A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Liliana Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16416
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_5aab2cb05f0fc3cccacc3781fa010875
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentáriaMicroempresaSatisfação do ClienteQualidade do ServiçoSERVQUALMicroenterpriseClients' SatisfactionQuality of ServiceMestrado em Ciências EmpresariaisPerante um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, torna-se essencial para as empresas apostarem na qualidade como forma de sobrevivência. Promover a satisfação constante dos clientes aumenta vantagem competitiva de qualquer organização independentemente do setor de atividade. O presente estudo tem por objetivo perceber a qualidade do serviço de uma clínica médica dentária designada Flexsmile Clinic LDA, através das expetativas e perceções dos seus clientes. Nesta investigação foi aplicado o modelo SERVQUAL, considerado um dos métodos mais utilizados para medir a qualidade dos serviços e a satisfação dos seus clientes. Os resultados obtidos através do modelo SERVQUAL demonstram que as perceções dos clientes da Flexsmile estão ligeiramente abaixo das suas expetativas em todas as dimensões, querendo isto dizer que neste momento a clínica não está a prestar um serviço de qualidade de excelência, fator esse que pode causar insatisfação. Assim, de modo a reverter esta situação, é importante que a clínica reveja as suas estratégias de forma a melhorar aspetos cruciais para a satisfação dos clientes.Faced with an increasingly globalized and competitive world, it is essential for companies to focus on quality as a way of survival. Promoting customer satisfaction increases the competitive advantage of any organization regardless of the industry sector. This study aims to understand the quality of service of a dental medical clinic called Flexsmile Clinic LDA through the expectations and perceptions of its clients. The SERVQUAL model was used, as it is one of the most used methods to measure the quality of the services and the satisfaction of its clients. The SERVQUAL results demonstrate that perceptions of Flexsmile's customers are slightly below expectations across all dimensions, meaning that currently the clinic is not providing a high service standard, which can cause dissatisfaction. In order to reverse this situation it is important that the clinic reviews its strategies in order to improve crucial aspects of customer satisfaction.Instituto Superior de Economia e GestãoSoares, José CelestinoRepositório da Universidade de LisboaRamos, Liliana Patrícia Ferreira2018-11-28T13:31:45Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16416porRamos, Liliana Patrícia Ferreira (2018). "A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:49.736576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária
title A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária
spellingShingle A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária
Ramos, Liliana Patrícia Ferreira
Microempresa
Satisfação do Cliente
Qualidade do Serviço
SERVQUAL
Microenterprise
Clients' Satisfaction
Quality of Service
title_short A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária
title_full A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária
title_fullStr A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária
title_full_unstemmed A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária
title_sort A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária
author Ramos, Liliana Patrícia Ferreira
author_facet Ramos, Liliana Patrícia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, José Celestino
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Liliana Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Microempresa
Satisfação do Cliente
Qualidade do Serviço
SERVQUAL
Microenterprise
Clients' Satisfaction
Quality of Service
topic Microempresa
Satisfação do Cliente
Qualidade do Serviço
SERVQUAL
Microenterprise
Clients' Satisfaction
Quality of Service
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28T13:31:45Z
2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16416
url http://hdl.handle.net/10400.5/16416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Liliana Patrícia Ferreira (2018). "A qualidade do serviço e a satisfação do cliente : aplicação prática a uma clínica médica dentária". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131107735633920