Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3904 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010 |
id |
RCAP_59389098c89959e550b8bb27b4a03a55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3904 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridadeLíngua portuguesa - Estudo e ensinoIlustrações, imagens, etc. na educaçãoMaterial didácticoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010No contexto da contemporânea “sociedade da imagem”, importa reconhecer, estudar e legitimar o contributo da escola paralela para a escola formal: importa aferir do contributo da imagem, fixa e em movimento, artística ou dos mass media, para o actual sistema de ensino. Na presente reflexão, importa investigar o contributo da imagem para o ensino do Português, no 12.º ano do Ensino Secundário, tendo como base não apenas a investigação teórica mas também o trabalho prático: a unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, inserida no estudo da obra literária de leitura integral obrigatória, Memorial do Convento, de José Saramago. Uma análise tanto teórica como prática aponta para a necessidade de apostar na transversalidade de saberes e na busca de estratégias de ensino que se coadunem com as actuais expectativas dos alunos, hoje intimamente ligadas ao seu background cultural.Abstract: In the context of the contemporary “society of the image”, it is important to recognize, to study and to legitimize the contribution of the parallel school to the formal school: it is important to assess the contribution of the image, still or moving, artistic or from the mass media, for the current school system. In this reflection it is important to investigate the contribution of image for the teaching of Portuguese, on the twelfth grade, based on a theoretical investigation and a practical work: the curricular unity on the supervised teaching practice, at Escola Secundária de Santa Maria, in Sintra, according to the study of the literary work of mandatory full reading, José Saramago’s Memorial do Convento. An analysis of both theoretical and practical nature points to the need to wager with transversal knowledges and to search teaching strategies that are consistent with today’s student’s expectations, which are deeply connected to their cultural background.Amaral, Fernando Pinto do,1960-Repositório da Universidade de LisboaCâmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da2011-08-10T14:26:10Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.767627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade |
title |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da Língua portuguesa - Estudo e ensino Ilustrações, imagens, etc. na educação Material didáctico Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
title_short |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade |
title_full |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade |
title_sort |
Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade |
author |
Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da |
author_facet |
Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Fernando Pinto do,1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Ilustrações, imagens, etc. na educação Material didáctico Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Ilustrações, imagens, etc. na educação Material didáctico Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-08-10T14:26:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3904 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134182004228096 |