Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3904
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010
id RCAP_59389098c89959e550b8bb27b4a03a55
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridadeLíngua portuguesa - Estudo e ensinoIlustrações, imagens, etc. na educaçãoMaterial didácticoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010No contexto da contemporânea “sociedade da imagem”, importa reconhecer, estudar e legitimar o contributo da escola paralela para a escola formal: importa aferir do contributo da imagem, fixa e em movimento, artística ou dos mass media, para o actual sistema de ensino. Na presente reflexão, importa investigar o contributo da imagem para o ensino do Português, no 12.º ano do Ensino Secundário, tendo como base não apenas a investigação teórica mas também o trabalho prático: a unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, inserida no estudo da obra literária de leitura integral obrigatória, Memorial do Convento, de José Saramago. Uma análise tanto teórica como prática aponta para a necessidade de apostar na transversalidade de saberes e na busca de estratégias de ensino que se coadunem com as actuais expectativas dos alunos, hoje intimamente ligadas ao seu background cultural.Abstract: In the context of the contemporary “society of the image”, it is important to recognize, to study and to legitimize the contribution of the parallel school to the formal school: it is important to assess the contribution of the image, still or moving, artistic or from the mass media, for the current school system. In this reflection it is important to investigate the contribution of image for the teaching of Portuguese, on the twelfth grade, based on a theoretical investigation and a practical work: the curricular unity on the supervised teaching practice, at Escola Secundária de Santa Maria, in Sintra, according to the study of the literary work of mandatory full reading, José Saramago’s Memorial do Convento. An analysis of both theoretical and practical nature points to the need to wager with transversal knowledges and to search teaching strategies that are consistent with today’s student’s expectations, which are deeply connected to their cultural background.Amaral, Fernando Pinto do,1960-Repositório da Universidade de LisboaCâmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da2011-08-10T14:26:10Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.767627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
title Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
spellingShingle Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ilustrações, imagens, etc. na educação
Material didáctico
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
title_short Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
title_full Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
title_fullStr Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
title_sort Diálogos entre o verbal e o visual : o contributo da imagem para o ensino do Português no 12º ano de escolaridade
author Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da
author_facet Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Fernando Pinto do,1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Ana Patrícia Marcelino Infante da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ilustrações, imagens, etc. na educação
Material didáctico
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ilustrações, imagens, etc. na educação
Material didáctico
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-08-10T14:26:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3904
url http://hdl.handle.net/10451/3904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134182004228096