O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10757 |
Resumo: | O outsourcing foi utilizado ao longo do tempo, mesmo sendo desconhecido. Muitos profissionais queriam melhorar uma determinada produção, mas teriam de recorrer a parceiros, uma vez que não seriam capazes de realizar estas tarefas sozinhos. O outsourcing é visto por muitas organizações de saúde como uma oportunidade de poupança a nível financeiro. Os gestores responsáveis pela implementação da ferramenta de outsourcing numa organização, têm um conjunto de metas a alcançar, alem da redução de custos, o acesso a novas funcionalidades, a melhoria da qualidade do produto e satisfação quer dos funcionários quer dos clientes. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar a perceção dos profissionais da imagiologia de uma unidade de saúde acerca das mais do outsourcing, nomeadamente no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados. Neste estudo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa, para tratamento da informação. Entrevistando pessoas chave, construindo estudo de caso. O estudo foi realizado na Unidade Local de Saúde Nordeste e no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. Nas entrevistas realizadas verificou-se que os funcionários não têm plena consciência da forma de financiamento das organizações de saúde. Na avaliação das respostas recebidas, o tipo de outsourcing realizado é ainda o convencional, apesar de existirem no mercado mais tipos de outsourcing. Os entrevistados ao não serem envolvidos nas tomadas de decisão quanto ao outsourcing, também não se preocupam em conhecer os vários tipos de outsourcing que existem. Verificou-se, através dos dados analisados, que os profissionais se preocupam mais com o desempenho e com a qualidade do serviço prestado, do que com a questão financeira ou equipamentos. |
id |
RCAP_59459329761e2d1d1455e36006eeb5ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologiaoutsourcingperceção profissionais de saúdeO outsourcing foi utilizado ao longo do tempo, mesmo sendo desconhecido. Muitos profissionais queriam melhorar uma determinada produção, mas teriam de recorrer a parceiros, uma vez que não seriam capazes de realizar estas tarefas sozinhos. O outsourcing é visto por muitas organizações de saúde como uma oportunidade de poupança a nível financeiro. Os gestores responsáveis pela implementação da ferramenta de outsourcing numa organização, têm um conjunto de metas a alcançar, alem da redução de custos, o acesso a novas funcionalidades, a melhoria da qualidade do produto e satisfação quer dos funcionários quer dos clientes. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar a perceção dos profissionais da imagiologia de uma unidade de saúde acerca das mais do outsourcing, nomeadamente no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados. Neste estudo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa, para tratamento da informação. Entrevistando pessoas chave, construindo estudo de caso. O estudo foi realizado na Unidade Local de Saúde Nordeste e no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. Nas entrevistas realizadas verificou-se que os funcionários não têm plena consciência da forma de financiamento das organizações de saúde. Na avaliação das respostas recebidas, o tipo de outsourcing realizado é ainda o convencional, apesar de existirem no mercado mais tipos de outsourcing. Os entrevistados ao não serem envolvidos nas tomadas de decisão quanto ao outsourcing, também não se preocupam em conhecer os vários tipos de outsourcing que existem. Verificou-se, através dos dados analisados, que os profissionais se preocupam mais com o desempenho e com a qualidade do serviço prestado, do que com a questão financeira ou equipamentos.Outsourcing has been used over time, even though it is unknown. Many professionals want to improve a specified production, but may resort to partners as they are unable to perform these tasks alone. Outsourcing is seen by many healthcare organizations as a financially economical opportunity. In this sense, conducting an analysis of its implementation will be indispensable, to know to what extent or resource and outsource, effectively affecting the cost reduction and increase of the organization organization. The managers responsible for implementing the outsourcing tool in an organization have a set of goals to achieve, in addition to cost reduction, or access to new features, improved product quality and employee or customer satisfaction. This paper aims to describe and analyze the perception of imaging professionals of a health unit about the advantages of outsourcing, particularly regarding the quality of services provided. In this research study the qualitative methodology was used to treat the information. interviewing key people, building case studies, analyzing existing documents. The study was carried out at the Unidade Local de Saúde do Nordeste and at the Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. In the interviews conducted, it was found that employees are not fully aware of how health organizations are funded. In evaluating the responses received, the type of outsourcing performed is still the conventional one, although there are more types of outsourcing. Respondents not being involved in decision making about outsourcing, also do not worry about knowing the various types and outsourcing that exist. It was verified, through the analyzed data, that the professionals are more concerned with the performance and the quality of the service rendered, than with the financial or equipment issues.2021-10-22T14:56:09Z2018-06-30T00:00:00Z2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10757TID:202600483porEsteves, Carlos Alberto Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:23.837165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologia |
title |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologia |
spellingShingle |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologia Esteves, Carlos Alberto Pinheiro outsourcing perceção profissionais de saúde |
title_short |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologia |
title_full |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologia |
title_fullStr |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologia |
title_full_unstemmed |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologia |
title_sort |
O recurso ao outsourcing na área da imagiologia |
author |
Esteves, Carlos Alberto Pinheiro |
author_facet |
Esteves, Carlos Alberto Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Carlos Alberto Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
outsourcing perceção profissionais de saúde |
topic |
outsourcing perceção profissionais de saúde |
description |
O outsourcing foi utilizado ao longo do tempo, mesmo sendo desconhecido. Muitos profissionais queriam melhorar uma determinada produção, mas teriam de recorrer a parceiros, uma vez que não seriam capazes de realizar estas tarefas sozinhos. O outsourcing é visto por muitas organizações de saúde como uma oportunidade de poupança a nível financeiro. Os gestores responsáveis pela implementação da ferramenta de outsourcing numa organização, têm um conjunto de metas a alcançar, alem da redução de custos, o acesso a novas funcionalidades, a melhoria da qualidade do produto e satisfação quer dos funcionários quer dos clientes. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar a perceção dos profissionais da imagiologia de uma unidade de saúde acerca das mais do outsourcing, nomeadamente no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados. Neste estudo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa, para tratamento da informação. Entrevistando pessoas chave, construindo estudo de caso. O estudo foi realizado na Unidade Local de Saúde Nordeste e no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. Nas entrevistas realizadas verificou-se que os funcionários não têm plena consciência da forma de financiamento das organizações de saúde. Na avaliação das respostas recebidas, o tipo de outsourcing realizado é ainda o convencional, apesar de existirem no mercado mais tipos de outsourcing. Os entrevistados ao não serem envolvidos nas tomadas de decisão quanto ao outsourcing, também não se preocupam em conhecer os vários tipos de outsourcing que existem. Verificou-se, através dos dados analisados, que os profissionais se preocupam mais com o desempenho e com a qualidade do serviço prestado, do que com a questão financeira ou equipamentos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30T00:00:00Z 2018-06-30 2021-10-22T14:56:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10757 TID:202600483 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10757 |
identifier_str_mv |
TID:202600483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137130038951936 |