Educação Física (EF). Foram encontradas diferenças significativas relativamente à nota de EF (p=0,0), género (p=0,023 ) e ano de escolaridade (p=0,016) comparativamente com a classificação do nível de AF. Correlacionando todas as variáveis em estudo, foram econtradas correlações positivas da nota de EF com as atividades moderadas a vigorosa, onde os alunos ativos possuem melhor classificação a EF. O género obteve uma correlação negativa muito forte, onde as raparigas apresentaram uma nota menor de EF comparativamente aos rapazes. Foi constatada uma correlação positiva entre as disciplinas observadas e a média escolar mas com correlações diferentes, o que vai de encontro ao defendido por vários autores, reforçando a maior influência da Matemática e de Português na média escolar obtida.The internship report intends to portray the teaching-learning process and its subsequent planning, realization and evaluation regarding my participation as a Physical Education (PE) teacher in the 2017/2018 school year. The report’s structuring encompasses apart from the personal framing, the context in which the whole process took part, where it is later addressed the entire planning and organization of the pedagogic practice inherent to the teaching career and the participation in activities developed by the school community. Lastly it is presented the research work, which was carried out in 76 high school students (55 boys and 22 girls) from a public school in the Guimarães area (28 tenth graders, 18 eleventh graders and 30 twelfth graders). The main goal was to characterize the sample, according the Physical Activity (PA) measured through the IPAQ-S, to classify the students as active or inactive using the World Health Organization’s recommendations and verify the connection between the PA and academic achievement observed through the school year final grades; analyzing afterwards the core curriculum – Portuguese, Mathematics and Physical Education (PE). Significant differences were found relatively to the PE grades (p=0,0), gender (p=0,023) and year of school (p=0,016) in comparison with the PA classification. Correlating all the variables under study, there were found positive correlations of the PE grades with moderated to vigorous activities, whereas the active students have highest grades at PE. Gender obtained a very strong negative correlation, in which girls show a lower PE grade in comparison with boys. It was verified the positive correlation between the observed disciplines and the academic’s mean value but with different correlations, which meets what is advocated by many authors, reinforcing the greater influence of Mathematics and Portuguese in the obtained academic mean value.Pereira, BeatrizUniversidade do MinhoCastro, Hélder Luís Alves de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62127por202294579info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:56.635324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio Association between physical activity and academic achievment in students of a public secondary school |
title |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio |
spellingShingle |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio Castro, Hélder Luís Alves de Atividade física Desempenho escolar Educação física Matemática Português Academic achievement Mathematics Physical activity Physical education Portuguese Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio |
title_full |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio |
title_fullStr |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio |
title_sort |
Associação da atividade física e o desempenho escolar em alunos de uma escola secundária pública: relatório de estágio |
author |
Castro, Hélder Luís Alves de |
author_facet |
Castro, Hélder Luís Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Beatriz Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Hélder Luís Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade física Desempenho escolar Educação física Matemática Português Academic achievement Mathematics Physical activity Physical education Portuguese Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Atividade física Desempenho escolar Educação física Matemática Português Academic achievement Mathematics Physical activity Physical education Portuguese Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62127 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202294579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132345830211584 |