O recurso ao outsourcing na área da imagiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Carlos Alberto Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10757
Resumo: O outsourcing foi utilizado ao longo do tempo, mesmo sendo desconhecido. Muitos profissionais queriam melhorar uma determinada produção, mas teriam de recorrer a parceiros, uma vez que não seriam capazes de realizar estas tarefas sozinhos. O outsourcing é visto por muitas organizações de saúde como uma oportunidade de poupança a nível financeiro. Os gestores responsáveis pela implementação da ferramenta de outsourcing numa organização, têm um conjunto de metas a alcançar, alem da redução de custos, o acesso a novas funcionalidades, a melhoria da qualidade do produto e satisfação quer dos funcionários quer dos clientes. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar a perceção dos profissionais da imagiologia de uma unidade de saúde acerca das mais do outsourcing, nomeadamente no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados. Neste estudo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa, para tratamento da informação. Entrevistando pessoas chave, construindo estudo de caso. O estudo foi realizado na Unidade Local de Saúde Nordeste e no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. Nas entrevistas realizadas verificou-se que os funcionários não têm plena consciência da forma de financiamento das organizações de saúde. Na avaliação das respostas recebidas, o tipo de outsourcing realizado é ainda o convencional, apesar de existirem no mercado mais tipos de outsourcing. Os entrevistados ao não serem envolvidos nas tomadas de decisão quanto ao outsourcing, também não se preocupam em conhecer os vários tipos de outsourcing que existem. Verificou-se, através dos dados analisados, que os profissionais se preocupam mais com o desempenho e com a qualidade do serviço prestado, do que com a questão financeira ou equipamentos.
id RCAP_59459329761e2d1d1455e36006eeb5ed
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O recurso ao outsourcing na área da imagiologiaoutsourcingperceção profissionais de saúdeO outsourcing foi utilizado ao longo do tempo, mesmo sendo desconhecido. Muitos profissionais queriam melhorar uma determinada produção, mas teriam de recorrer a parceiros, uma vez que não seriam capazes de realizar estas tarefas sozinhos. O outsourcing é visto por muitas organizações de saúde como uma oportunidade de poupança a nível financeiro. Os gestores responsáveis pela implementação da ferramenta de outsourcing numa organização, têm um conjunto de metas a alcançar, alem da redução de custos, o acesso a novas funcionalidades, a melhoria da qualidade do produto e satisfação quer dos funcionários quer dos clientes. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar a perceção dos profissionais da imagiologia de uma unidade de saúde acerca das mais do outsourcing, nomeadamente no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados. Neste estudo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa, para tratamento da informação. Entrevistando pessoas chave, construindo estudo de caso. O estudo foi realizado na Unidade Local de Saúde Nordeste e no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. Nas entrevistas realizadas verificou-se que os funcionários não têm plena consciência da forma de financiamento das organizações de saúde. Na avaliação das respostas recebidas, o tipo de outsourcing realizado é ainda o convencional, apesar de existirem no mercado mais tipos de outsourcing. Os entrevistados ao não serem envolvidos nas tomadas de decisão quanto ao outsourcing, também não se preocupam em conhecer os vários tipos de outsourcing que existem. Verificou-se, através dos dados analisados, que os profissionais se preocupam mais com o desempenho e com a qualidade do serviço prestado, do que com a questão financeira ou equipamentos.Outsourcing has been used over time, even though it is unknown. Many professionals want to improve a specified production, but may resort to partners as they are unable to perform these tasks alone. Outsourcing is seen by many healthcare organizations as a financially economical opportunity. In this sense, conducting an analysis of its implementation will be indispensable, to know to what extent or resource and outsource, effectively affecting the cost reduction and increase of the organization organization. The managers responsible for implementing the outsourcing tool in an organization have a set of goals to achieve, in addition to cost reduction, or access to new features, improved product quality and employee or customer satisfaction. This paper aims to describe and analyze the perception of imaging professionals of a health unit about the advantages of outsourcing, particularly regarding the quality of services provided. In this research study the qualitative methodology was used to treat the information. interviewing key people, building case studies, analyzing existing documents. The study was carried out at the Unidade Local de Saúde do Nordeste and at the Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. In the interviews conducted, it was found that employees are not fully aware of how health organizations are funded. In evaluating the responses received, the type of outsourcing performed is still the conventional one, although there are more types of outsourcing. Respondents not being involved in decision making about outsourcing, also do not worry about knowing the various types and outsourcing that exist. It was verified, through the analyzed data, that the professionals are more concerned with the performance and the quality of the service rendered, than with the financial or equipment issues.2021-10-22T14:56:09Z2018-06-30T00:00:00Z2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10757TID:202600483porEsteves, Carlos Alberto Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:23.837165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
title O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
spellingShingle O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
Esteves, Carlos Alberto Pinheiro
outsourcing
perceção profissionais de saúde
title_short O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
title_full O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
title_fullStr O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
title_full_unstemmed O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
title_sort O recurso ao outsourcing na área da imagiologia
author Esteves, Carlos Alberto Pinheiro
author_facet Esteves, Carlos Alberto Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Carlos Alberto Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv outsourcing
perceção profissionais de saúde
topic outsourcing
perceção profissionais de saúde
description O outsourcing foi utilizado ao longo do tempo, mesmo sendo desconhecido. Muitos profissionais queriam melhorar uma determinada produção, mas teriam de recorrer a parceiros, uma vez que não seriam capazes de realizar estas tarefas sozinhos. O outsourcing é visto por muitas organizações de saúde como uma oportunidade de poupança a nível financeiro. Os gestores responsáveis pela implementação da ferramenta de outsourcing numa organização, têm um conjunto de metas a alcançar, alem da redução de custos, o acesso a novas funcionalidades, a melhoria da qualidade do produto e satisfação quer dos funcionários quer dos clientes. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar a perceção dos profissionais da imagiologia de uma unidade de saúde acerca das mais do outsourcing, nomeadamente no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados. Neste estudo de investigação utilizou-se a metodologia qualitativa, para tratamento da informação. Entrevistando pessoas chave, construindo estudo de caso. O estudo foi realizado na Unidade Local de Saúde Nordeste e no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. Nas entrevistas realizadas verificou-se que os funcionários não têm plena consciência da forma de financiamento das organizações de saúde. Na avaliação das respostas recebidas, o tipo de outsourcing realizado é ainda o convencional, apesar de existirem no mercado mais tipos de outsourcing. Os entrevistados ao não serem envolvidos nas tomadas de decisão quanto ao outsourcing, também não se preocupam em conhecer os vários tipos de outsourcing que existem. Verificou-se, através dos dados analisados, que os profissionais se preocupam mais com o desempenho e com a qualidade do serviço prestado, do que com a questão financeira ou equipamentos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30T00:00:00Z
2018-06-30
2021-10-22T14:56:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10757
TID:202600483
url http://hdl.handle.net/10348/10757
identifier_str_mv TID:202600483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137130038951936