Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6087 |
Resumo: | Este póster desenvolve-se em torno de três vértices: o humor gráfico, a Matemática e a criatividade. Neste âmbito, apresentamos o livro “Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aula” desenvolvido no quadro do projeto “HUMAT: Humor in Mathematics Teaching”. Para além de apresentarmos algumas das tarefas do livro, apresentamos também o processo criativo que levou ao seu design. Em particular, abordamos o processo de seleção das tiras e cartoons, o desenho das tarefas matemáticas e as considerações de natureza didática disponibilizadas aos professores. A construção deste livro baseia-se em alguns pressupostos sobre o modo como a aprendizagem da Matemática se processa. Em primeiro lugar, acreditamos que a aprendizagem decorre do envolvimento em atividades matemáticas desafiantes e significativas. Em segundo lugar, assumimos que essa atividade matemática só resultará em aprendizagem se for refletida pelo próprio, em colaboração com outros, através da discussão. Para que esta visão da aprendizagem ocorra, é necessário que o professor proporcione aos alunos tarefas matemáticas ricas, que os levem a desenvolver as suas competências matemáticas. É neste enquadramento que surge este livro, que tira partido do humor gráfico envolvendo ideias matemáticas. Isso é feito de forma criativa e subversiva, marca do humor, convidando os alunos a pensar matematicamente para rir. |
id |
RCAP_5915eaa3326166565e31a0dffe573eb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aulaEnsino da MatemáticaHumor GráficoTarefas matemáticasEste póster desenvolve-se em torno de três vértices: o humor gráfico, a Matemática e a criatividade. Neste âmbito, apresentamos o livro “Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aula” desenvolvido no quadro do projeto “HUMAT: Humor in Mathematics Teaching”. Para além de apresentarmos algumas das tarefas do livro, apresentamos também o processo criativo que levou ao seu design. Em particular, abordamos o processo de seleção das tiras e cartoons, o desenho das tarefas matemáticas e as considerações de natureza didática disponibilizadas aos professores. A construção deste livro baseia-se em alguns pressupostos sobre o modo como a aprendizagem da Matemática se processa. Em primeiro lugar, acreditamos que a aprendizagem decorre do envolvimento em atividades matemáticas desafiantes e significativas. Em segundo lugar, assumimos que essa atividade matemática só resultará em aprendizagem se for refletida pelo próprio, em colaboração com outros, através da discussão. Para que esta visão da aprendizagem ocorra, é necessário que o professor proporcione aos alunos tarefas matemáticas ricas, que os levem a desenvolver as suas competências matemáticas. É neste enquadramento que surge este livro, que tira partido do humor gráfico envolvendo ideias matemáticas. Isso é feito de forma criativa e subversiva, marca do humor, convidando os alunos a pensar matematicamente para rir.FCT/IPVEscola Superior de Educação de Viana do CasteloRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, LuísRibeiro, António Augusto Gasparmartins, ana patríciaGomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos2020-01-03T15:11:10Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6087porMenezes, L., Ribeiro, A., Martins, A. P., & Gomes, H. (2019). Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 282-287). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo.978-989-8756-24-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T02:32:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:04.585182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula |
title |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula |
spellingShingle |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula Menezes, Luís Ensino da Matemática Humor Gráfico Tarefas matemáticas |
title_short |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula |
title_full |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula |
title_fullStr |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula |
title_full_unstemmed |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula |
title_sort |
Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula |
author |
Menezes, Luís |
author_facet |
Menezes, Luís Ribeiro, António Augusto Gaspar martins, ana patrícia Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, António Augusto Gaspar martins, ana patrícia Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Luís Ribeiro, António Augusto Gaspar martins, ana patrícia Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Matemática Humor Gráfico Tarefas matemáticas |
topic |
Ensino da Matemática Humor Gráfico Tarefas matemáticas |
description |
Este póster desenvolve-se em torno de três vértices: o humor gráfico, a Matemática e a criatividade. Neste âmbito, apresentamos o livro “Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aula” desenvolvido no quadro do projeto “HUMAT: Humor in Mathematics Teaching”. Para além de apresentarmos algumas das tarefas do livro, apresentamos também o processo criativo que levou ao seu design. Em particular, abordamos o processo de seleção das tiras e cartoons, o desenho das tarefas matemáticas e as considerações de natureza didática disponibilizadas aos professores. A construção deste livro baseia-se em alguns pressupostos sobre o modo como a aprendizagem da Matemática se processa. Em primeiro lugar, acreditamos que a aprendizagem decorre do envolvimento em atividades matemáticas desafiantes e significativas. Em segundo lugar, assumimos que essa atividade matemática só resultará em aprendizagem se for refletida pelo próprio, em colaboração com outros, através da discussão. Para que esta visão da aprendizagem ocorra, é necessário que o professor proporcione aos alunos tarefas matemáticas ricas, que os levem a desenvolver as suas competências matemáticas. É neste enquadramento que surge este livro, que tira partido do humor gráfico envolvendo ideias matemáticas. Isso é feito de forma criativa e subversiva, marca do humor, convidando os alunos a pensar matematicamente para rir. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-03T15:11:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6087 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Menezes, L., Ribeiro, A., Martins, A. P., & Gomes, H. (2019). Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 282-287). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo. 978-989-8756-24-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130910650531840 |