Cidadania e vozes jovens em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Eunice
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araújo, Helena Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4564
Resumo: This paper discusses the ways 12th form students of non-vocational humanistic science courses, located in relatively disadvantaged schools and communities, build their citizenship. In the intersection of gender, regionalism and school achievement, the main dimension is gender. Young voices are heard about specific and complex questions that affect their lives. Citizenship and voice are theorized. Methodologicaly, we resort to focus group discussion and individual interviews.
id RCAP_59028d0a0a7aea56b9f07308427fe284
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cidadania e vozes jovens em educaçãoThis paper discusses the ways 12th form students of non-vocational humanistic science courses, located in relatively disadvantaged schools and communities, build their citizenship. In the intersection of gender, regionalism and school achievement, the main dimension is gender. Young voices are heard about specific and complex questions that affect their lives. Citizenship and voice are theorized. Methodologicaly, we resort to focus group discussion and individual interviews.Cet article discute examine des moyens de construction de la/des citoyenneté(s) des jeunes de la 12eme année du cours d’Humanités, dans des écoles et communautés en relatif désavantage. Dans l’intersection du genre, de la region et du niveau de performance à l’école, on focalise ici la dimension du genre. On écoute des jeunes sur des questions spécifiques et globales qui affectent leurs vies. On théorise citoyenneté et voix et on fait recours méthodologique à la discussion focalisée en groupe et à des entretiens individuels.Este artigo discute modos de construção da(s) cidadania(s) de jovens do 12.º ano, do Curso Científico Humanístico, em escolas e comunidades em relativa desvantagem. Na interseção de género, regionalidade e desempenho escolar, focaliza a dimensão de género. Escutam-se jovens acerca de questões específicas e amplas que afetam as suas vidas. Teoriza-se cidadania e voz. Recorre-se a discussão focalizada em grupo e entrevistas individuais.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i1.4564https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4564Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 180-195Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 180-195Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 180-195Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 180-1951647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4564https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4564/3473Macedo, EuniceAraújo, Helena Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:58Zoai:proa.ua.pt:article/4564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:13.481811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania e vozes jovens em educação
title Cidadania e vozes jovens em educação
spellingShingle Cidadania e vozes jovens em educação
Macedo, Eunice
title_short Cidadania e vozes jovens em educação
title_full Cidadania e vozes jovens em educação
title_fullStr Cidadania e vozes jovens em educação
title_full_unstemmed Cidadania e vozes jovens em educação
title_sort Cidadania e vozes jovens em educação
author Macedo, Eunice
author_facet Macedo, Eunice
Araújo, Helena Costa
author_role author
author2 Araújo, Helena Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Eunice
Araújo, Helena Costa
description This paper discusses the ways 12th form students of non-vocational humanistic science courses, located in relatively disadvantaged schools and communities, build their citizenship. In the intersection of gender, regionalism and school achievement, the main dimension is gender. Young voices are heard about specific and complex questions that affect their lives. Citizenship and voice are theorized. Methodologicaly, we resort to focus group discussion and individual interviews.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4564
https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4564
url https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4564
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4564/3473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 180-195
Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 180-195
Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 180-195
Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 180-195
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133570025914368