Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Leiliane Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24063
Resumo: O presente estudo apresenta resultados da investigação e, posterior ação, de um trabalho de intervenção realizado com uma criança surda matriculada na Educação Infantil II, de uma escola particular de São Luís-MA. A pesquisa parte da necessidade de compreender como ocorre a aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes. Sabe-se que aprender é uma capacidade que nasce com todo ser humano e que é desenvolvida ao longo de toda vida, que o aprendizado escolar é uma etapa essencial ao desenvolvimento intelectual da criança. Portanto, como objeto desta pesquisa temos uma criança de 5 (cinco) anos, com um grau de surdez do tipo moderado. Buscou-se nos testes cognitivos piagetianos respostas para compreensão do seu processo de aprendizagem e, em Vigotski para conhecer aspectos importantes do cotidiano escolar e familiar da criança, e sua interação social, pois interagindo com pessoas em seu ambiente familiar e escolar sua aprendizagem também vai se efetivando. Para o trabalho de intervenção sentiu-se a necessidade de realizar sessões de formação com a professora que colaborou na pesquisa, a fim de contribuir para a melhoria do seu trabalho em uma sala de aula onde está uma criança com necessidade educacional específica que é o nosso objeto de estudo. Esta precisão surge do fato da docente jamais ter trabalhado com crianças com deficiência e nunca ter tido formação específica, na área da educação especial, porém a formação não se restringiu somente a professora colaboradora, estendemo-la as demais professoras, visto o futuro da criança na escola. Sendo assim, para este trabalho apresentamos o Desenho Universal para Aprendizagem, a fim de garantir que esta professora e as demais profissionais da escola, planejem suas aulas de forma que garantam a aprendizagem não de um/uma aluno/a específico/a, mas de todos/as.
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