Estudo da coordenação motora dos alunos da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco-Vila Real: bateria de testes KTK
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7423 |
Resumo: | Os propósitos deste estudo foram identificar a insuficiência coordenativa, verificar a existência de diferenças entre sexos e analisar as mudanças na capacidade de coordenação através da inclusão de exercícios coordenativos ao longo de uma Unidade Didática. Participaram neste estudo 112 crianças (58 rapazes e 54 raparigas), com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos (12,03 ±0,413). A coordenação motora foi avaliada através da bateria de testes Körperkoordination Test für Kinder (KTK), cujos testes são: equilíbrio à retaguarda (ER); saltos laterais (SL); saltos monopedais (SM); e transferência sobre plataformas (TP). O quociente motor (QM) de cada teste era consultado pelas tabelas do manual de acordo com a idade e o sexo. O somatório dos QM dos testes determinava o QMtotal. Foi aplicado o teste t para amostras independentes para comparação dos QM entre sexos, e foi realizado o teste-t para amostra emparelhadas para comparar as fases de pré e pósteste no grupo que realizou exercícios coordenativos. Verificou-se que a maioria das crianças situa-se no intervalo de perturbações na coordenação e insuficiência coordenativa. Do presente estudo concluiu-se que há diferenças significativas entre sexos no Teste SL e o Teste SM, tendo as raparigas resultados inferiores. Os resultados indicaram que as raparigas obtiveram melhor desempenho no Teste ER em relação aos rapazes. Os resultados sugerem também diferenças estatisticamente significativas nos testes SL, ER e QMtotal do pré-teste para o pós-teste. Através deste estudo evidenciou-se os benefícios da prática de educação física constatando a melhoria nos resultados dos QM do pré-teste para o pós-teste. |
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