Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293 |
Resumo: | A animação audiovisual, enquanto expressão nítida da intercepção entre a arte e a comunicação para fins comerciais, oferece ao universo das marcas uma dimensão onírica e lúdica com o potencial de valorizar e diferenciar os produtos. Este trabalho parte de uma estrutura conceptual que atravessa a estratégia criativa publicitária, a sua expressão e a produção de cinema de animação. Com base nos depoimentos de cinco profissionais com reconhecida experiência na área em questão, são analisadas as várias etapas que estão envolvidas no processo de criação de um spot publicitário animado, o contributo de cada um dos profissionais envolvidos e as estratégias, técnicas e linguagens inerentes ao processo. |
id |
RCAP_5a6821dd2aa8302cd7f3c53a2872c132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/16293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidosA animação audiovisual, enquanto expressão nítida da intercepção entre a arte e a comunicação para fins comerciais, oferece ao universo das marcas uma dimensão onírica e lúdica com o potencial de valorizar e diferenciar os produtos. Este trabalho parte de uma estrutura conceptual que atravessa a estratégia criativa publicitária, a sua expressão e a produção de cinema de animação. Com base nos depoimentos de cinco profissionais com reconhecida experiência na área em questão, são analisadas as várias etapas que estão envolvidas no processo de criação de um spot publicitário animado, o contributo de cada um dos profissionais envolvidos e as estratégias, técnicas e linguagens inerentes ao processo.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16293https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16293/11493Ferreira, Judite de JesusCardoso, Paulo Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:16Zoai:proa.ua.pt:article/16293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:05.384049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos |
title |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos |
spellingShingle |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos Ferreira, Judite de Jesus |
title_short |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos |
title_full |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos |
title_fullStr |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos |
title_full_unstemmed |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos |
title_sort |
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos |
author |
Ferreira, Judite de Jesus |
author_facet |
Ferreira, Judite de Jesus Cardoso, Paulo Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Paulo Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Judite de Jesus Cardoso, Paulo Ribeiro |
description |
A animação audiovisual, enquanto expressão nítida da intercepção entre a arte e a comunicação para fins comerciais, oferece ao universo das marcas uma dimensão onírica e lúdica com o potencial de valorizar e diferenciar os produtos. Este trabalho parte de uma estrutura conceptual que atravessa a estratégia criativa publicitária, a sua expressão e a produção de cinema de animação. Com base nos depoimentos de cinco profissionais com reconhecida experiência na área em questão, são analisadas as várias etapas que estão envolvidas no processo de criação de um spot publicitário animado, o contributo de cada um dos profissionais envolvidos e as estratégias, técnicas e linguagens inerentes ao processo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293 https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293 |
url |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16293 https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16293/11493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1733-1741 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131678855135232 |