O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila de Souza da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216541
Resumo: A atividade física pode ter impacto positivo sobre o desempenho acadêmico das crianças. A prática da atividade física leva ao esforço físico que produz uma série de efeitos neurobiológicos e psicológicos. A questão norteadora aqui é se a atividade física beneficia de alguma forma o desempenho acadêmico das crianças. O presente estudo tem como objetivo sintetizar as evidências científicas sobre os efeitos da atividade física e o desempenho acadêmico em crianças. O presente trabalho se dedicou a examinar estudos que utilizaram a técnica de revisão sistemática e/ou meta-análise para compreender a relação entre atividade física e desempenho acadêmico de estudos publicados de 2016 a 2021. A base de dados Web of Science pertencente a Clarivate Analytics, uma das maiores bases de dados do mundo, com revistas científicas indexadas, serviu para o trabalho de busca. Dos artigos selecionados observou-se que a maioria dos resultados trouxe resposta pouco significativa para desempenho acadêmico onde se acredita ser necessário maior aprofundamento no tipo específico de atividade, tempo e intensidade ideal para que se alcance resultados mais expressivos no desempenho acadêmico
id UNSP_d873385ee90f2d61b86d9a0f474388f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216541
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisãoThe effect of physical activity on school performance: a review studyAtividade físicaDesempenho escolarAptidão físicaCriançaPhysical activityAcademic achievementPhysical fitnessChildrenA atividade física pode ter impacto positivo sobre o desempenho acadêmico das crianças. A prática da atividade física leva ao esforço físico que produz uma série de efeitos neurobiológicos e psicológicos. A questão norteadora aqui é se a atividade física beneficia de alguma forma o desempenho acadêmico das crianças. O presente estudo tem como objetivo sintetizar as evidências científicas sobre os efeitos da atividade física e o desempenho acadêmico em crianças. O presente trabalho se dedicou a examinar estudos que utilizaram a técnica de revisão sistemática e/ou meta-análise para compreender a relação entre atividade física e desempenho acadêmico de estudos publicados de 2016 a 2021. A base de dados Web of Science pertencente a Clarivate Analytics, uma das maiores bases de dados do mundo, com revistas científicas indexadas, serviu para o trabalho de busca. Dos artigos selecionados observou-se que a maioria dos resultados trouxe resposta pouco significativa para desempenho acadêmico onde se acredita ser necessário maior aprofundamento no tipo específico de atividade, tempo e intensidade ideal para que se alcance resultados mais expressivos no desempenho acadêmicoPhysical activity can have a positive impact on children's academic performance. The practice of physical activity leads to physical effort that produces a series of neurobiological and psychological effects. The guiding question here is whether physical activity in any way benefits children's academic performance. This study aims to synthesize scientific evidence on the effects of physical activity and academic performance in children. The present work was dedicated to examining studies that used the technique of systematic review and/or meta-analysis to understand the relationship between physical activity and academic performance in studies published from 2016 to 2021. The Web of Science database belonging to Clarivate Analytics , one of the largest databases in the world, with indexed scientific journals, served for the search work. Of the selected articles, it was observed that most results brought little significant response to academic performance, where it is believed that greater depth is needed in the specific type of activity, time and ideal intensity to achieve more expressive results in academic performanceNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Camila de Souza da2022-02-11T14:26:42Z2022-02-11T14:26:42Z2022-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:06:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216541Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:07.431415Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
The effect of physical activity on school performance: a review study
title O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
spellingShingle O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
Silva, Camila de Souza da
Atividade física
Desempenho escolar
Aptidão física
Criança
Physical activity
Academic achievement
Physical fitness
Children
title_short O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
title_full O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
title_fullStr O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
title_full_unstemmed O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
title_sort O efeito da atividade física sobre o desempenho escolar: um estudo de revisão
author Silva, Camila de Souza da
author_facet Silva, Camila de Souza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila de Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Desempenho escolar
Aptidão física
Criança
Physical activity
Academic achievement
Physical fitness
Children
topic Atividade física
Desempenho escolar
Aptidão física
Criança
Physical activity
Academic achievement
Physical fitness
Children
description A atividade física pode ter impacto positivo sobre o desempenho acadêmico das crianças. A prática da atividade física leva ao esforço físico que produz uma série de efeitos neurobiológicos e psicológicos. A questão norteadora aqui é se a atividade física beneficia de alguma forma o desempenho acadêmico das crianças. O presente estudo tem como objetivo sintetizar as evidências científicas sobre os efeitos da atividade física e o desempenho acadêmico em crianças. O presente trabalho se dedicou a examinar estudos que utilizaram a técnica de revisão sistemática e/ou meta-análise para compreender a relação entre atividade física e desempenho acadêmico de estudos publicados de 2016 a 2021. A base de dados Web of Science pertencente a Clarivate Analytics, uma das maiores bases de dados do mundo, com revistas científicas indexadas, serviu para o trabalho de busca. Dos artigos selecionados observou-se que a maioria dos resultados trouxe resposta pouco significativa para desempenho acadêmico onde se acredita ser necessário maior aprofundamento no tipo específico de atividade, tempo e intensidade ideal para que se alcance resultados mais expressivos no desempenho acadêmico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-11T14:26:42Z
2022-02-11T14:26:42Z
2022-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216541
url http://hdl.handle.net/11449/216541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128219337981952