Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24063 |
Resumo: | O presente estudo apresenta resultados da investigação e, posterior ação, de um trabalho de intervenção realizado com uma criança surda matriculada na Educação Infantil II, de uma escola particular de São Luís-MA. A pesquisa parte da necessidade de compreender como ocorre a aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes. Sabe-se que aprender é uma capacidade que nasce com todo ser humano e que é desenvolvida ao longo de toda vida, que o aprendizado escolar é uma etapa essencial ao desenvolvimento intelectual da criança. Portanto, como objeto desta pesquisa temos uma criança de 5 (cinco) anos, com um grau de surdez do tipo moderado. Buscou-se nos testes cognitivos piagetianos respostas para compreensão do seu processo de aprendizagem e, em Vigotski para conhecer aspectos importantes do cotidiano escolar e familiar da criança, e sua interação social, pois interagindo com pessoas em seu ambiente familiar e escolar sua aprendizagem também vai se efetivando. Para o trabalho de intervenção sentiu-se a necessidade de realizar sessões de formação com a professora que colaborou na pesquisa, a fim de contribuir para a melhoria do seu trabalho em uma sala de aula onde está uma criança com necessidade educacional específica que é o nosso objeto de estudo. Esta precisão surge do fato da docente jamais ter trabalhado com crianças com deficiência e nunca ter tido formação específica, na área da educação especial, porém a formação não se restringiu somente a professora colaboradora, estendemo-la as demais professoras, visto o futuro da criança na escola. Sendo assim, para este trabalho apresentamos o Desenho Universal para Aprendizagem, a fim de garantir que esta professora e as demais profissionais da escola, planejem suas aulas de forma que garantam a aprendizagem não de um/uma aluno/a específico/a, mas de todos/as. |
id |
RCAP_5adfdf89d963944377b91c0e79b02d03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de casoAprendizagemCriançaSurdezRelações interpessoaisCiências MédicasO presente estudo apresenta resultados da investigação e, posterior ação, de um trabalho de intervenção realizado com uma criança surda matriculada na Educação Infantil II, de uma escola particular de São Luís-MA. A pesquisa parte da necessidade de compreender como ocorre a aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes. Sabe-se que aprender é uma capacidade que nasce com todo ser humano e que é desenvolvida ao longo de toda vida, que o aprendizado escolar é uma etapa essencial ao desenvolvimento intelectual da criança. Portanto, como objeto desta pesquisa temos uma criança de 5 (cinco) anos, com um grau de surdez do tipo moderado. Buscou-se nos testes cognitivos piagetianos respostas para compreensão do seu processo de aprendizagem e, em Vigotski para conhecer aspectos importantes do cotidiano escolar e familiar da criança, e sua interação social, pois interagindo com pessoas em seu ambiente familiar e escolar sua aprendizagem também vai se efetivando. Para o trabalho de intervenção sentiu-se a necessidade de realizar sessões de formação com a professora que colaborou na pesquisa, a fim de contribuir para a melhoria do seu trabalho em uma sala de aula onde está uma criança com necessidade educacional específica que é o nosso objeto de estudo. Esta precisão surge do fato da docente jamais ter trabalhado com crianças com deficiência e nunca ter tido formação específica, na área da educação especial, porém a formação não se restringiu somente a professora colaboradora, estendemo-la as demais professoras, visto o futuro da criança na escola. Sendo assim, para este trabalho apresentamos o Desenho Universal para Aprendizagem, a fim de garantir que esta professora e as demais profissionais da escola, planejem suas aulas de forma que garantam a aprendizagem não de um/uma aluno/a específico/a, mas de todos/as.The present study presents results of the investigation and, later, an intervention work carried out with a deaf child enrolled in Early Childhood Education II, of a private school in São Luís-MA. The research starts from the need to understand how a deaf child learns in the context of listeners. It is known that learning is a capacity that is born with every human being and is developed throughout life, that school learning is an essential step to the intellectual development of the child. Therefore, as object of this research we have a child of 5 (five) years, with a degree of deafness of the moderate type. We sought in the Piagetian cognitive tests answers to understand their learning process and in Vygotsky to know important aspects of the school and family everyday of the child, and their social interaction, therefore interacting with people in their family and school environment their learning will also becoming effective. For the intervention work it was felt the need to hold training sessions with the teacher who collaborated in the research, in order to contribute to the improvement of their work in a classroom where there is a child with specific educational need that is ours study object. This precision arises from the fact that the teacher has never worked with children with disabilities and never had specific training in the area of special education, but the training was not restricted to only the collaborating teacher, we extended it to other teachers, given the future of the child in school. Thus, for this work we present the Universal Design for Learning, in order to ensure that this teacher and the other professionals of the school, plan their classes in a way that guarantees the learning not of a specific student, but of all.Ramalho, Anabela Bárbara Panão GóisRepositório ComumFrazão, Leiliane Pereira2018-09-06T09:22:30Z2018-06-04T00:00:00Z2018-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24063202515966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:14.468594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso |
title |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso |
spellingShingle |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso Frazão, Leiliane Pereira Aprendizagem Criança Surdez Relações interpessoais Ciências Médicas |
title_short |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso |
title_full |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso |
title_fullStr |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso |
title_sort |
Aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes: um estudo de caso |
author |
Frazão, Leiliane Pereira |
author_facet |
Frazão, Leiliane Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramalho, Anabela Bárbara Panão Góis Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frazão, Leiliane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Criança Surdez Relações interpessoais Ciências Médicas |
topic |
Aprendizagem Criança Surdez Relações interpessoais Ciências Médicas |
description |
O presente estudo apresenta resultados da investigação e, posterior ação, de um trabalho de intervenção realizado com uma criança surda matriculada na Educação Infantil II, de uma escola particular de São Luís-MA. A pesquisa parte da necessidade de compreender como ocorre a aprendizagem de uma criança surda no contexto de ouvintes. Sabe-se que aprender é uma capacidade que nasce com todo ser humano e que é desenvolvida ao longo de toda vida, que o aprendizado escolar é uma etapa essencial ao desenvolvimento intelectual da criança. Portanto, como objeto desta pesquisa temos uma criança de 5 (cinco) anos, com um grau de surdez do tipo moderado. Buscou-se nos testes cognitivos piagetianos respostas para compreensão do seu processo de aprendizagem e, em Vigotski para conhecer aspectos importantes do cotidiano escolar e familiar da criança, e sua interação social, pois interagindo com pessoas em seu ambiente familiar e escolar sua aprendizagem também vai se efetivando. Para o trabalho de intervenção sentiu-se a necessidade de realizar sessões de formação com a professora que colaborou na pesquisa, a fim de contribuir para a melhoria do seu trabalho em uma sala de aula onde está uma criança com necessidade educacional específica que é o nosso objeto de estudo. Esta precisão surge do fato da docente jamais ter trabalhado com crianças com deficiência e nunca ter tido formação específica, na área da educação especial, porém a formação não se restringiu somente a professora colaboradora, estendemo-la as demais professoras, visto o futuro da criança na escola. Sendo assim, para este trabalho apresentamos o Desenho Universal para Aprendizagem, a fim de garantir que esta professora e as demais profissionais da escola, planejem suas aulas de forma que garantam a aprendizagem não de um/uma aluno/a específico/a, mas de todos/as. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-06T09:22:30Z 2018-06-04T00:00:00Z 2018-06-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24063 202515966 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24063 |
identifier_str_mv |
202515966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130026104324096 |