Interesses vocacionais dos alunos do 9º ano da Guiné-Bissau : um estudo de validação do SDS
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9478 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 |
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Interesses vocacionais dos alunos do 9º ano da Guiné-Bissau : um estudo de validação do SDSInteresses vocacionaisOrientação profissionalOrientação escolarTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013A dissertação parte do debate teórico em torno dos interesses vocacionais, interrogando o seu significado para os adolescentes. Discute-se, em particular, a Teoria de Interesses e das escolhas vocacionais de Holland, no âmbito da Orientação da Carreira. Evidencia-se, nesta teoria, a introdução de uma classificação de seis tipos de personalidade vocacionais (RIASEC), que permite agrupar os indivíduos de acordo com a sua auto-análise. Os ambientes como cursos e profissões podem também ser organizados pela mesma tipologia RIASEC. O estudo empírico foi realizado com os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade em Bissau. A amostra é constituída por 247 participantes de ambos os sexos, com idade mínima de 14 anos, que frequentam dois liceus privados. Com este estudo, pretende-se analisar as propriedades psicométricas do Inventário de Interesses e Exploração Auto-Dirigida (SDS) e averiguar se a teoria de interesses de Holland (RIASEC) tem aplicabilidade nos adolescentes da Guiné-Bissau. Os resultados replicam os estudos anteriores e indicam índices de precisão e validade para a medida dos interesses SDS, no contexto cultural da Guiné Bissau.The dissertation part of the theoretical debate around the vocational interests, questioning its meaning its meaning for teenagers. It discusses in particular the Theory of Interest and the vocational choices of Holland, under the Career Guidance. It is evident, in this theory, the introduction of a classification of six vocational personality types (RIASEC), which allows grouping individuals according to their self-analysis. Environments such as courses and professions can also be organized by the same RIASEC typology. The empirical study was conducted with students who attend the 9thgrade in Bissau.The sample consisted of 247 participants of both sexes, aged 14 years, attending two private high schools. This study aims to examine the psychometric properties of the Inventory of Interests and Self-Directed Exploration (SDS) and see if the theory of Holland interests (RIASEC) has applicability in adolescent in Guinea-Bissau. The results replicate previous studies and indicate levels of reliability and validity for the measurement of interests SDS, in the cultural context of Guinea Bissau.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaSampaio, Severino da Cruz2013-11-07T15:48:55Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9478TID:201028786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:41.124483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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