Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8995 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança (Associativismo e Animação Sócio-Cultural) |
id |
RCAP_5997f668d0ee9f0caa0486f958ee2414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8995 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo376.7Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança (Associativismo e Animação Sócio-Cultural)A perspectiva multi/intercultural defende uma educação onde a diversidade não é simplesmente constatada, mas também incluída e valorizada no currículo e nas práticas pedagógicas. Na sequência desta ideia o papel dos docentes, no contexto multicultural, revela-se de extrema importância para a inter-relação entre diferentes culturas. Esta tese descreve um estudo de caso centrado na integração de crianças imigrantes, mais concretamente com origem no Leste da Europa, na escola do 1º ciclo. Tendo por base teórica a educação multi/intercultural, analisa a resposta da comunidade escolar à diversidade cultural dos/as discentes. Foi realizada uma observação a fim de compreender a forma como os professores interpretam e vivem a diversidade discente e quais as suas maiores dificuldades. Tenta-se também esclarecer o modo como os/as discentes do Leste europeu sentem e vivem a escola em Portugal. Adicionalmente, o estudo tenta identificar quais as suas maiores dificuldades de integração, bem como as perspectivas de futuro. Tenta-se compreender se a heterogeneidade é considerada uma mais valia para a educação ou um obstáculo para o processo de ensino/aprendizagem.The multi/intercultural perspective advocates an education where the diversity is not simply realised, but also included and valued in the curriculum and teaching practices. Following this idea, the role of teachers within the multicultural context reveals to be of extreme importance for the interrelationship between different cultures. This thesis describes a case study focusing the integration of immigrant children, especially from the Eastern Europe, in the 1st grade school. Having the multi/intercultural education as basis, it analyses the school community’s response to the students’ cultural diversity. An observation was engaged in order to understand how the teachers interpret and live the students’ diversity and what their greatest difficulties are. The observation also tries to clarify how the students of Eastern Europe feel and live the school in Portugal. Additionally, the study tries to identify their greatest difficulties of integration as well as the perspectives for the future. Attempts are made to understand if the heterogeneity is considered more valuable for education or an obstacle to the process of teaching/learning.Vallescar, Diana deUniversidade do MinhoBrito, Cátia Patrícia Silva da Costa2008-10-032008-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:25.617398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo |
title |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo |
spellingShingle |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa 376.7 |
title_short |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo |
title_full |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo |
title_fullStr |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo |
title_full_unstemmed |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo |
title_sort |
Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo |
author |
Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa |
author_facet |
Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vallescar, Diana de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
376.7 |
topic |
376.7 |
description |
Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança (Associativismo e Animação Sócio-Cultural) |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-03 2008-10-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/8995 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/8995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132808579383296 |