Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Carlos Ferreira dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44107
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_5a25036a54f58c600cca6b96f71cb817
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusãoMultistylistic repertory for classical guitar in specialized music education: consequences of its inclusionRepertórioTradicionalModernoGuitarraInfluênciaMotivaçãoRepertoireTraditionalModernGuitarInfluenceMotivationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO relatório de estágio, apresentado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, pretende efetuar um estudo de caso múltiplo que consiste na utilização de repertório tradicional e repertório moderno de inspiração popular no ensino da guitarra clássica, tendo em conta a sua influência no meio escolar. Este projeto tem como primeiro objetivo confrontar os alunos com obras eruditas do repertório guitarrístico e com peças modernas de estilos mais populares, para investigar se existem diferenças no processo de aprendizagem dos alunos graças ao uso destas últimas, não integradas normalmente nos programas escolares. A música, como arte e entretenimento, sofreu profundas mudanças nos últimos 100 anos, surgindo novos estilos musicais, novos conceitos e transformações em todas as classes sociais, que tiveram grande repercussão no consumo da cultura musical. O ensino artístico em Portugal desenvolveu-se no meio de todas estas alterações, dando origem a preferências musicais dos alunos que normalmente não são abordadas nas escolas de ensino oficial de música. Ao mesmo tempo, professores e investigadores debruçam-se sobre esta problemática e sobre as vantagens da utilização de um programa de guitarra multi-estilístico mais próximo do gosto dos alunos. Achamos que os resultados do presente estudo, que considera os hábitos culturais, bem como a vida social dos próprios discentes e encarregados de educação, poderão ser mais um contributo para esclarecer se certo tipo de repertório pode promover a motivação nos alunos.The internship report submitted under the Master Music Education aims to conduct a multiple case study which consists in the use of traditional repertoire and modern repertoire of popular inspiration in classical guitar teaching, taking into account their influence at school. This project aims primarily to confront students with scholarly works of the guitar repertoire and modern pieces of popular styles, to investigate whether there are differences in their learning processes through the use of the latter, not usually integrated in the schools curricula. Music, as art and entertainment, as suffered profound changes in the last 100 years, emerging new musical styles, new concepts and transformations in all social stratums that originated a great impact on the consumption of musical culture. The artistic music education in Portugal as developed itself during all these changes, giving rise to musical preferences of students which normally are not addressed in official music schools. At the same time, teachers and researchers start debating on this issue and about the advantages of using a multi-stylistic guitar program closest to the student’s musical preferences. We think the results of this study, which considers the cultural habits and social life of their own students and parents, will be a further contribution to clarify whether certain type of repertoire can promote motivation in students. We think that the results of this study, which considers the cultural habits and social life of their own students and parents, will be a further contribution to clarify whether certain type of repertoire can promote motivation in students.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoDavid, Carlos Ferreira dos Santos20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44107por201361949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:49.194793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão
Multistylistic repertory for classical guitar in specialized music education: consequences of its inclusion
title Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão
spellingShingle Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão
David, Carlos Ferreira dos Santos
Repertório
Tradicional
Moderno
Guitarra
Influência
Motivação
Repertoire
Traditional
Modern
Guitar
Influence
Motivation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão
title_full Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão
title_fullStr Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão
title_full_unstemmed Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão
title_sort Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música: consequências da sua inclusão
author David, Carlos Ferreira dos Santos
author_facet David, Carlos Ferreira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Carlos Ferreira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Repertório
Tradicional
Moderno
Guitarra
Influência
Motivação
Repertoire
Traditional
Modern
Guitar
Influence
Motivation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Repertório
Tradicional
Moderno
Guitarra
Influência
Motivação
Repertoire
Traditional
Modern
Guitar
Influence
Motivation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44107
url http://hdl.handle.net/1822/44107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201361949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132926266310656