A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rafaela Vaz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45929
Resumo: Considera-se que uma loja bem iluminada permite atrair os comparadores, devido à atratividade e sensíbilidade que esta representa para os mesmos. Por outro lado, considera-se relevante o análise do traço de pessoa altamente sensível (PAS), devido às reações que os indivíduos apresentam à estimulação. Dada a pertinência, procede-se ao estudo da influência da luz no comportamento do consumidor em compras offline: o traço de alta sensibilidade como moderador na atratividade e qualidade percebida. Para isto, foi realizada uma metodologia quantitativa, com um design experimental entre sujeitos. O questionário foi realizado online, com uma amostra de 116 participantes. Como conclusões do estudo, é possível referir que a luminosidade da loja não influencia a atratividade e qualidade percebida da marca. Por outro lado, o traço de PAS moderou a relação destes com as variáveis anteriormente mencionadas. Assim, é necessário que as empresas repensem as forma como implementam as suas estratégias de marketing sensorial e análise das necessidades dos seus consumidores, sendo estes aspetos de relevância para qualquer marca, independentemente do mercado em que esta se insira.
id RCAP_5a3aff2adde9ccf35f6a288436563099
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade PercebidaMarketing SensorialLuzComportamento do consumidorTomada de decisãoCompra offlineAtratividadeQualidade percebidaPessoa altamente sensívelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoConsidera-se que uma loja bem iluminada permite atrair os comparadores, devido à atratividade e sensíbilidade que esta representa para os mesmos. Por outro lado, considera-se relevante o análise do traço de pessoa altamente sensível (PAS), devido às reações que os indivíduos apresentam à estimulação. Dada a pertinência, procede-se ao estudo da influência da luz no comportamento do consumidor em compras offline: o traço de alta sensibilidade como moderador na atratividade e qualidade percebida. Para isto, foi realizada uma metodologia quantitativa, com um design experimental entre sujeitos. O questionário foi realizado online, com uma amostra de 116 participantes. Como conclusões do estudo, é possível referir que a luminosidade da loja não influencia a atratividade e qualidade percebida da marca. Por outro lado, o traço de PAS moderou a relação destes com as variáveis anteriormente mencionadas. Assim, é necessário que as empresas repensem as forma como implementam as suas estratégias de marketing sensorial e análise das necessidades dos seus consumidores, sendo estes aspetos de relevância para qualquer marca, independentemente do mercado em que esta se insira.A well-lit store is considered to attract comparators, due to the attractiveness and sensitivity it represents to them. Additionally, the analysis of the highly sensitive person trait (PAS) is considered relevant, because of the reactions that individuals show to stimulation. Given the relevance, we proceeded to study the influence of light on consumer behavior in offline shopping: the high-sensitivity trait as a moderator in attractiveness and perceived quality. For this, a quantitative methodology was conducted, with a between-subjects experimental design. The questionnaire was conducted online, with a sample of 116 participants. As conclusions of the study, it is possible to mention that the brightness of the store does not influence the attractiveness and perceived quality of the brand. However, the PAS trait moderated their relationship with the previously mentioned variables. Thus, it is necessary for companies to rethink the way they implement their sensory marketing strategies and analyze their consumers' needs, as these aspects are relevant for any brand, regardless of the market in which it operates aspects of communication and analysis are thus aspects of great relevance for any brand, regardless of the market in which it operates.Martinez, LuísaRamos, FilipeRepositório ComumPinto, Rafaela Vaz2023-08-02T10:39:18Z2023-06-212023-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45929TID:203337166pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T15:45:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:13.664988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
title A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
spellingShingle A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
Pinto, Rafaela Vaz
Marketing Sensorial
Luz
Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
Compra offline
Atratividade
Qualidade percebida
Pessoa altamente sensível
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
title_full A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
title_fullStr A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
title_full_unstemmed A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
title_sort A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
author Pinto, Rafaela Vaz
author_facet Pinto, Rafaela Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinez, Luísa
Ramos, Filipe
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rafaela Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Sensorial
Luz
Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
Compra offline
Atratividade
Qualidade percebida
Pessoa altamente sensível
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing Sensorial
Luz
Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
Compra offline
Atratividade
Qualidade percebida
Pessoa altamente sensível
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Considera-se que uma loja bem iluminada permite atrair os comparadores, devido à atratividade e sensíbilidade que esta representa para os mesmos. Por outro lado, considera-se relevante o análise do traço de pessoa altamente sensível (PAS), devido às reações que os indivíduos apresentam à estimulação. Dada a pertinência, procede-se ao estudo da influência da luz no comportamento do consumidor em compras offline: o traço de alta sensibilidade como moderador na atratividade e qualidade percebida. Para isto, foi realizada uma metodologia quantitativa, com um design experimental entre sujeitos. O questionário foi realizado online, com uma amostra de 116 participantes. Como conclusões do estudo, é possível referir que a luminosidade da loja não influencia a atratividade e qualidade percebida da marca. Por outro lado, o traço de PAS moderou a relação destes com as variáveis anteriormente mencionadas. Assim, é necessário que as empresas repensem as forma como implementam as suas estratégias de marketing sensorial e análise das necessidades dos seus consumidores, sendo estes aspetos de relevância para qualquer marca, independentemente do mercado em que esta se insira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02T10:39:18Z
2023-06-21
2023-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45929
TID:203337166
url http://hdl.handle.net/10400.26/45929
identifier_str_mv TID:203337166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133529858113536