Percurso de aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11493 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, nomeadamente da relação entre a concretização dos objetivos e dos descritores de desempenho das Metas Curriculares nos manuais escolares, no domínio da Escrita, para os 1.o e 5.o anos de escolaridade. Deste modo, este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que visa analisar e verificar se dois manuais escolares (1.º e 5.º anos) se encontram de acordo com as Metas Curriculares do Ensino Básico, no que concerne ao domínio da Escrita. Na segunda parte é contemplado o estágio efetuado em 1º CEB, sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2º CEB, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio. |
id |
RCAP_5af1445a3a0c626814474a36d3991c64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percurso de aprendizagensaprender a ensinar para ensinar a aprender: relatório finalManuais EscolaresInvestigação Sobre Manuais EscolaresPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloEnsino da EscritaO presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, nomeadamente da relação entre a concretização dos objetivos e dos descritores de desempenho das Metas Curriculares nos manuais escolares, no domínio da Escrita, para os 1.o e 5.o anos de escolaridade. Deste modo, este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que visa analisar e verificar se dois manuais escolares (1.º e 5.º anos) se encontram de acordo com as Metas Curriculares do Ensino Básico, no que concerne ao domínio da Escrita. Na segunda parte é contemplado o estágio efetuado em 1º CEB, sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2º CEB, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio.Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumMota, Ana Luísa Espadinha Ferreira2016-02-29T11:37:56Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11493201333139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:32.336933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso de aprendizagens aprender a ensinar para ensinar a aprender: relatório final |
title |
Percurso de aprendizagens |
spellingShingle |
Percurso de aprendizagens Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino da Escrita |
title_short |
Percurso de aprendizagens |
title_full |
Percurso de aprendizagens |
title_fullStr |
Percurso de aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Percurso de aprendizagens |
title_sort |
Percurso de aprendizagens |
author |
Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira |
author_facet |
Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Lola Geraldes, 1973- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Ana Luísa Espadinha Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino da Escrita |
topic |
Manuais Escolares Investigação Sobre Manuais Escolares Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino da Escrita |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, nomeadamente da relação entre a concretização dos objetivos e dos descritores de desempenho das Metas Curriculares nos manuais escolares, no domínio da Escrita, para os 1.o e 5.o anos de escolaridade. Deste modo, este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que visa analisar e verificar se dois manuais escolares (1.º e 5.º anos) se encontram de acordo com as Metas Curriculares do Ensino Básico, no que concerne ao domínio da Escrita. Na segunda parte é contemplado o estágio efetuado em 1º CEB, sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2º CEB, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-29T11:37:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11493 201333139 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11493 |
identifier_str_mv |
201333139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011099201536 |