Violência na fratria, autoestima, autoeficácia e rendimento académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Marisa Pinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3037
Resumo: Os principais objetivos deste estudo foram apurar a existência (ou não) de uma relação entre a violência entre irmãos e a autoestima, a autoeficácia, o rendimento académico e as variáveis sociodemográficas. Para tal, recolhemos uma amostra online, de 439 participantes (Midade= 27.20; DP= 8.76; Min= 17, Máx = 69), maioritariamente do sexo feminino (n= 338), que responderam aos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico (versão adaptada de um questionário de Fernandes & Relva, 2008), à Escala de Autoeficácia Geral (Schwarzer & Jerusalem, 1995; versão portuguesa de Araújo & Moura, 2011), à Escala de Autoestima de Rosenberg (Rosenberg, 1987; versão portuguesa de Rocha & Matos, 2003) e às Escalas de Táticas de Conflito Revistas (Straus, Hamby, Boney-McCoy, & Sugarman, 1996; versão portuguesa de Paiva & Figueiredo, 2006; versão para o contexto fraterno de Relva & Fernandes, 2013). Os principais resultados revelam que: A autoeficácia está correlacionada significativamente com as seguintes subescalas da dimensão perpetração do CTS2-SP: negociação, ρ = .09, p < .05, e agressão física sem sequelas, ρ = -.11, p < .05; e com as seguintes subescalas da dimensão vitimização do mesmo questionário: negociação, ρ = .10, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.15, p < .01. Já a autoestima está correlacionada significativamente com as seguintes subescalas da dimensão perpetração: negociação, ρ = .13, p < .01, agressão psicológica, ρ = -.13, p < .01, agressão física sem sequelas, ρ = -.14, p < .01, coerção sexual, ρ = -.12, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.13, p < .01; e com as seguintes subescalas da dimensão vitimização: negociação, ρ = .14, p < .01, agressão psicológica, ρ = -.16, p < .01, agressão física sem sequelas, ρ = -.14, p < .01, coerção sexual, ρ = -.11, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.19, p < .01. Relativamente ao rendimento escolar, há uma correlação significativa entre a autoavaliação do rendimento escolar e a subescala negociação da dimensão perpetração, ρ = .14, p < .01, e a subescala negociação da dimensão vitimização, ρ = .16, p < .01.
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Para tal, recolhemos uma amostra online, de 439 participantes (Midade= 27.20; DP= 8.76; Min= 17, Máx = 69), maioritariamente do sexo feminino (n= 338), que responderam aos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico (versão adaptada de um questionário de Fernandes & Relva, 2008), à Escala de Autoeficácia Geral (Schwarzer & Jerusalem, 1995; versão portuguesa de Araújo & Moura, 2011), à Escala de Autoestima de Rosenberg (Rosenberg, 1987; versão portuguesa de Rocha & Matos, 2003) e às Escalas de Táticas de Conflito Revistas (Straus, Hamby, Boney-McCoy, & Sugarman, 1996; versão portuguesa de Paiva & Figueiredo, 2006; versão para o contexto fraterno de Relva & Fernandes, 2013). Os principais resultados revelam que: A autoeficácia está correlacionada significativamente com as seguintes subescalas da dimensão perpetração do CTS2-SP: negociação, ρ = .09, p < .05, e agressão física sem sequelas, ρ = -.11, p < .05; e com as seguintes subescalas da dimensão vitimização do mesmo questionário: negociação, ρ = .10, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.15, p < .01. Já a autoestima está correlacionada significativamente com as seguintes subescalas da dimensão perpetração: negociação, ρ = .13, p < .01, agressão psicológica, ρ = -.13, p < .01, agressão física sem sequelas, ρ = -.14, p < .01, coerção sexual, ρ = -.12, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.13, p < .01; e com as seguintes subescalas da dimensão vitimização: negociação, ρ = .14, p < .01, agressão psicológica, ρ = -.16, p < .01, agressão física sem sequelas, ρ = -.14, p < .01, coerção sexual, ρ = -.11, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.19, p < .01. Relativamente ao rendimento escolar, há uma correlação significativa entre a autoavaliação do rendimento escolar e a subescala negociação da dimensão perpetração, ρ = .14, p < .01, e a subescala negociação da dimensão vitimização, ρ = .16, p < .01.The main objectives of this study were to establish the existence of a relationship between sibling aggression and low self-esteem, self-efficacy, academic achievement and the sociodemographic variables. If such relationships existed, we further investigated their causality. Four-hundred and thirty nine participants answered an online survey (Mage = 27.20, SD = 8.76, Min = 17, Max = 69), being the majority female (n = 338). In this study we employed a sociodemographic questionnaire (adapted version for this study from an original adaptation by Fernandes & Relva, 2008), the General Self-Efficacy Scale (Schwarzer & Jerusalem, 1995; portuguese version by Araújo & Moura, 2011), the Rosenberg Self-Esteem Scale (Rosenberg, 1987; portuguese version by Rock & Matos, 2003) and the Revised Conflict Tactics Scales (Straus, Hamby, Boney-McCoy, & Sugarman, 1996; portuguese version by Paiva & Figueiredo 2006, version adapted for fraternal relationships by Relva & Fernandes, 2013). The main results show that: Self-efficacy is significantly correlated with the following subscales of the scale perpetration of the CTS2 - SP : negotiation , ρ = .09 , p < .05 , and physical aggression without sequelae , ρ = - .11 , p < . 05, and the following subscales of victimization´s dimension on the same survey: negotiation, ρ = .10 , p < .05 , and physical aggression with sequels , ρ = - .15 , p < .01 . Self-esteem was significantly correlated with the following subscales of the scale perpetration : negotiation , ρ = .13 , p < .01 , psychological aggression , ρ = - .13 , p < .01 , physical aggression without sequelae , ρ = - .14 , p < .01 , sexual coercion , ρ = - .12 , p < .05 , and physical aggression with sequels , ρ = - .13 , p < .01 , and with the following scale victimization subscales : negotiation , ρ = .14 , p < .01 , psychological aggression , ρ = - .16 , p < .01 , physical aggression without sequelae , ρ = - .14 , p < .01 , sexual coercion , ρ = - .11 , p < . 05 , and assault with sequels , ρ = - .19 , p < .01 . With regard to academic performance , there is a significant correlation between selfassessment of academic performance and the subscale negotiation of perpetration’s dimension , ρ = .14 , p < .01 , and the subscale negotiation of victimization’s dimension , ρ = .16 , p < .01.2014-03-14T10:54:15Z2014-03-14T00:00:00Z2014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3037porCosta, Ana Marisa Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:27Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:08.180454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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