Contributos do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Débora da Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30527
Resumo: A escola é o local de eleição para formar crianças e jovens, disponibilizando-lhes as ferramentas necessárias para desenvolverem competências, formando-as integralmente de modo a serem participantes ativos na sociedade em que se inserem. Neste sentido, procurei através do presente projeto, adotar a metodologia prática experimental que contempla esta formação integral. Metodologia esta associada a fenómenos reais, em que os intervenientes são ativos. Permite também a preparação das crianças para questões reais, que fazem parte do meio onde se inserem. Alicerçada a esta metodologia de intervenção prática, surge uma metodologia de investigação que contempla um estudo/investigação de base qualitativa assumindo uma abordagem em que o professor é o investigador da sua própria prática, tendo como objetivo compreender a influência do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza. O estudo foi realizado analisando três vertentes: aquisição de conceitos e desenvolvimento de processos e atitudes científicas. Neste estudo participaram 11 crianças de uma turma do 4.º ano de escolaridade e o respetivo professor titular. A implementação das tarefas foi ao encontro da tipologia defendida por Pereira (2002) e adaptada dos passos metodológicos definidos por Martins (2002). Este conjunto de passos contemplam uma sequência de ensino que é imprescindível no processo de fazer e aprender ciência. A análise dos resultados leva-me a considerar que o ensino prático experimental tem forte influência na aquisição de atitudes e processos e contribui para a aprendizagem concetual, acabando ainda, por abarcar uma panóplia de competências transversais a outras áreas curriculares.
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