O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Cátia Sofia Salvado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6103
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_5985d00fb37049de1037855dde0a9876
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico1º ciclo do ensino básicoKahootPratica de ensino supervisionada (PES)Tecnologias de informação e comunicação (TIC)Primary schoolKahootSupervised teaching practice (PES)Information Technology and Communication (TIC)Domínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolveu-se o presente relatório de estágio, incluído no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, o qual se concretizou na Prática Supervisionada do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com o estudo realizado pretendeu-se refletir o contributo da utilização da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, reforçando-se assim a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia de todos e, em especial, junto das crianças. Neste sentido, este estudo teve como objetivo verificar o impacto da utilização de quizzes interativos através da aplicação digital Kahoot!. O mesmo foi realizado na Escola EB1/2/3 João Roiz, no qual participaram 28 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. Em termos metodológicos, optou-se por uma investigação-ação recorrendo a distintos instrumentos e técnicas de recolha de dados, sendo a principal a observação participante com recurso a registo de imagens e notas de campo tendo como participantes os alunos e os professores. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz, com o objetivo a obter a opinião relativa à utilização das TIC e do Kahoot! em contexto do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos demonstrou um aumento do interesse e de motivação dos alunos quando são realizadas atividades com recurso às TIC, sendo assim visível uma maior concentração por parte dos mesmos. Tendo em conta as entrevistas semiestruturadas realizadas aos Professores verifica-se que os mesmos dão imensa importância às TIC, mas verifica-se a falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação dos dados, podemos assim concluir que as TIC são um recurso extremamente importante no contexto escolar, contribuindo assim para o enriquecimento das crianças, criando condições para as mesmas adquirirem competências digitais e para se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.The present Internship Report was developed for the subject Prática de Ensino Supervisionada (PES) (Supervised Teaching Practice), part of the 2nd year syllabus of the Master in Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Pre-School and Primary School Education), taking place for Supervised Teaching Practice in Primary School. The objective of the study is to reflect on the contribution of using the digital app Kahoot! in the teaching/ learning process in the context of primary school, reinforcing the importance of digital technologies on everyone’s daily basis and, especially, on the children’s. With this in mind, this study aims to verify the impact of interactive quizzes through the app Kahoot!. The study took place at the school EB1/2/3 (João Roiz) with 28 children aged between 8 and 9 years old. Methodologically, we chose a research-action type of approach, resorting to several tools and data collection techniques, the main one being participant observation recurring to image recording and field notes from students and teachers. We have also carried out enquiries with the students and used semi structured interviews to conduct interviews with two teachers from the School EB1/2/3 João Roiz which aimed at getting an opinion on the use of TIC and Kahoot! in a context of Primary School. The analysis of the collected data showed an increase of students’ interest and motivation when doing TIC based activities, this way we can observe a higher level of concentration. Considering the semi structured interviews conducted with the teachers we can see that great importance is given to TIC, however, there is lack of teacher training in this area. Taking in consideration the data triangulation, we can conclude TIC to be an extremely important resource in a school context, adding to the children’s enrichment, creating conditions for the acquisition of digital competences and enhancement of better learning, particularly, through Kahoot!.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoToscano, Cátia Sofia Salvado2018-06-21T10:19:46Z2018-04-272018-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6103TID:201947277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:46Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:48.386935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
title O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
Toscano, Cátia Sofia Salvado
1º ciclo do ensino básico
Kahoot
Pratica de ensino supervisionada (PES)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Primary school
Kahoot
Supervised teaching practice (PES)
Information Technology and Communication (TIC)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Toscano, Cátia Sofia Salvado
author_facet Toscano, Cátia Sofia Salvado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Cátia Sofia Salvado
dc.subject.por.fl_str_mv 1º ciclo do ensino básico
Kahoot
Pratica de ensino supervisionada (PES)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Primary school
Kahoot
Supervised teaching practice (PES)
Information Technology and Communication (TIC)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic 1º ciclo do ensino básico
Kahoot
Pratica de ensino supervisionada (PES)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Primary school
Kahoot
Supervised teaching practice (PES)
Information Technology and Communication (TIC)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21T10:19:46Z
2018-04-27
2018-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6103
TID:201947277
url http://hdl.handle.net/10400.11/6103
identifier_str_mv TID:201947277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130829358628864