A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45929 |
Resumo: | Considera-se que uma loja bem iluminada permite atrair os comparadores, devido à atratividade e sensíbilidade que esta representa para os mesmos. Por outro lado, considera-se relevante o análise do traço de pessoa altamente sensível (PAS), devido às reações que os indivíduos apresentam à estimulação. Dada a pertinência, procede-se ao estudo da influência da luz no comportamento do consumidor em compras offline: o traço de alta sensibilidade como moderador na atratividade e qualidade percebida. Para isto, foi realizada uma metodologia quantitativa, com um design experimental entre sujeitos. O questionário foi realizado online, com uma amostra de 116 participantes. Como conclusões do estudo, é possível referir que a luminosidade da loja não influencia a atratividade e qualidade percebida da marca. Por outro lado, o traço de PAS moderou a relação destes com as variáveis anteriormente mencionadas. Assim, é necessário que as empresas repensem as forma como implementam as suas estratégias de marketing sensorial e análise das necessidades dos seus consumidores, sendo estes aspetos de relevância para qualquer marca, independentemente do mercado em que esta se insira. |
id |
RCAP_5a3aff2adde9ccf35f6a288436563099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45929 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade PercebidaMarketing SensorialLuzComportamento do consumidorTomada de decisãoCompra offlineAtratividadeQualidade percebidaPessoa altamente sensívelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoConsidera-se que uma loja bem iluminada permite atrair os comparadores, devido à atratividade e sensíbilidade que esta representa para os mesmos. Por outro lado, considera-se relevante o análise do traço de pessoa altamente sensível (PAS), devido às reações que os indivíduos apresentam à estimulação. Dada a pertinência, procede-se ao estudo da influência da luz no comportamento do consumidor em compras offline: o traço de alta sensibilidade como moderador na atratividade e qualidade percebida. Para isto, foi realizada uma metodologia quantitativa, com um design experimental entre sujeitos. O questionário foi realizado online, com uma amostra de 116 participantes. Como conclusões do estudo, é possível referir que a luminosidade da loja não influencia a atratividade e qualidade percebida da marca. Por outro lado, o traço de PAS moderou a relação destes com as variáveis anteriormente mencionadas. Assim, é necessário que as empresas repensem as forma como implementam as suas estratégias de marketing sensorial e análise das necessidades dos seus consumidores, sendo estes aspetos de relevância para qualquer marca, independentemente do mercado em que esta se insira.A well-lit store is considered to attract comparators, due to the attractiveness and sensitivity it represents to them. Additionally, the analysis of the highly sensitive person trait (PAS) is considered relevant, because of the reactions that individuals show to stimulation. Given the relevance, we proceeded to study the influence of light on consumer behavior in offline shopping: the high-sensitivity trait as a moderator in attractiveness and perceived quality. For this, a quantitative methodology was conducted, with a between-subjects experimental design. The questionnaire was conducted online, with a sample of 116 participants. As conclusions of the study, it is possible to mention that the brightness of the store does not influence the attractiveness and perceived quality of the brand. However, the PAS trait moderated their relationship with the previously mentioned variables. Thus, it is necessary for companies to rethink the way they implement their sensory marketing strategies and analyze their consumers' needs, as these aspects are relevant for any brand, regardless of the market in which it operates aspects of communication and analysis are thus aspects of great relevance for any brand, regardless of the market in which it operates.Martinez, LuísaRamos, FilipeRepositório ComumPinto, Rafaela Vaz2023-08-02T10:39:18Z2023-06-212023-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45929TID:203337166pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T15:45:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:13.664988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida |
title |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida |
spellingShingle |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida Pinto, Rafaela Vaz Marketing Sensorial Luz Comportamento do consumidor Tomada de decisão Compra offline Atratividade Qualidade percebida Pessoa altamente sensível Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida |
title_full |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida |
title_fullStr |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida |
title_full_unstemmed |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida |
title_sort |
A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade Percebida |
author |
Pinto, Rafaela Vaz |
author_facet |
Pinto, Rafaela Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martinez, Luísa Ramos, Filipe Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Rafaela Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Sensorial Luz Comportamento do consumidor Tomada de decisão Compra offline Atratividade Qualidade percebida Pessoa altamente sensível Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing Sensorial Luz Comportamento do consumidor Tomada de decisão Compra offline Atratividade Qualidade percebida Pessoa altamente sensível Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Considera-se que uma loja bem iluminada permite atrair os comparadores, devido à atratividade e sensíbilidade que esta representa para os mesmos. Por outro lado, considera-se relevante o análise do traço de pessoa altamente sensível (PAS), devido às reações que os indivíduos apresentam à estimulação. Dada a pertinência, procede-se ao estudo da influência da luz no comportamento do consumidor em compras offline: o traço de alta sensibilidade como moderador na atratividade e qualidade percebida. Para isto, foi realizada uma metodologia quantitativa, com um design experimental entre sujeitos. O questionário foi realizado online, com uma amostra de 116 participantes. Como conclusões do estudo, é possível referir que a luminosidade da loja não influencia a atratividade e qualidade percebida da marca. Por outro lado, o traço de PAS moderou a relação destes com as variáveis anteriormente mencionadas. Assim, é necessário que as empresas repensem as forma como implementam as suas estratégias de marketing sensorial e análise das necessidades dos seus consumidores, sendo estes aspetos de relevância para qualquer marca, independentemente do mercado em que esta se insira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-02T10:39:18Z 2023-06-21 2023-06-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45929 TID:203337166 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45929 |
identifier_str_mv |
TID:203337166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133529858113536 |