O despertar do retalho especializado, uma nova estratégia!: O caso Moteespa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6764 |
Resumo: | O presente trabalho de mestrado consiste na elaboração de um projeto empresa e tem como objetivo central a definição de uma ou mais estratégias que possam vir a ser aplicadas na Moteespa, antecipando um futuro que se adivinha. A empresa em questão, está presente no nosso mercado em vários canais de distribuição, não deixando no entanto, de ser um retalhista por excelência, especializado numa área de negócios, com um lema bem definido “temos tudo para o seu escritório”. No entanto, os tempos mudam, vários fatores convergem em simultâneo, obrigando ao reposicionamento da estratégia inicial, da maior empresa de retalho em Portugal de papelaria e material de escritório. A desaceleração da economia no nosso país e na Europa, a diminuição do tecido empresarial, a mudança de hábitos de compra dos Portugueses, a euforia da sustentabilidade, a cópia de algumas das nossas especializações por parte das grandes superfícies, leva-nos a ter que reagir rapidamente. O futuro passará pela transformação de um puro operador de retalho especializado focado num target muito específico, o cliente profissional, num retalhista Omni-Channel, presente em todos os canais de distribuição, pela oferta sustentável e alargada nos serviços, pela aposta em novas gamas de produtos que permitam fidelizar os clientes existentes e alargar horizontes na conquista de novos targets. |
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O despertar do retalho especializado, uma nova estratégia!: O caso MoteespaCanais de distribuiçãoRetalhista Omni-ChannelServiçosGamaDistribution channelsOmni-Channel retailerServicesAssortementO presente trabalho de mestrado consiste na elaboração de um projeto empresa e tem como objetivo central a definição de uma ou mais estratégias que possam vir a ser aplicadas na Moteespa, antecipando um futuro que se adivinha. A empresa em questão, está presente no nosso mercado em vários canais de distribuição, não deixando no entanto, de ser um retalhista por excelência, especializado numa área de negócios, com um lema bem definido “temos tudo para o seu escritório”. No entanto, os tempos mudam, vários fatores convergem em simultâneo, obrigando ao reposicionamento da estratégia inicial, da maior empresa de retalho em Portugal de papelaria e material de escritório. A desaceleração da economia no nosso país e na Europa, a diminuição do tecido empresarial, a mudança de hábitos de compra dos Portugueses, a euforia da sustentabilidade, a cópia de algumas das nossas especializações por parte das grandes superfícies, leva-nos a ter que reagir rapidamente. O futuro passará pela transformação de um puro operador de retalho especializado focado num target muito específico, o cliente profissional, num retalhista Omni-Channel, presente em todos os canais de distribuição, pela oferta sustentável e alargada nos serviços, pela aposta em novas gamas de produtos que permitam fidelizar os clientes existentes e alargar horizontes na conquista de novos targets.This master thesis consists in the development of a company project and has as its central objective the definition of one or more strategies that can be applied in Moteespa, anticipating the near future. The company is present at our market in several distribution channels, but it is still a retailer by excellence, specialized in one business area, with the slogan “We have everything for your office”. However, time is changing and several factors converge simultaneously, forcing the reposition of the initial strategy of the largest retail company in Portugal, namely, in stationery and office supplies. The slowdown of our economy and in Europe, the decrease of business activity, the change of Portuguese buying habits, the sustainability euphoria, the copy of some of our specializations by large surfaces, require/impose us to react quickly. The future will be the transformation of a pure specialized retail operator focused in a very specific target - the professional customer - in an Omni-Channel retailer, present in all distribution channels, with a sustainable offer and extended services, investing in new product ranges that will allows to create costumers loyalty and expand horizons to conquer new targets.2014-03-26T12:04:13Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6764porBastos, José Manuel Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:09.735636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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