A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Caetano dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6462
Resumo: O feedback é um elemento importante no processo de ensino e de aprendizagem, ocupando o décimo lugar no ranking dos fatores que têm maior influência no desempenho escolar dos alunos. A aprendizagem cooperativa é uma das formas mais poderosas de estruturar as situações de aprendizagem, influenciando o desempenho dos alunos (Hattie, 2009). Neste contexto foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação, um estudo no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e Estágio II do Curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estudo decorreu na Escola S/3 S. Pedro, Vila Real, Portugal, durante o ano letivo 2014/2015, envolveu 22 alunos de uma turma do 8º ano e 23 alunos de uma turma do 10º ano e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Investigar a perceção dos alunos envolvidos no estudo sobre a importância do feedback fornecido pela professora estagiária e pelos colegas nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia, na sua aprendizagem; - Identificar qual o feedback, dos colegas ou da professora estagiária, que os alunos mais valorizam para a sua aprendizagem; - Averiguar a forma como os alunos fornecem e utilizam o feedback na melhoria da sua aprendizagem; - Refletir sobre a implementação das estratégias de feedback e de aprendizagem cooperativa utilizadas na prática pedagógica, numa perspetiva de investigação-ação. De forma complementar pretendeu-se, ainda: - Investigar a perceção da professora cooperante sobre a importância do feedback fornecido pela professora estagiária e pelos pares nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia na aprendizagem dos alunos; - Investigar a perceção dos alunos envolvidos no estudo sobre os benefícios para a sua aprendizagem do trabalho em grupo cooperativo implementado nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Questionário A - Perceções dos alunos sobre o feedback, Questionário B - Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa, Questionário C - Perceções da professora cooperante sobre o feedback, dos registos efetuados no Diário reflexivo pela autora do estudo e dos trabalhos realizados pelos alunos em grupo cooperativo. A análise dos dados obtidos permite concluir que quer os alunos, quer a professora cooperante, valorizam as atividades de feedback em grupo cooperativo. Os alunos dão mais relevância ao feedback recebido da professora estagiária, enquanto a professora cooperante considera o feedback dos colegas o mais importante. Para os alunos o feedback permite-lhes melhorar a aprendizagem, compreender melhor a matéria, desenvolver competências sociais, como a partilha de ideias e a entreajuda, entre outros aspetos. Relativamente ao trabalho cooperativo, os alunos valorizaram a sua utilização, reconhecendo que lhes traz benefícios sociais e benefícios académicos e psicológicos. Na reflexão da professora estagiária é reconhecida a importância da utilização do feedback e da aprendizagem cooperativa para o processo de ensino e de aprendizagem.
id RCAP_5a3432c37d024cd958863949bdc683d9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridadeAprendizagem cooperativaAvaliação formativaFeedbackO feedback é um elemento importante no processo de ensino e de aprendizagem, ocupando o décimo lugar no ranking dos fatores que têm maior influência no desempenho escolar dos alunos. A aprendizagem cooperativa é uma das formas mais poderosas de estruturar as situações de aprendizagem, influenciando o desempenho dos alunos (Hattie, 2009). Neste contexto foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação, um estudo no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e Estágio II do Curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estudo decorreu na Escola S/3 S. Pedro, Vila Real, Portugal, durante o ano letivo 2014/2015, envolveu 22 alunos de uma turma do 8º ano e 23 alunos de uma turma do 10º ano e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Investigar a perceção dos alunos envolvidos no estudo sobre a importância do feedback fornecido pela professora estagiária e pelos colegas nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia, na sua aprendizagem; - Identificar qual o feedback, dos colegas ou da professora estagiária, que os alunos mais valorizam para a sua aprendizagem; - Averiguar a forma como os alunos fornecem e utilizam o feedback na melhoria da sua aprendizagem; - Refletir sobre a implementação das estratégias de feedback e de aprendizagem cooperativa utilizadas na prática pedagógica, numa perspetiva de investigação-ação. De forma complementar pretendeu-se, ainda: - Investigar a perceção da professora cooperante sobre a importância do feedback fornecido pela professora estagiária e pelos pares nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia na aprendizagem dos alunos; - Investigar a perceção dos alunos envolvidos no estudo sobre os benefícios para a sua aprendizagem do trabalho em grupo cooperativo implementado nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Questionário A - Perceções dos alunos sobre o feedback, Questionário B - Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa, Questionário C - Perceções da professora cooperante sobre o feedback, dos registos efetuados no Diário reflexivo pela autora do estudo e dos trabalhos realizados pelos alunos em grupo cooperativo. A análise dos dados obtidos permite concluir que quer os alunos, quer a professora cooperante, valorizam as atividades de feedback em grupo cooperativo. Os alunos dão mais relevância ao feedback recebido da professora estagiária, enquanto a professora cooperante considera o feedback dos colegas o mais importante. Para os alunos o feedback permite-lhes melhorar a aprendizagem, compreender melhor a matéria, desenvolver competências sociais, como a partilha de ideias e a entreajuda, entre outros aspetos. Relativamente ao trabalho cooperativo, os alunos valorizaram a sua utilização, reconhecendo que lhes traz benefícios sociais e benefícios académicos e psicológicos. Na reflexão da professora estagiária é reconhecida a importância da utilização do feedback e da aprendizagem cooperativa para o processo de ensino e de aprendizagem.Feedback is an important element in the teaching/learning process, being the tenth in the ranking of factors that have more influence in the students’ academic performance. The cooperative learning is one of the most powerful forms of structuring learning situations, influencing the student’s performance (Hattie, 2009). In this context, it was developed, in an investigation-action perspective, a study within the curricular units of Practicum I and Practicum II of the Master in Biology and Geology Teaching in the 3rd Teaching Cycle and in the Secondary School. The study occurred in a secondary school ( Escola Secundária /3 S. Pedro, Vila Real) at Portugal and it involved 22 students of a 8th Grade class and 23 students of a 10th Grade class and it meant to answer to the following main objectives: - To investigate the perception of the students involved in the study about the importance of the feedback provided by the intern teacher and by the colleagues in Science, Biology and Geology classes, about their learning; - To identify which is the feedback, from their colleagues or from the intern teacher, that the students value the most for their learning; - To ascertain the form how the students provide and use feedback for the improvement of their learning; - To reflect on implementing feedback and cooperative learning strategies used in the pedagogical practice, in an investigation-action perspective. In a complementary way, it was also intended: - To investigate the cooperative teacher’s perception about the importance of feedback provided by the intern teacher and her peers in Science, Biology and Geology classes about the students’ learning; - To investigate the perception of the students involved in the study about the benefits for their learning of the work in a cooperative group implemented in Science, Biology and Geology classes. The data were collected from the application of the following instruments: Questionnaire A – Perceptions of the students about feedback, Questionnaire B – Scale of benefits of the Cooperative Learning, Questionnaire C – Perceptions of the Cooperative teacher about feedback, on the records made in the reflective Diary by the author of the study and on the works made by the students in cooperative group. The analysis of the data allows concluding that both the students and the cooperative teacher value the feedback activities in cooperative group. The students give more relevance to the feedback given by the intern teacher, whereas the cooperative teacher considers the colleagues’ feedback the most important. To the students, feedback enables them to improve the learning, to understand better the contents, to develop social skills, as sharing ideas and mutual support, among other aspects. As far as cooperative work is concerned, the students value its use, recognizing that it gives them social, academic and psychological benefits. In the intern teacher’s reflection, it is acknowledged the importance of the use of feedback and cooperative learning for the teaching / learning process.2016-09-23T10:22:23Z2016-09-23T00:00:00Z2016-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6462porSantos, Patrícia Caetano dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:02Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:37.533327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade
title A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade
spellingShingle A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade
Santos, Patrícia Caetano dos
Aprendizagem cooperativa
Avaliação formativa
Feedback
title_short A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade
title_full A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade
title_fullStr A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade
title_full_unstemmed A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade
title_sort A importância do feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia: perceção de alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade
author Santos, Patrícia Caetano dos
author_facet Santos, Patrícia Caetano dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Caetano dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Avaliação formativa
Feedback
topic Aprendizagem cooperativa
Avaliação formativa
Feedback
description O feedback é um elemento importante no processo de ensino e de aprendizagem, ocupando o décimo lugar no ranking dos fatores que têm maior influência no desempenho escolar dos alunos. A aprendizagem cooperativa é uma das formas mais poderosas de estruturar as situações de aprendizagem, influenciando o desempenho dos alunos (Hattie, 2009). Neste contexto foi desenvolvido, numa perspetiva de investigação-ação, um estudo no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e Estágio II do Curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estudo decorreu na Escola S/3 S. Pedro, Vila Real, Portugal, durante o ano letivo 2014/2015, envolveu 22 alunos de uma turma do 8º ano e 23 alunos de uma turma do 10º ano e pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos principais: - Investigar a perceção dos alunos envolvidos no estudo sobre a importância do feedback fornecido pela professora estagiária e pelos colegas nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia, na sua aprendizagem; - Identificar qual o feedback, dos colegas ou da professora estagiária, que os alunos mais valorizam para a sua aprendizagem; - Averiguar a forma como os alunos fornecem e utilizam o feedback na melhoria da sua aprendizagem; - Refletir sobre a implementação das estratégias de feedback e de aprendizagem cooperativa utilizadas na prática pedagógica, numa perspetiva de investigação-ação. De forma complementar pretendeu-se, ainda: - Investigar a perceção da professora cooperante sobre a importância do feedback fornecido pela professora estagiária e pelos pares nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia na aprendizagem dos alunos; - Investigar a perceção dos alunos envolvidos no estudo sobre os benefícios para a sua aprendizagem do trabalho em grupo cooperativo implementado nas aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação dos seguintes instrumentos: Questionário A - Perceções dos alunos sobre o feedback, Questionário B - Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa, Questionário C - Perceções da professora cooperante sobre o feedback, dos registos efetuados no Diário reflexivo pela autora do estudo e dos trabalhos realizados pelos alunos em grupo cooperativo. A análise dos dados obtidos permite concluir que quer os alunos, quer a professora cooperante, valorizam as atividades de feedback em grupo cooperativo. Os alunos dão mais relevância ao feedback recebido da professora estagiária, enquanto a professora cooperante considera o feedback dos colegas o mais importante. Para os alunos o feedback permite-lhes melhorar a aprendizagem, compreender melhor a matéria, desenvolver competências sociais, como a partilha de ideias e a entreajuda, entre outros aspetos. Relativamente ao trabalho cooperativo, os alunos valorizaram a sua utilização, reconhecendo que lhes traz benefícios sociais e benefícios académicos e psicológicos. Na reflexão da professora estagiária é reconhecida a importância da utilização do feedback e da aprendizagem cooperativa para o processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23T10:22:23Z
2016-09-23T00:00:00Z
2016-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6462
url http://hdl.handle.net/10348/6462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137121544437760