Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Iolanda da Silva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Gomes, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22650
Resumo: O sucesso escolar é um fenómeno complexo e multideterminado. Os conhecimentos prévios assumem papel relevante na sua explicação. Outras variáveis de índole pedagógica social e psicológica são igualmente apontadas como importantes. Neste estudo pretende-se analisar o impacto das competências prévias de literacia e numeracia no rendimento escolar, e como este rendimento se altera ou não ao longo de um ciclo escolar. Foi aplicado a 221 alunos do 5º ano de escolaridade um conjunto de provas que avaliam os conhecimentos prévios no domínio da leitura (descodificação e compreensão), da escrita (ortografia, fluência, flexibilidade, originalidade, e elaboração) e da matemática (cálculo numérico e resolução de problemas). No estudo das trajectórias de aprendizagem recorreu-se a um design longitudinal tomando as classificações dos alunos na disciplina de português nos três períodos lectivos do 5º ano e nos dois primeiros períodos do 6º ano, apreciando deste modo a transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico. Os resultados através da análise de regressão múltipla, método enter, indicam que os modelos testados são estatisticamente significativos para as disciplinas de português e matemática, salientando as variáveis velocidade, compreensão leitora e elaboração no caso do português, e resolução de problemas, compreensão leitora e cálculo numérico na disciplina de matemática. Finalmente, os resultados obtidos indicam uma forte estabilidade no tempo, das classificações escolares, salientando o papel das competências prévias no rendimento escolar subsequente.
id RCAP_58f563ef637dfd6006e31b469f142883
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básicoAprendizagemNumeraciaSucesso escolarLiteraciaLearningNumeracySchool successLiteracyPrevious knowledge, school success and learning path : from elementary to moddle schoolO sucesso escolar é um fenómeno complexo e multideterminado. Os conhecimentos prévios assumem papel relevante na sua explicação. Outras variáveis de índole pedagógica social e psicológica são igualmente apontadas como importantes. Neste estudo pretende-se analisar o impacto das competências prévias de literacia e numeracia no rendimento escolar, e como este rendimento se altera ou não ao longo de um ciclo escolar. Foi aplicado a 221 alunos do 5º ano de escolaridade um conjunto de provas que avaliam os conhecimentos prévios no domínio da leitura (descodificação e compreensão), da escrita (ortografia, fluência, flexibilidade, originalidade, e elaboração) e da matemática (cálculo numérico e resolução de problemas). No estudo das trajectórias de aprendizagem recorreu-se a um design longitudinal tomando as classificações dos alunos na disciplina de português nos três períodos lectivos do 5º ano e nos dois primeiros períodos do 6º ano, apreciando deste modo a transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico. Os resultados através da análise de regressão múltipla, método enter, indicam que os modelos testados são estatisticamente significativos para as disciplinas de português e matemática, salientando as variáveis velocidade, compreensão leitora e elaboração no caso do português, e resolução de problemas, compreensão leitora e cálculo numérico na disciplina de matemática. Finalmente, os resultados obtidos indicam uma forte estabilidade no tempo, das classificações escolares, salientando o papel das competências prévias no rendimento escolar subsequente.School success is a complex and multidimensional phenomenon. Previous knowledge has an important role on its prediction. Other pedagogical, social and psychological variables are regarding as important too. This study aims to assess the impact of previous knowledge of literacy and numeracy in school achievement and how this achievement changes during a school cycle. Two hundred and twenty one fifth grade students were assessed through a group of tests that assess previous knowledge in reading (decoding and comprehension), writing (spelling, fluency, flexibility, originality and elaboration) and mathematics (numerical calculus and problem solving). In order to study the learning paths, we used a longitudinal design considering students' grades in Portuguese during the three terms of the fifth grade and two of the sixth grade, therefore assessing the transition from elementary to middle school. Multiple regression analysis, enter method, suggests that the model tested is significant both for Portuguese and Mathematics, highlighting the following variables: speed, reading comprehension and elaboration (in the case of Portuguese); problem solving, reading comprehension and numerical calculus (in the case of Mathematics). Finally, results also show a strong stability through time in the school grades, stressing the importance of previous knowledge in school achievement.Universidade do MinhoRibeiro, Iolanda da SilvaAlmeida, Leandro S.Gomes, Carlos Alberto2006-122006-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22650por2175-3431http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712006000200002&script=sci_arttextinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:23.006578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
title Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
Ribeiro, Iolanda da Silva
Aprendizagem
Numeracia
Sucesso escolar
Literacia
Learning
Numeracy
School success
Literacy
Previous knowledge, school success and learning path : from elementary to moddle school
title_short Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
title_full Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
author Ribeiro, Iolanda da Silva
author_facet Ribeiro, Iolanda da Silva
Almeida, Leandro S.
Gomes, Carlos Alberto
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Gomes, Carlos Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda da Silva
Almeida, Leandro S.
Gomes, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Numeracia
Sucesso escolar
Literacia
Learning
Numeracy
School success
Literacy
Previous knowledge, school success and learning path : from elementary to moddle school
topic Aprendizagem
Numeracia
Sucesso escolar
Literacia
Learning
Numeracy
School success
Literacy
Previous knowledge, school success and learning path : from elementary to moddle school
description O sucesso escolar é um fenómeno complexo e multideterminado. Os conhecimentos prévios assumem papel relevante na sua explicação. Outras variáveis de índole pedagógica social e psicológica são igualmente apontadas como importantes. Neste estudo pretende-se analisar o impacto das competências prévias de literacia e numeracia no rendimento escolar, e como este rendimento se altera ou não ao longo de um ciclo escolar. Foi aplicado a 221 alunos do 5º ano de escolaridade um conjunto de provas que avaliam os conhecimentos prévios no domínio da leitura (descodificação e compreensão), da escrita (ortografia, fluência, flexibilidade, originalidade, e elaboração) e da matemática (cálculo numérico e resolução de problemas). No estudo das trajectórias de aprendizagem recorreu-se a um design longitudinal tomando as classificações dos alunos na disciplina de português nos três períodos lectivos do 5º ano e nos dois primeiros períodos do 6º ano, apreciando deste modo a transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico. Os resultados através da análise de regressão múltipla, método enter, indicam que os modelos testados são estatisticamente significativos para as disciplinas de português e matemática, salientando as variáveis velocidade, compreensão leitora e elaboração no caso do português, e resolução de problemas, compreensão leitora e cálculo numérico na disciplina de matemática. Finalmente, os resultados obtidos indicam uma forte estabilidade no tempo, das classificações escolares, salientando o papel das competências prévias no rendimento escolar subsequente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12
2006-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/22650
url http://hdl.handle.net/1822/22650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175-3431
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712006000200002&script=sci_arttext
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132764754149376