Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alexandra Maria Almeida Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19597
Resumo: A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Estamos cientes de que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As dificuldades destes alunos diminuirão com uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação. Tendo como objetivo geral identificar as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de educação especial e a dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As conclusões retiradas deste estudo, em linhas gerais, apontam os pais de alunos com esta perturbação como elementos cada vez mais ativos/participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.
id RCAP_d1f42e094c2cdc7d4eb4e5e3a0cc6b33
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboraçãoPerturbação da Aprendizagem Específica com défice na leituraPais/encarregados de educaçãoProfessores de educação especialIntervençãoColaboraçãoSucesso escolarSpecific Learning Disorder with impairment in readingParents/guardiansSpecial Education teachersInterventionCooperationStudents’ successA Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Estamos cientes de que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As dificuldades destes alunos diminuirão com uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação. Tendo como objetivo geral identificar as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de educação especial e a dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As conclusões retiradas deste estudo, em linhas gerais, apontam os pais de alunos com esta perturbação como elementos cada vez mais ativos/participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.The Specific Learning disorder with impairment in Reading is characterized by a reading pattern in which we can see, essentially from the first stages of learning, a great difficulty in identifying written words. Being the reading and written skills crucial for learning and for the school success, it is imperative that the diagnosis is done on due time so that the proper educational strategies can be provided. Applied in a systematic and permanent way, they will enable learning and the development of reading and writing skills in students with this disorder. We are aware that parents and Special Education teachers should act as a team and start a planned co-work which will allow the development of strategies that will help the development of autonomy and the sense of responsibility of students with Specific Learning disorder with impairment in Reading. The difficulties of these students will diminish with a regular intervention, with suitable educational measures and the cooperation of parents/guardians. Having as main goal to identify adopted strategies and those yet to adopt by parents/ guardians of primary and lower secondary education students with Specific Learning disorder with impairment in Reading, in order to continue the teachers’ work and enhance school success, a quality study has been carried out using as an instrument of data collection the semi-structured interview given to ten Special Education teachers and to ten parents of primary and lower secondary education students with Specific Learning disorder with impairment in Reading. The conclusions withdrawn from this study, in general terms, point out to parents of students with this disability as elements increasingly active/participant in the intervention process, once that at home the reinforcement activities that the student learns at school are seen as an important complement to minimize difficulties and to promote school success him, reflected in an interactional and feedback environment.Ribeiro, Célia dos PrazeresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Alexandra Maria Almeida Rodrigues2016-04-08T10:28:15Z2016-01-2920152016-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19597TID:201703726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:24.730304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração
title Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração
spellingShingle Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração
Gonçalves, Alexandra Maria Almeida Rodrigues
Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Intervenção
Colaboração
Sucesso escolar
Specific Learning Disorder with impairment in reading
Parents/guardians
Special Education teachers
Intervention
Cooperation
Students’ success
title_short Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração
title_full Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração
title_fullStr Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração
title_full_unstemmed Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração
title_sort Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração
author Gonçalves, Alexandra Maria Almeida Rodrigues
author_facet Gonçalves, Alexandra Maria Almeida Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Célia dos Prazeres
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alexandra Maria Almeida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Intervenção
Colaboração
Sucesso escolar
Specific Learning Disorder with impairment in reading
Parents/guardians
Special Education teachers
Intervention
Cooperation
Students’ success
topic Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Intervenção
Colaboração
Sucesso escolar
Specific Learning Disorder with impairment in reading
Parents/guardians
Special Education teachers
Intervention
Cooperation
Students’ success
description A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Estamos cientes de que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As dificuldades destes alunos diminuirão com uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação. Tendo como objetivo geral identificar as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de educação especial e a dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As conclusões retiradas deste estudo, em linhas gerais, apontam os pais de alunos com esta perturbação como elementos cada vez mais ativos/participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-08T10:28:15Z
2016-01-29
2016-01-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/19597
TID:201703726
url http://hdl.handle.net/10400.14/19597
identifier_str_mv TID:201703726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131847038337024