Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3453
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_a14e5bfe903966afe686d062b0a0aad4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante onlineEnsino onlineAlunos de ensino a distânciaEmoçõesElearningIntegração escolarComunidades virtuaisOnline studentOnline emotionsEarly online daysUniversity transitionElearning pedagogyDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaO presente estudo integra-se num contexto de aprendizagem online, tendo como foco estudantes do 1.º e 2.º ciclos (licenciaturas e mestrados) da única instituição de ensino superior a distância portuguesa que oferece cursos exclusivamente em regime de eLearning - a Universidade Aberta que privilegia, no seu modelo pedagógico, o princípio da inclusão digital a par dos primados da flexibilidade e da interação. O estudante online possui um perfil diferenciado do estudante do ensino presencial por ter responsabilidades familiares e profissionais. É um adulto que retoma a sua atividade como estudante, na maior parte dos casos, após vários anos de interregno. Ser estudante online implica muito mais do que o simples acesso a um computador e a internet. Implica, antes de mais, uma predisposição para aprender, comunicar e expressar-se de forma diferente daquela que acontece nos contextos face-a-face. Implica utilizar e manipular tecnologias num contexto em que os papéis dos estudantes e os dos professores são especialmente diferenciados dos assumidos no ensino presencial. Pretende-se com o presente estudo conhecer as vivências dos primeiros dias online após a chegada destes estudantes à sala de aula virtual, as suas principais dificuldades e motivações e ainda compreender como estes estudantes vivem e interpretam as suas experiências como estudantes online. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, revestindo a forma de estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados procedemos a entrevistas online e à análise de um fórum online de carácter social (o Café Virtual). Não obstante as limitações do estudo, os resultados apontam para: 1) a existência de alguma literacia digital prévia à entrada nos cursos online, mas emergem algumas dificuldades de adaptação ao modelo de eLearning; 2) emoções fortes vividas nos primeiros dias online; 3) dificuldades na procura de uma gestão equilibrada do tempo.This study focuses in an online learning context taking as focus graduate and master students of the only Portuguese online university offering courses exclusively online. Universidade Aberta privileges in its pedagogical model the principle of digital inclusion alongside flexibility and interaction primacies. Online student has a different profile comparing to the face-to-face student. He has familiar and professional responsibilities. He’s an adult returning his activity as student, in most of cases, after several years of interregnum. Being an online student involves much more than the simple access to a computer and the internet. Implies, first of all, a predisposition to learn, communicate and express himself differently from what happens in face-to-face contexts. Implies using and manipulating technologies in a context in which the roles of students and teachers are specially differentiated of those that happens in face-to-face classroom. The aim of this study is to know the students’ experience in early online days, after their arrival to the virtual classroom, their main motivations and difficulties and also to understand how these students live and interpret their experiences as online students. The methodology used is qualitative and exploratory, taking the form of a case study. As data collection instruments we proceeded to online interviews and analysis of an online social forum (the Virtual Café). Despite the study limitations, the results point to 1) some previous digital literacy before the entrance in an online course but with difficulties in adapting to the eLearning model; 2) strong emotions experienced in the early online days; 3) difficulties in finding a balanced time management.Morgado, LinaRepositório AbertoNeves, Ana Maria2014-10-17T10:24:51Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3453TID:201679671porNeves, Ana Maria - Ser estudante online [Em linha] : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online. Lisboa : [s.n.], [2014]. 188 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:44.482709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
title Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
spellingShingle Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
Neves, Ana Maria
Ensino online
Alunos de ensino a distância
Emoções
Elearning
Integração escolar
Comunidades virtuais
Online student
Online emotions
Early online days
University transition
Elearning pedagogy
title_short Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
title_full Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
title_fullStr Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
title_full_unstemmed Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
title_sort Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
author Neves, Ana Maria
author_facet Neves, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Lina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino online
Alunos de ensino a distância
Emoções
Elearning
Integração escolar
Comunidades virtuais
Online student
Online emotions
Early online days
University transition
Elearning pedagogy
topic Ensino online
Alunos de ensino a distância
Emoções
Elearning
Integração escolar
Comunidades virtuais
Online student
Online emotions
Early online days
University transition
Elearning pedagogy
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-17T10:24:51Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3453
TID:201679671
url http://hdl.handle.net/10400.2/3453
identifier_str_mv TID:201679671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Neves, Ana Maria - Ser estudante online [Em linha] : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online. Lisboa : [s.n.], [2014]. 188 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135018316988416