Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Raissa Jordão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15234
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente Comunicação Estratégica
id RCAP_5a6401e74a09243448f3648af9ce38da
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião públicaAgenda-settingAgenda-buildingImpeachmentAgenda mediáticaAgenda políticaOpinião públicaAgenda-settingAgenda-buildingImpeachmentMedia agendaPolicy agendaPublic opinionDissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente Comunicação EstratégicaEsta dissertação analisa e discute a atuação dos media como atores políticos diante do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, no Brasil. Concretamente, propõe-se a compreender a influência mediática sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública. Neste contexto, além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas técnicas de pesquisa quanti e qualitativas. Foi aplicado o inquérito por questionário com objetivo de compreender melhor a opinião pública e a análise de conteúdo, com o propósito de perceber a formação da agenda mediática, circunscreveu 154 capas de revista, 154 primeiras páginas de jornais impressos, 150 entradas de jornais televisivos e 828 notícias em meios online, além da análise do discurso de uma seleção destas, a fim de aprofundar conhecimentos. Ainda foram realizadas entrevistas qualitativas para perceber a influência dos media a partir de diferentes perspectivas. Os resultados comprovam a influência e responsabilidade dos media sobre a eclosão da crise política e do processo de impeachmentThis paper analyses and argues the media performance as political actors around the impeachment of former President Dilma Rousseff, in 2016, in Brazil. Specifically, it is proposed to understand the media influence on the crisis’ outbreak, pro-impeachment movements and public opinion. In this context, besides the literature research, had been done quantitative and qualitative research techniques. A survey had been applied as goal perceive the public opinion and a content analysis, in order to understand the formation of the media agenda, count with 154 magazine covers, 154 printed newspaper covers, 150 television journals and 828 news in online media, beyond a discourse analysis of part of it, in order to deepen knowledge. Still had been done qualitative interviews – in aim to perceive media influence from different perspectives. The results show the media’s influence and responsibility about the political crisis’ outbreak and the impeachment processInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasBelim, CéliaRepositório da Universidade de LisboaAlves, Raissa Jordão2018-04-10T16:17:17Z2018-02-282018-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15234TID:201970600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:56.624584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
title Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
spellingShingle Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
Alves, Raissa Jordão
Agenda-setting
Agenda-building
Impeachment
Agenda mediática
Agenda política
Opinião pública
Agenda-setting
Agenda-building
Impeachment
Media agenda
Policy agenda
Public opinion
title_short Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
title_full Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
title_fullStr Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
title_full_unstemmed Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
title_sort Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
author Alves, Raissa Jordão
author_facet Alves, Raissa Jordão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Belim, Célia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Raissa Jordão
dc.subject.por.fl_str_mv Agenda-setting
Agenda-building
Impeachment
Agenda mediática
Agenda política
Opinião pública
Agenda-setting
Agenda-building
Impeachment
Media agenda
Policy agenda
Public opinion
topic Agenda-setting
Agenda-building
Impeachment
Agenda mediática
Agenda política
Opinião pública
Agenda-setting
Agenda-building
Impeachment
Media agenda
Policy agenda
Public opinion
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente Comunicação Estratégica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-10T16:17:17Z
2018-02-28
2018-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15234
TID:201970600
url http://hdl.handle.net/10400.5/15234
identifier_str_mv TID:201970600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131097930399744