Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40507 |
Resumo: | A televisão assume-se como um medium com elevada capacidade de agregação, continuando a ser as estações generalistas as que reúnem uma oferta mais diversa, desde conteúdos informativos, educativos e de entretenimento. Não obstante estes últimos serem frequentemente considerados como inferiores dado o seu tom ligeiro, são também os que registam melhores resultados em termos do índice de audiências. Os talk shows, formato de entretenimento por excelência, ocupam um papel de destaque na grelha das estações televisivas generalistas, como a TVI e a SIC, apelando a uma faixa populacional maioritariamente feminina. O presente estudo permite perceber a relação entre o alinhamento dos programas Goucha (TVI) e Júlia (SIC) e o índice de audiências, situando-se no domínio da célebre batalha pela liderança que se tem verificado ao longo dos anos entre as duas estações privadas. O enquadramento teórico elucida-nos acerca da evolução da televisão, das especificidades inerentes aos talk shows e do papel do apresentador responsável pela sua condução. O estudo empírico subsequente analisa os diferentes fatores que podem influenciar o sucesso dos talk shows. O estudo mostra-nos que o sucesso de um talk show se assume como uma equação multifatorial para a qual pesam diferentes fatores. Nos dez programas estudados, o formato Goucha venceu todas as emissões. As observações efetuadas permitiram-nos concluir que este tipo de formato parece beneficiar de uma certa uniformidade e consistência. |
id |
RCAP_5abd37e55d4cefdd0243f97d8881bb0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40507 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetriaTalk showsProgramação televisivaAlinhamentoAudimetriaApresentadoresTelevision programmingAlignmentAudience ratingHostsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA televisão assume-se como um medium com elevada capacidade de agregação, continuando a ser as estações generalistas as que reúnem uma oferta mais diversa, desde conteúdos informativos, educativos e de entretenimento. Não obstante estes últimos serem frequentemente considerados como inferiores dado o seu tom ligeiro, são também os que registam melhores resultados em termos do índice de audiências. Os talk shows, formato de entretenimento por excelência, ocupam um papel de destaque na grelha das estações televisivas generalistas, como a TVI e a SIC, apelando a uma faixa populacional maioritariamente feminina. O presente estudo permite perceber a relação entre o alinhamento dos programas Goucha (TVI) e Júlia (SIC) e o índice de audiências, situando-se no domínio da célebre batalha pela liderança que se tem verificado ao longo dos anos entre as duas estações privadas. O enquadramento teórico elucida-nos acerca da evolução da televisão, das especificidades inerentes aos talk shows e do papel do apresentador responsável pela sua condução. O estudo empírico subsequente analisa os diferentes fatores que podem influenciar o sucesso dos talk shows. O estudo mostra-nos que o sucesso de um talk show se assume como uma equação multifatorial para a qual pesam diferentes fatores. Nos dez programas estudados, o formato Goucha venceu todas as emissões. As observações efetuadas permitiram-nos concluir que este tipo de formato parece beneficiar de uma certa uniformidade e consistência.Television is a medium with a high aggregation capacity regarding the public, with the generalist stations continuing to bring together a more diverse offer, from informative, educational and entertainment content. Although the latter are often considered to be inferior given their light tone, they are also the ones with the best results in terms of audience ratings. Talk shows, one of the most famous entertainment formats, occupy a prominent role in the grid of generalist television stations, such as TVI and SIC, appealing to a mostly female population group. This study allows to understand the relation between the alignment of the talk shows Goucha (TVI) and Júlia (SIC) and the audience index, being part of the famous battle for the leadership that we have been assisting all over the years between the two private stations. The theoretical framework elucidates us about the evolution of television, the specificities of the talk shows and the role of the host responsible for its conduct. The subsequent empirical study explores the different factors that can influence the success of the talk shows. The study shows us that the success of a talk show is a multifactorial equation for which different factors weight. In the ten programs analyzed, the Goucha format won all the emissions. The observations allowed us to conclude that this type of format seems to benefit from a certain uniformity and consistencyBurnay, Catarina do Amaral Dias DuffVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Tiago Alexandre Martins2023-09-26T00:30:25Z2023-01-312022-092023-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40507TID:203228162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:41:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:41:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria |
title |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria |
spellingShingle |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria Gonçalves, Tiago Alexandre Martins Talk shows Programação televisiva Alinhamento Audimetria Apresentadores Television programming Alignment Audience rating Hosts Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria |
title_full |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria |
title_fullStr |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria |
title_full_unstemmed |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria |
title_sort |
Goucha e Júlia : uma relação entre as estratégias de alinhamento e a audimetria |
author |
Gonçalves, Tiago Alexandre Martins |
author_facet |
Gonçalves, Tiago Alexandre Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Burnay, Catarina do Amaral Dias Duff Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Tiago Alexandre Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Talk shows Programação televisiva Alinhamento Audimetria Apresentadores Television programming Alignment Audience rating Hosts Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Talk shows Programação televisiva Alinhamento Audimetria Apresentadores Television programming Alignment Audience rating Hosts Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A televisão assume-se como um medium com elevada capacidade de agregação, continuando a ser as estações generalistas as que reúnem uma oferta mais diversa, desde conteúdos informativos, educativos e de entretenimento. Não obstante estes últimos serem frequentemente considerados como inferiores dado o seu tom ligeiro, são também os que registam melhores resultados em termos do índice de audiências. Os talk shows, formato de entretenimento por excelência, ocupam um papel de destaque na grelha das estações televisivas generalistas, como a TVI e a SIC, apelando a uma faixa populacional maioritariamente feminina. O presente estudo permite perceber a relação entre o alinhamento dos programas Goucha (TVI) e Júlia (SIC) e o índice de audiências, situando-se no domínio da célebre batalha pela liderança que se tem verificado ao longo dos anos entre as duas estações privadas. O enquadramento teórico elucida-nos acerca da evolução da televisão, das especificidades inerentes aos talk shows e do papel do apresentador responsável pela sua condução. O estudo empírico subsequente analisa os diferentes fatores que podem influenciar o sucesso dos talk shows. O estudo mostra-nos que o sucesso de um talk show se assume como uma equação multifatorial para a qual pesam diferentes fatores. Nos dez programas estudados, o formato Goucha venceu todas as emissões. As observações efetuadas permitiram-nos concluir que este tipo de formato parece beneficiar de uma certa uniformidade e consistência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09 2023-09-26T00:30:25Z 2023-01-31 2023-01-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/40507 TID:203228162 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/40507 |
identifier_str_mv |
TID:203228162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547079378010112 |