Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11382 |
Resumo: | Este relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclo, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Esta disciplina envolveu dois estágios nos dois ciclos que irão ser referidos neste documento, bem como um estudo na área de Português. Este documento contém, num primeiro capítulo, uma componente investigativa que consiste na análise de manuais escolares de Português do terceiro ano de escolaridade. Com esta análise pretendeu-se verificar a presença da Educação Literária nos manuais escolhidos. Num segundo capítulo é apresentado o estágio realizado no 1.º Ciclo, mencionando o contexto em que decorreu, bem como a escola e as caracterizações de ambas, a turma e as suas especificidades. Além disso, constam, também, a fundamentação das práticas realizadas, duas experiências-chave devido a experiências vivenciadas que se destacaram e a reflexão sobre o estágio. Num terceiro capítulo é exposto o estágio realizado no 2.º Ciclo nas quatro áreas do saber: Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Para cada uma das áreas é apresentada a fundamentação e a reflexão das práticas. Este relatório termina com as considerações finais em que se revela uma breve reflexão de todo o percurso vivido durante a Prática Educativa. |
id |
RCAP_d7efe2a4514022e0fef20b2a260614bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11382 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintasEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaEste relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclo, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Esta disciplina envolveu dois estágios nos dois ciclos que irão ser referidos neste documento, bem como um estudo na área de Português. Este documento contém, num primeiro capítulo, uma componente investigativa que consiste na análise de manuais escolares de Português do terceiro ano de escolaridade. Com esta análise pretendeu-se verificar a presença da Educação Literária nos manuais escolhidos. Num segundo capítulo é apresentado o estágio realizado no 1.º Ciclo, mencionando o contexto em que decorreu, bem como a escola e as caracterizações de ambas, a turma e as suas especificidades. Além disso, constam, também, a fundamentação das práticas realizadas, duas experiências-chave devido a experiências vivenciadas que se destacaram e a reflexão sobre o estágio. Num terceiro capítulo é exposto o estágio realizado no 2.º Ciclo nas quatro áreas do saber: Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Para cada uma das áreas é apresentada a fundamentação e a reflexão das práticas. Este relatório termina com as considerações finais em que se revela uma breve reflexão de todo o percurso vivido durante a Prática Educativa.Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumFerreira, Ana Carolina Teixeira2016-02-17T10:01:57Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11382201333015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:22.227456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintas |
title |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintas |
spellingShingle |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintas Ferreira, Ana Carolina Teixeira Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintas |
title_full |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintas |
title_fullStr |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintas |
title_full_unstemmed |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintas |
title_sort |
Percurso de aprendizagens entre realidades distintas |
author |
Ferreira, Ana Carolina Teixeira |
author_facet |
Ferreira, Ana Carolina Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Lola Geraldes, 1973- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Carolina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
Este relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclo, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Esta disciplina envolveu dois estágios nos dois ciclos que irão ser referidos neste documento, bem como um estudo na área de Português. Este documento contém, num primeiro capítulo, uma componente investigativa que consiste na análise de manuais escolares de Português do terceiro ano de escolaridade. Com esta análise pretendeu-se verificar a presença da Educação Literária nos manuais escolhidos. Num segundo capítulo é apresentado o estágio realizado no 1.º Ciclo, mencionando o contexto em que decorreu, bem como a escola e as caracterizações de ambas, a turma e as suas especificidades. Além disso, constam, também, a fundamentação das práticas realizadas, duas experiências-chave devido a experiências vivenciadas que se destacaram e a reflexão sobre o estágio. Num terceiro capítulo é exposto o estágio realizado no 2.º Ciclo nas quatro áreas do saber: Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Para cada uma das áreas é apresentada a fundamentação e a reflexão das práticas. Este relatório termina com as considerações finais em que se revela uma breve reflexão de todo o percurso vivido durante a Prática Educativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-02-17T10:01:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11382 201333015 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11382 |
identifier_str_mv |
201333015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130010087325696 |