Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29709 |
Resumo: | A degradação do Planeta tem-se agravado devido à da ação do Homem, sendo fulcral alterar pensamentos, hábitos e práticas para que a exterminação dos recursos naturais não se suceda, para que a natureza se possa regenerar e não haja défice desses mesmos recursos. Neste sentido, a escola tem um grande peso para a sensibilização e consciencialização das crianças, já que é crucial que as mesmas adotem hábitos e práticas sustentáveis para que, futuramente, o mundo seja um lugar mais equilibrado ambientalmente. No projeto “Separa que o Planeta Repara” foi desenvolvido uma sequência didática sobre a separação de resíduos numa Eco-Escola de Aveiro. Esta organizou-se em onze sessões tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências em alunos de uma Eco-Escola do ensino básico, em particular ao nível da consciencialização e adoção de práticas sustentáveis relacionadas com a separação de resíduos em contexto escolar. Os resultados obtidos através de um inquérito por questionário (aplicado no início e final da sequência), grelhas de observação (com registos durante a implementação da sequência) e o diário da investigadora evidenciam que a implementação da referida sequência teve um impacte positivo nas crianças e contribuiu para a consciencialização das mesmas no que concerne à importância da separação de resíduos, bem como a proteção do meio ambiente, em contexto escolar e, em alguns, casos, até em contexto familiar. Como reflexão final pode-se avançar que esta temática deveria ser abordada, desenvolvida e refletida com maior frequência nas escolas e de forma constante, para mentalizar e formar cidadãos atentos e ativos a práticas sustentáveis visto que o Planeta está a atravessar por uma fase de degradação. |
id |
RCAP_5ac3976dafc24b7ad89f5e3d49510c06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/29709 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduosEducaçãoDesenvolvimento sustentávelEducação no 1ºCEBRecursos didáticosSeparação de resíduosA degradação do Planeta tem-se agravado devido à da ação do Homem, sendo fulcral alterar pensamentos, hábitos e práticas para que a exterminação dos recursos naturais não se suceda, para que a natureza se possa regenerar e não haja défice desses mesmos recursos. Neste sentido, a escola tem um grande peso para a sensibilização e consciencialização das crianças, já que é crucial que as mesmas adotem hábitos e práticas sustentáveis para que, futuramente, o mundo seja um lugar mais equilibrado ambientalmente. No projeto “Separa que o Planeta Repara” foi desenvolvido uma sequência didática sobre a separação de resíduos numa Eco-Escola de Aveiro. Esta organizou-se em onze sessões tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências em alunos de uma Eco-Escola do ensino básico, em particular ao nível da consciencialização e adoção de práticas sustentáveis relacionadas com a separação de resíduos em contexto escolar. Os resultados obtidos através de um inquérito por questionário (aplicado no início e final da sequência), grelhas de observação (com registos durante a implementação da sequência) e o diário da investigadora evidenciam que a implementação da referida sequência teve um impacte positivo nas crianças e contribuiu para a consciencialização das mesmas no que concerne à importância da separação de resíduos, bem como a proteção do meio ambiente, em contexto escolar e, em alguns, casos, até em contexto familiar. Como reflexão final pode-se avançar que esta temática deveria ser abordada, desenvolvida e refletida com maior frequência nas escolas e de forma constante, para mentalizar e formar cidadãos atentos e ativos a práticas sustentáveis visto que o Planeta está a atravessar por uma fase de degradação.The degradation of the planet has been aggravated by the action of mankind, being essential to change thoughts, habits and practices so that the extermination of natural resources does not happen, so that nature can regenerate and there is no shortage of those resources. In this sense, the school has a great weight to raise children's awareness, as it is crucial that they adopt sustainable habits and practices so that, in the future, the world will be a more environmentally balanced place. In the project “Separa que o Planeta Repara”, a didactic sequence on waste separation was developed in an Eco-School in Aveiro. This was organized in eleven sessions with the purpose of contributing to the development of competences in the students of an elementary school, particularly in terms of awareness and adoption of sustainable practices related to waste separation in school context. The results obtained through a questionnaire survey (applied at the beginning and end of the sequence), observation grids (with records during the implementation of the sequence) and the investigator's diary show that the implementation of this sequence had a positive impact on children, contributed to their awareness regarding the importance of waste separation, as well as the protection of the environment in the school context and, in some cases, even in the family context. As a final reflection it can be settled that this theme should be approached, developed and reflected more frequently in schools, to raise awareness and educate attentive and active citizens to sustainable practices as the planet is going through a phase of degradation.2020-11-04T14:03:36Z2019-12-02T00:00:00Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29709porCorreia, Juliana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:29Zoai:ria.ua.pt:10773/29709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:58.370436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos |
title |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos |
spellingShingle |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos Correia, Juliana dos Santos Educação Desenvolvimento sustentável Educação no 1ºCEB Recursos didáticos Separação de resíduos |
title_short |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos |
title_full |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos |
title_fullStr |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos |
title_full_unstemmed |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos |
title_sort |
Educação para a sustentabilidade no 1º CEB: desenvolvimento de uma sequência didática sobre a separação de resíduos |
author |
Correia, Juliana dos Santos |
author_facet |
Correia, Juliana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Juliana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desenvolvimento sustentável Educação no 1ºCEB Recursos didáticos Separação de resíduos |
topic |
Educação Desenvolvimento sustentável Educação no 1ºCEB Recursos didáticos Separação de resíduos |
description |
A degradação do Planeta tem-se agravado devido à da ação do Homem, sendo fulcral alterar pensamentos, hábitos e práticas para que a exterminação dos recursos naturais não se suceda, para que a natureza se possa regenerar e não haja défice desses mesmos recursos. Neste sentido, a escola tem um grande peso para a sensibilização e consciencialização das crianças, já que é crucial que as mesmas adotem hábitos e práticas sustentáveis para que, futuramente, o mundo seja um lugar mais equilibrado ambientalmente. No projeto “Separa que o Planeta Repara” foi desenvolvido uma sequência didática sobre a separação de resíduos numa Eco-Escola de Aveiro. Esta organizou-se em onze sessões tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências em alunos de uma Eco-Escola do ensino básico, em particular ao nível da consciencialização e adoção de práticas sustentáveis relacionadas com a separação de resíduos em contexto escolar. Os resultados obtidos através de um inquérito por questionário (aplicado no início e final da sequência), grelhas de observação (com registos durante a implementação da sequência) e o diário da investigadora evidenciam que a implementação da referida sequência teve um impacte positivo nas crianças e contribuiu para a consciencialização das mesmas no que concerne à importância da separação de resíduos, bem como a proteção do meio ambiente, em contexto escolar e, em alguns, casos, até em contexto familiar. Como reflexão final pode-se avançar que esta temática deveria ser abordada, desenvolvida e refletida com maior frequência nas escolas e de forma constante, para mentalizar e formar cidadãos atentos e ativos a práticas sustentáveis visto que o Planeta está a atravessar por uma fase de degradação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02T00:00:00Z 2019-12-02 2020-11-04T14:03:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/29709 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/29709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137675389698048 |