Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Judite de Jesus
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Cardoso, Paulo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293
Resumo: A animação audiovisual, enquanto expressão nítida da intercepção entre a arte e a comunicação para fins comerciais, oferece ao universo das marcas uma dimensão onírica e lúdica com o potencial de valorizar e diferenciar os produtos. Este trabalho parte de uma estrutura conceptual que atravessa a estratégia criativa publicitária, a sua expressão e a produção de cinema de animação. Com base nos depoimentos de cinco profissionais com reconhecida experiência na área em questão, são analisadas as várias etapas que estão envolvidas no processo de criação de um spot publicitário animado, o contributo de cada um dos profissionais envolvidos e as estratégias, técnicas e linguagens inerentes ao processo.
id RCAP_5a6821dd2aa8302cd7f3c53a2872c132
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/16293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidosA animação audiovisual, enquanto expressão nítida da intercepção entre a arte e a comunicação para fins comerciais, oferece ao universo das marcas uma dimensão onírica e lúdica com o potencial de valorizar e diferenciar os produtos. Este trabalho parte de uma estrutura conceptual que atravessa a estratégia criativa publicitária, a sua expressão e a produção de cinema de animação. Com base nos depoimentos de cinco profissionais com reconhecida experiência na área em questão, são analisadas as várias etapas que estão envolvidas no processo de criação de um spot publicitário animado, o contributo de cada um dos profissionais envolvidos e as estratégias, técnicas e linguagens inerentes ao processo.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16293https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16293/11493Ferreira, Judite de JesusCardoso, Paulo Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:16Zoai:proa.ua.pt:article/16293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:05.384049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
title Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
spellingShingle Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
Ferreira, Judite de Jesus
title_short Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
title_full Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
title_fullStr Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
title_full_unstemmed Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
title_sort Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
author Ferreira, Judite de Jesus
author_facet Ferreira, Judite de Jesus
Cardoso, Paulo Ribeiro
author_role author
author2 Cardoso, Paulo Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Judite de Jesus
Cardoso, Paulo Ribeiro
description A animação audiovisual, enquanto expressão nítida da intercepção entre a arte e a comunicação para fins comerciais, oferece ao universo das marcas uma dimensão onírica e lúdica com o potencial de valorizar e diferenciar os produtos. Este trabalho parte de uma estrutura conceptual que atravessa a estratégia criativa publicitária, a sua expressão e a produção de cinema de animação. Com base nos depoimentos de cinco profissionais com reconhecida experiência na área em questão, são analisadas as várias etapas que estão envolvidas no processo de criação de um spot publicitário animado, o contributo de cada um dos profissionais envolvidos e as estratégias, técnicas e linguagens inerentes ao processo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293
url https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16293
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16293/11493
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131678855135232