Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Juliana dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29709
Resumo: A degradação do Planeta tem-se agravado devido à da ação do Homem, sendo fulcral alterar pensamentos, hábitos e práticas para que a exterminação dos recursos naturais não se suceda, para que a natureza se possa regenerar e não haja défice desses mesmos recursos. Neste sentido, a escola tem um grande peso para a sensibilização e consciencialização das crianças, já que é crucial que as mesmas adotem hábitos e práticas sustentáveis para que, futuramente, o mundo seja um lugar mais equilibrado ambientalmente. No projeto “Separa que o Planeta Repara” foi desenvolvido uma sequência didática sobre a separação de resíduos numa Eco-Escola de Aveiro. Esta organizou-se em onze sessões tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências em alunos de uma Eco-Escola do ensino básico, em particular ao nível da consciencialização e adoção de práticas sustentáveis relacionadas com a separação de resíduos em contexto escolar. Os resultados obtidos através de um inquérito por questionário (aplicado no início e final da sequência), grelhas de observação (com registos durante a implementação da sequência) e o diário da investigadora evidenciam que a implementação da referida sequência teve um impacte positivo nas crianças e contribuiu para a consciencialização das mesmas no que concerne à importância da separação de resíduos, bem como a proteção do meio ambiente, em contexto escolar e, em alguns, casos, até em contexto familiar. Como reflexão final pode-se avançar que esta temática deveria ser abordada, desenvolvida e refletida com maior frequência nas escolas e de forma constante, para mentalizar e formar cidadãos atentos e ativos a práticas sustentáveis visto que o Planeta está a atravessar por uma fase de degradação.
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