Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15234 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente Comunicação Estratégica |
id |
RCAP_5a6401e74a09243448f3648af9ce38da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15234 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião públicaAgenda-settingAgenda-buildingImpeachmentAgenda mediáticaAgenda políticaOpinião públicaAgenda-settingAgenda-buildingImpeachmentMedia agendaPolicy agendaPublic opinionDissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente Comunicação EstratégicaEsta dissertação analisa e discute a atuação dos media como atores políticos diante do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, no Brasil. Concretamente, propõe-se a compreender a influência mediática sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública. Neste contexto, além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas técnicas de pesquisa quanti e qualitativas. Foi aplicado o inquérito por questionário com objetivo de compreender melhor a opinião pública e a análise de conteúdo, com o propósito de perceber a formação da agenda mediática, circunscreveu 154 capas de revista, 154 primeiras páginas de jornais impressos, 150 entradas de jornais televisivos e 828 notícias em meios online, além da análise do discurso de uma seleção destas, a fim de aprofundar conhecimentos. Ainda foram realizadas entrevistas qualitativas para perceber a influência dos media a partir de diferentes perspectivas. Os resultados comprovam a influência e responsabilidade dos media sobre a eclosão da crise política e do processo de impeachmentThis paper analyses and argues the media performance as political actors around the impeachment of former President Dilma Rousseff, in 2016, in Brazil. Specifically, it is proposed to understand the media influence on the crisis’ outbreak, pro-impeachment movements and public opinion. In this context, besides the literature research, had been done quantitative and qualitative research techniques. A survey had been applied as goal perceive the public opinion and a content analysis, in order to understand the formation of the media agenda, count with 154 magazine covers, 154 printed newspaper covers, 150 television journals and 828 news in online media, beyond a discourse analysis of part of it, in order to deepen knowledge. Still had been done qualitative interviews – in aim to perceive media influence from different perspectives. The results show the media’s influence and responsibility about the political crisis’ outbreak and the impeachment processInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasBelim, CéliaRepositório da Universidade de LisboaAlves, Raissa Jordão2018-04-10T16:17:17Z2018-02-282018-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15234TID:201970600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:56.624584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública |
title |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública |
spellingShingle |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública Alves, Raissa Jordão Agenda-setting Agenda-building Impeachment Agenda mediática Agenda política Opinião pública Agenda-setting Agenda-building Impeachment Media agenda Policy agenda Public opinion |
title_short |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública |
title_full |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública |
title_fullStr |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública |
title_full_unstemmed |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública |
title_sort |
Os media como atores políticos na crise brasileira de 2016: Sua influência sobre a eclosão da crise, movimentos pró impeachment e opinião pública |
author |
Alves, Raissa Jordão |
author_facet |
Alves, Raissa Jordão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Belim, Célia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Raissa Jordão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agenda-setting Agenda-building Impeachment Agenda mediática Agenda política Opinião pública Agenda-setting Agenda-building Impeachment Media agenda Policy agenda Public opinion |
topic |
Agenda-setting Agenda-building Impeachment Agenda mediática Agenda política Opinião pública Agenda-setting Agenda-building Impeachment Media agenda Policy agenda Public opinion |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, vertente Comunicação Estratégica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-10T16:17:17Z 2018-02-28 2018-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15234 TID:201970600 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15234 |
identifier_str_mv |
TID:201970600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131097930399744 |