"Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rosalina Simão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2996
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_58ca41b961624978f8887c5d67d1e878
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades onlineEnsino a distânciaEnsino superiorCursosE-atividadesElearningPlataformas digitaisPedagogiaOnline teachingElearning pedagogyLearning designE-ativitiesDesign-based researchDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaPretende-se com esta dissertação analisar um Agregador construído ao longo de dois semestres do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) da Universidade Aberta portuguesa, tendo como objetivo principal perceber como se processa o design das atividades de aprendizagem num curso de 2º ciclo online - o seu learning design. O “Agregador” é um repositório dos produtos finais de cada atividade desenvolvida, mas também uma memória descritiva do processo de ensino e aprendizagem online de todo o curso, dado que são apresentados os objetivos de cada unidade curricular e descritas as atividades, apresentando, por isso, a perspetiva do professor e a perspetiva do estudante. O estudo encontra-se desenvolvido com base numa abordagem metodológica sustentada num paradigma de investigação, actualmente considerado, como um paradigma emergente, a chamada Design-Based Research (DBR), cruzada com a entrevista enquanto método de investigação qualitativo utilizado em conjunto com outras técnicas de análise, dado que se efetua a análise de conteúdo do Agregador MPEL construído ao longo do curso, sendo as entrevistas realizadas a professores envolvidos no ensino a distância online. As conclusões do estudo permitem identificar, como estruturantes do learning design deste curso de Pedagogia em Elearning, os seguintes aspetos: predomínio de e-atividades desenvolvidas por etapas e assíncronas, que envolvem a discussão em fóruns, leitura de textos e construção de artefactos, com clara tendência de propostas de atividades de caráter colaborativo só por si, ou constituindo uma das fases das atividades propostas. Espera-se com este estudo contribuir para a recolha de informações úteis para o desenho de cursos neste contexto, já que o Agregador é, simultaneamente, uma espécie de “radiografia” do curso, uma vez que reúne um conjunto de informação que permite definir o learning design característico do curso e as tendências dominantes daquilo que podemos considerar como os estilos de ensino online dos professores ou estilos de learning design e as suas práticas pedagógicas nas unidades curriculares quando estabelecem as suas propostas.The aim of this dissertation is to analyze an Aggregator built during the two semesters of one edition of the master course in Elearning Pedagogy (MPeL) from portuguese Open University, aiming to understand how learning takes place on a 2nd cycle online course. The Aggregator is a repository of the final products of each activity performed, but also descriptive memory of the process of teaching and learning online throughout the course, because it is presented the goal of each course and the activities descripton , therefore, the perspective of the teacher and the student perspective. The study is developed based on a methodological approach supported by a research paradigm, wich is currently considered as an emerging paradigm: Design-based Research (DBR), crossed with the interview as qualitative research method used in conjunction with other techniques , since it makes the analysis of MPEL´s Aggregator built along the course,and online distance education teachers interviews The study findings allows identify as structuring the learning design of the Elearning Pedagogy course of the portuguese Open University, the following aspects: predominance of activities, developed in stages and asynchronous mode, involving discussion boards, reading texts and constructing artefacts, with a clear tendency of proposal of collaborative nature activities, independents or included on one of the phases of proposed activities. This study could contribute to the collection of useful information for the design of courses in this context, since the aggregator is both a kind of "radiography" of course, since it brings together a set of information that defines the learning and course design characteristic of the dominant trends of styles of online teaching and their learning design styles on teaching of courses when they establish their proposals.Morgado, LinaRepositório AbertoNunes, Rosalina Simão2014-03-10T10:48:37Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2996TID:201140209porNunes, Rosalina Simão - "Radiografia" de um curso online [Em linha] : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online. Lisboa : [s.n.], 2013. 182 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:38Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:23.218734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
title "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
spellingShingle "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
Nunes, Rosalina Simão
Ensino a distância
Ensino superior
Cursos
E-atividades
Elearning
Plataformas digitais
Pedagogia
Online teaching
Elearning pedagogy
Learning design
E-ativities
Design-based research
title_short "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
title_full "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
title_fullStr "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
title_full_unstemmed "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
title_sort "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
author Nunes, Rosalina Simão
author_facet Nunes, Rosalina Simão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Lina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Rosalina Simão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino superior
Cursos
E-atividades
Elearning
Plataformas digitais
Pedagogia
Online teaching
Elearning pedagogy
Learning design
E-ativities
Design-based research
topic Ensino a distância
Ensino superior
Cursos
E-atividades
Elearning
Plataformas digitais
Pedagogia
Online teaching
Elearning pedagogy
Learning design
E-ativities
Design-based research
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-03-10T10:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2996
TID:201140209
url http://hdl.handle.net/10400.2/2996
identifier_str_mv TID:201140209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, Rosalina Simão - "Radiografia" de um curso online [Em linha] : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online. Lisboa : [s.n.], 2013. 182 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135014377488384