As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37925 |
Resumo: | É sabido que a sinistralidade rodoviária constitui-se como um grave problema que as sociedades atuais atravessam a nível mundial. De facto, o mesmo é considerado como uma questão de saúde pública tendo em conta a complexidade e importância que a segurança rodoviária tem para as populações. Deste modo, esta investigação teve como objetivo identificar as principais causas da sinistralidade rodoviária, nomeadamente nos veículos ligeiros de passageiros, e apresentar um conjunto de medidas de prevenção que podem ser implementadas, por forma a mitigar os acidentes de viação a nível nacional. Como tal, o Comando Territorial do Porto surge como estudo de caso. Por forma a atingir os objetivos previamente definidos, a metodologia empregue seguiu o método indutivo, utilizando o processo mental pelo qual partimos do particular para o geral. Por conseguinte, a presente investigação foi sustentada através de uma abordagem concetual, tal como uma pesquisa bibliográfica, nomeadamente através de obras, artigos, relatórios e legislação. A investigação empírica apoiou-se em dados referentes ao Comando Territorial do Porto relativamente à sinistralidade rodoviária bem como na realização de inquéritos por entrevista. Constatou-se que a sinistralidade rodoviária tem apresentado números preocupantes nos últimos cinco anos, embora representando uma grande diminuição comparativamente com décadas anteriores. Deste modo, foi possível apurar que as principais causas da sinistralidade rodoviária traduzem-se na distração e erros de perceção, nos erros de ação, na velocidade excessiva, na condução sob efeito de álcool e/ou estupefacientes bem como no estado psicológico do condutor e na possível inexperiência do mesmo. Por forma a mitigar a sinistralidade rodoviária, são várias as medidas de prevenção a poderem ser implementadas, que passam por um maior acompanhamento dos jovens durante a escolaridade, reformulação do ensino nas escolas de condução, reestruturação do dispositivo da Guarda, aumento das campanhas de sensibilização e maior divulgação de operações de trânsito através da comunicação social. |
id |
RCAP_5873b4ebd7953d7c748bd43a261878eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37925 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de CasoComando Territorial do PortoSinistralidade rodoviáriaMedidas de prevenção;Segurança rodoviáriaGuarda Nacional RepublicanaDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaÉ sabido que a sinistralidade rodoviária constitui-se como um grave problema que as sociedades atuais atravessam a nível mundial. De facto, o mesmo é considerado como uma questão de saúde pública tendo em conta a complexidade e importância que a segurança rodoviária tem para as populações. Deste modo, esta investigação teve como objetivo identificar as principais causas da sinistralidade rodoviária, nomeadamente nos veículos ligeiros de passageiros, e apresentar um conjunto de medidas de prevenção que podem ser implementadas, por forma a mitigar os acidentes de viação a nível nacional. Como tal, o Comando Territorial do Porto surge como estudo de caso. Por forma a atingir os objetivos previamente definidos, a metodologia empregue seguiu o método indutivo, utilizando o processo mental pelo qual partimos do particular para o geral. Por conseguinte, a presente investigação foi sustentada através de uma abordagem concetual, tal como uma pesquisa bibliográfica, nomeadamente através de obras, artigos, relatórios e legislação. A investigação empírica apoiou-se em dados referentes ao Comando Territorial do Porto relativamente à sinistralidade rodoviária bem como na realização de inquéritos por entrevista. Constatou-se que a sinistralidade rodoviária tem apresentado números preocupantes nos últimos cinco anos, embora representando uma grande diminuição comparativamente com décadas anteriores. Deste modo, foi possível apurar que as principais causas da sinistralidade rodoviária traduzem-se na distração e erros de perceção, nos erros de ação, na velocidade excessiva, na condução sob efeito de álcool e/ou estupefacientes bem como no estado psicológico do condutor e na possível inexperiência do mesmo. Por forma a mitigar a sinistralidade rodoviária, são várias as medidas de prevenção a poderem ser implementadas, que passam por um maior acompanhamento dos jovens durante a escolaridade, reformulação do ensino nas escolas de condução, reestruturação do dispositivo da Guarda, aumento das campanhas de sensibilização e maior divulgação de operações de trânsito através da comunicação social.Rosado, David Miguel PascoalLopes, Nuno Filipe da SilvaRepositório ComumAlmeida, Jeremy Jason Faria de2021-11-08T15:54:53Z2021-09-302021-11-082021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37925TID:202774538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T09:10:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:55:08.021207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso Comando Territorial do Porto |
title |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso |
spellingShingle |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso Almeida, Jeremy Jason Faria de Sinistralidade rodoviária Medidas de prevenção; Segurança rodoviária Guarda Nacional Republicana Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
title_short |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso |
title_full |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso |
title_fullStr |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso |
title_full_unstemmed |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso |
title_sort |
As causas da sinistralidade rodoviária grave nos veículos ligeiros de passageiros e possíveis medidas de prevenção. Estudo de Caso |
author |
Almeida, Jeremy Jason Faria de |
author_facet |
Almeida, Jeremy Jason Faria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosado, David Miguel Pascoal Lopes, Nuno Filipe da Silva Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Jeremy Jason Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sinistralidade rodoviária Medidas de prevenção; Segurança rodoviária Guarda Nacional Republicana Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
topic |
Sinistralidade rodoviária Medidas de prevenção; Segurança rodoviária Guarda Nacional Republicana Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
description |
É sabido que a sinistralidade rodoviária constitui-se como um grave problema que as sociedades atuais atravessam a nível mundial. De facto, o mesmo é considerado como uma questão de saúde pública tendo em conta a complexidade e importância que a segurança rodoviária tem para as populações. Deste modo, esta investigação teve como objetivo identificar as principais causas da sinistralidade rodoviária, nomeadamente nos veículos ligeiros de passageiros, e apresentar um conjunto de medidas de prevenção que podem ser implementadas, por forma a mitigar os acidentes de viação a nível nacional. Como tal, o Comando Territorial do Porto surge como estudo de caso. Por forma a atingir os objetivos previamente definidos, a metodologia empregue seguiu o método indutivo, utilizando o processo mental pelo qual partimos do particular para o geral. Por conseguinte, a presente investigação foi sustentada através de uma abordagem concetual, tal como uma pesquisa bibliográfica, nomeadamente através de obras, artigos, relatórios e legislação. A investigação empírica apoiou-se em dados referentes ao Comando Territorial do Porto relativamente à sinistralidade rodoviária bem como na realização de inquéritos por entrevista. Constatou-se que a sinistralidade rodoviária tem apresentado números preocupantes nos últimos cinco anos, embora representando uma grande diminuição comparativamente com décadas anteriores. Deste modo, foi possível apurar que as principais causas da sinistralidade rodoviária traduzem-se na distração e erros de perceção, nos erros de ação, na velocidade excessiva, na condução sob efeito de álcool e/ou estupefacientes bem como no estado psicológico do condutor e na possível inexperiência do mesmo. Por forma a mitigar a sinistralidade rodoviária, são várias as medidas de prevenção a poderem ser implementadas, que passam por um maior acompanhamento dos jovens durante a escolaridade, reformulação do ensino nas escolas de condução, reestruturação do dispositivo da Guarda, aumento das campanhas de sensibilização e maior divulgação de operações de trânsito através da comunicação social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08T15:54:53Z 2021-09-30 2021-11-08 2021-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37925 TID:202774538 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37925 |
identifier_str_mv |
TID:202774538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130418487754752 |