O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alberto Sandes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3201
Resumo: Introdução: Entre as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas nas práticas pedagógicas, a Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas) é utilizada desde 1960, em especial nos cursos de Medicina. Mesmo sendo uma estratégia valiosa, um dos seus obstáculos é a pouca prática dos alunos em atividades autodirigidas, pesquisa e construção coletiva do conhecimento. Objetivo: Rastrear elementos constitutivos da PBL através de dados colhidos em artigos pesquisados em sítios de divulgação científica; Avaliar, nos estudos selecionados, os aspectos positivos e negativos que estejam relacionados com a metodologia do Sistema PBL aplicada ao ensino médico no Brasil. Metodologia: Estudo bibliográfico de 13 textos utilizando um modelo de desconstrução, denominada Análise Textual Discursiva (ATD) que consiste em: transformação dos artigos em pedaços menores; análise textual; identificação de padrões convergentes e divergentes em relação a PBL; organização e síntese dos dados, culminando com a elaboração de estratégia adaptativa da PBL para o curso de Medicina. Resultados: Foram encontradas 116 citações que convergiam para referências positivos acerca da metodologia PBL e 40 citações que divergiam acerca dos pontos positivos. Os aspectos positivos como o desenvolvimento de atitudes e habilidades; desenvolvimento de competências anteriores ao curso; efeitos positivos depois de terminada a graduação, como autonomia de estudo e a articulação entre currículo e realidade profissional, representam pontos a serem reforçados na aula. Em contraponto, foi observado que dentre os negativos a não compreensão do papel do professor como tutor; necessidade de conteúdo formal tradicional pelos alunos e a expectativa que o professor retire as suas dúvidas são pontos a serem evitados. Conclusões: A metodologia PBL deverá servir como metodologia ativa para aproveitar ao máximo as habilidades que os alunos já apresentam, potencializando o aprendizado na educação médica em sala de aula. Palavras-Chave: PBL; curso de medicina; metodologia ativa; educação médica.
id RCAP_59dddc07f222c2918d3033822acac94e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execuçãoAprendizagem baseada em problemasEnsino MédicoBrasilEducation, medicalProblem-based learningDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução: Entre as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas nas práticas pedagógicas, a Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas) é utilizada desde 1960, em especial nos cursos de Medicina. Mesmo sendo uma estratégia valiosa, um dos seus obstáculos é a pouca prática dos alunos em atividades autodirigidas, pesquisa e construção coletiva do conhecimento. Objetivo: Rastrear elementos constitutivos da PBL através de dados colhidos em artigos pesquisados em sítios de divulgação científica; Avaliar, nos estudos selecionados, os aspectos positivos e negativos que estejam relacionados com a metodologia do Sistema PBL aplicada ao ensino médico no Brasil. Metodologia: Estudo bibliográfico de 13 textos utilizando um modelo de desconstrução, denominada Análise Textual Discursiva (ATD) que consiste em: transformação dos artigos em pedaços menores; análise textual; identificação de padrões convergentes e divergentes em relação a PBL; organização e síntese dos dados, culminando com a elaboração de estratégia adaptativa da PBL para o curso de Medicina. Resultados: Foram encontradas 116 citações que convergiam para referências positivos acerca da metodologia PBL e 40 citações que divergiam acerca dos pontos positivos. Os aspectos positivos como o desenvolvimento de atitudes e habilidades; desenvolvimento de competências anteriores ao curso; efeitos positivos depois de terminada a graduação, como autonomia de estudo e a articulação entre currículo e realidade profissional, representam pontos a serem reforçados na aula. Em contraponto, foi observado que dentre os negativos a não compreensão do papel do professor como tutor; necessidade de conteúdo formal tradicional pelos alunos e a expectativa que o professor retire as suas dúvidas são pontos a serem evitados. Conclusões: A metodologia PBL deverá servir como metodologia ativa para aproveitar ao máximo as habilidades que os alunos já apresentam, potencializando o aprendizado na educação médica em sala de aula. Palavras-Chave: PBL; curso de medicina; metodologia ativa; educação médica.ABSTRACT Introduction: Among the teaching and learning strategies used in teaching practices, the Problem Based Learning (PBL) (Problem Based Learning) has been used since 1960, especially in medical courses. Although a valuable strategy, one of its obstacles is the lack of practice of students in self-directed activities, research and collective construction of knowledge. Objective: Tracking constitutive elements of PBL through data collected on items surveyed in science communication sites and arrange them in order to develop a student's adaptation strategy to this methodological way. Evaluate the selected studies, the positive and negative aspects that are related to the methodology of PBL system applied to medical education in Brazil. Methodology: bibliographic study of 13 texts using a deconstruction model, called Discursive Textual Analysis (DTA) consisting of: transforming items into smaller pieces; textual analysis; identifying convergent and divergent patterns in relation to PBL; organization and synthesis of data, culminating with in the development of adaptive strategy of PBL to Medical Course. Results: It has been found 116 quotes that converged into positive notes about the PBL methodology and 40 quotes that differed about the positive ones. These quotations are placed in lines of analysis, based on a model of adaptation of the PBL student body. The positive aspects represent points to be reinforced in the classroom and the negative ones to be avoided. Conclusions: The PBL methodology should serve as active methodology to make the most of the skills that students already have, enhancing learning in medical education in the classroom Keywords: PBL; medical schools; active methodology; medical education.Cunha, MadalenaAndré, Suzana Maria Fernandes SerranoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLima, Alberto Sandes de2018-10-21T00:30:08Z2015-10-212015-09-092015-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3201TID:201162610porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:15.424214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução
title O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução
spellingShingle O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução
Lima, Alberto Sandes de
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino Médico
Brasil
Education, medical
Problem-based learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução
title_full O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução
title_fullStr O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução
title_full_unstemmed O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução
title_sort O sistema PBL, problem-based learning, no ensino de medicina no Brasil : análise bibliográfica sobre a sua execução
author Lima, Alberto Sandes de
author_facet Lima, Alberto Sandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Madalena
André, Suzana Maria Fernandes Serrano
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alberto Sandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Ensino Médico
Brasil
Education, medical
Problem-based learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Aprendizagem baseada em problemas
Ensino Médico
Brasil
Education, medical
Problem-based learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Introdução: Entre as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas nas práticas pedagógicas, a Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas) é utilizada desde 1960, em especial nos cursos de Medicina. Mesmo sendo uma estratégia valiosa, um dos seus obstáculos é a pouca prática dos alunos em atividades autodirigidas, pesquisa e construção coletiva do conhecimento. Objetivo: Rastrear elementos constitutivos da PBL através de dados colhidos em artigos pesquisados em sítios de divulgação científica; Avaliar, nos estudos selecionados, os aspectos positivos e negativos que estejam relacionados com a metodologia do Sistema PBL aplicada ao ensino médico no Brasil. Metodologia: Estudo bibliográfico de 13 textos utilizando um modelo de desconstrução, denominada Análise Textual Discursiva (ATD) que consiste em: transformação dos artigos em pedaços menores; análise textual; identificação de padrões convergentes e divergentes em relação a PBL; organização e síntese dos dados, culminando com a elaboração de estratégia adaptativa da PBL para o curso de Medicina. Resultados: Foram encontradas 116 citações que convergiam para referências positivos acerca da metodologia PBL e 40 citações que divergiam acerca dos pontos positivos. Os aspectos positivos como o desenvolvimento de atitudes e habilidades; desenvolvimento de competências anteriores ao curso; efeitos positivos depois de terminada a graduação, como autonomia de estudo e a articulação entre currículo e realidade profissional, representam pontos a serem reforçados na aula. Em contraponto, foi observado que dentre os negativos a não compreensão do papel do professor como tutor; necessidade de conteúdo formal tradicional pelos alunos e a expectativa que o professor retire as suas dúvidas são pontos a serem evitados. Conclusões: A metodologia PBL deverá servir como metodologia ativa para aproveitar ao máximo as habilidades que os alunos já apresentam, potencializando o aprendizado na educação médica em sala de aula. Palavras-Chave: PBL; curso de medicina; metodologia ativa; educação médica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
2015-09-09
2015-10-21T00:00:00Z
2018-10-21T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3201
TID:201162610
url http://hdl.handle.net/10400.19/3201
identifier_str_mv TID:201162610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130889967370240