Contributos do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza no 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30527 |
Resumo: | A escola é o local de eleição para formar crianças e jovens, disponibilizando-lhes as ferramentas necessárias para desenvolverem competências, formando-as integralmente de modo a serem participantes ativos na sociedade em que se inserem. Neste sentido, procurei através do presente projeto, adotar a metodologia prática experimental que contempla esta formação integral. Metodologia esta associada a fenómenos reais, em que os intervenientes são ativos. Permite também a preparação das crianças para questões reais, que fazem parte do meio onde se inserem. Alicerçada a esta metodologia de intervenção prática, surge uma metodologia de investigação que contempla um estudo/investigação de base qualitativa assumindo uma abordagem em que o professor é o investigador da sua própria prática, tendo como objetivo compreender a influência do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza. O estudo foi realizado analisando três vertentes: aquisição de conceitos e desenvolvimento de processos e atitudes científicas. Neste estudo participaram 11 crianças de uma turma do 4.º ano de escolaridade e o respetivo professor titular. A implementação das tarefas foi ao encontro da tipologia defendida por Pereira (2002) e adaptada dos passos metodológicos definidos por Martins (2002). Este conjunto de passos contemplam uma sequência de ensino que é imprescindível no processo de fazer e aprender ciência. A análise dos resultados leva-me a considerar que o ensino prático experimental tem forte influência na aquisição de atitudes e processos e contribui para a aprendizagem concetual, acabando ainda, por abarcar uma panóplia de competências transversais a outras áreas curriculares. |
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Contributos do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza no 1º cicloEnsino prático experimental das ciênciasInvestigação sobre a práticaAprendizagem concetualAdoção de atitudes e processos cientificosExperimental practical teaching of sciencesResearch on practiceConceptual learningAdoption scientific attitudes and processesA escola é o local de eleição para formar crianças e jovens, disponibilizando-lhes as ferramentas necessárias para desenvolverem competências, formando-as integralmente de modo a serem participantes ativos na sociedade em que se inserem. Neste sentido, procurei através do presente projeto, adotar a metodologia prática experimental que contempla esta formação integral. Metodologia esta associada a fenómenos reais, em que os intervenientes são ativos. Permite também a preparação das crianças para questões reais, que fazem parte do meio onde se inserem. Alicerçada a esta metodologia de intervenção prática, surge uma metodologia de investigação que contempla um estudo/investigação de base qualitativa assumindo uma abordagem em que o professor é o investigador da sua própria prática, tendo como objetivo compreender a influência do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza. O estudo foi realizado analisando três vertentes: aquisição de conceitos e desenvolvimento de processos e atitudes científicas. Neste estudo participaram 11 crianças de uma turma do 4.º ano de escolaridade e o respetivo professor titular. A implementação das tarefas foi ao encontro da tipologia defendida por Pereira (2002) e adaptada dos passos metodológicos definidos por Martins (2002). Este conjunto de passos contemplam uma sequência de ensino que é imprescindível no processo de fazer e aprender ciência. A análise dos resultados leva-me a considerar que o ensino prático experimental tem forte influência na aquisição de atitudes e processos e contribui para a aprendizagem concetual, acabando ainda, por abarcar uma panóplia de competências transversais a outras áreas curriculares.School is the place of choice for educating children and young people, providing them with the necessary tools to develop competences, fully training them to be active participants in the society in which they work. In this sense, I tried with the present project, to adopt the experimental practical methodology that contemplates this fundamental formation. This methodology is associated with real cases, in which the participants are active. It also allows the children to be prepare for real questions, which are part of their environment. Based on this methodology of practical intervention emerges a research methodology that contemplates a qualitative study / research using an approach in which the teacher is the researcher of his own exercise, aiming to understand the influence of experimental teaching on the learning of the Natural Sciences. The study was conducted by analyzing three features: concept acquisition, development of scientific processes and scientific attitudes. In this study participated 11 children from a 4th grade class and their teacher. The application of the tasks met the typology defended by Pereira (2002) and adapted from the methodological stages established by Martins (2002). This set of stages contemplates a teaching sequence that is essential in the process of making and learning science. The analysis of the results leads me to consider that experimental practical teaching has a strong influence on the acquisition of attitudes and processes and contributes to conceptual learning and incorporates countless competences that are transversal to other curricular areas.Freitas, José MiguelSimões, HelenaRepositório ComumCarvalho, Débora da Cruz2019-12-17T12:28:45Z2019-112019-122019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30527TID:202329879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.308684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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