Percurso de aprendizagens entre realidades distintas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Carolina Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11382
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclo, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Esta disciplina envolveu dois estágios nos dois ciclos que irão ser referidos neste documento, bem como um estudo na área de Português. Este documento contém, num primeiro capítulo, uma componente investigativa que consiste na análise de manuais escolares de Português do terceiro ano de escolaridade. Com esta análise pretendeu-se verificar a presença da Educação Literária nos manuais escolhidos. Num segundo capítulo é apresentado o estágio realizado no 1.º Ciclo, mencionando o contexto em que decorreu, bem como a escola e as caracterizações de ambas, a turma e as suas especificidades. Além disso, constam, também, a fundamentação das práticas realizadas, duas experiências-chave devido a experiências vivenciadas que se destacaram e a reflexão sobre o estágio. Num terceiro capítulo é exposto o estágio realizado no 2.º Ciclo nas quatro áreas do saber: Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Para cada uma das áreas é apresentada a fundamentação e a reflexão das práticas. Este relatório termina com as considerações finais em que se revela uma breve reflexão de todo o percurso vivido durante a Prática Educativa.
id RCAP_d7efe2a4514022e0fef20b2a260614bd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percurso de aprendizagens entre realidades distintasEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaEste relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclo, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Esta disciplina envolveu dois estágios nos dois ciclos que irão ser referidos neste documento, bem como um estudo na área de Português. Este documento contém, num primeiro capítulo, uma componente investigativa que consiste na análise de manuais escolares de Português do terceiro ano de escolaridade. Com esta análise pretendeu-se verificar a presença da Educação Literária nos manuais escolhidos. Num segundo capítulo é apresentado o estágio realizado no 1.º Ciclo, mencionando o contexto em que decorreu, bem como a escola e as caracterizações de ambas, a turma e as suas especificidades. Além disso, constam, também, a fundamentação das práticas realizadas, duas experiências-chave devido a experiências vivenciadas que se destacaram e a reflexão sobre o estágio. Num terceiro capítulo é exposto o estágio realizado no 2.º Ciclo nas quatro áreas do saber: Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Para cada uma das áreas é apresentada a fundamentação e a reflexão das práticas. Este relatório termina com as considerações finais em que se revela uma breve reflexão de todo o percurso vivido durante a Prática Educativa.Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumFerreira, Ana Carolina Teixeira2016-02-17T10:01:57Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11382201333015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:22.227456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
title Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
spellingShingle Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
Ferreira, Ana Carolina Teixeira
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
title_full Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
title_fullStr Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
title_full_unstemmed Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
title_sort Percurso de aprendizagens entre realidades distintas
author Ferreira, Ana Carolina Teixeira
author_facet Ferreira, Ana Carolina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Carolina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description Este relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclo, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Esta disciplina envolveu dois estágios nos dois ciclos que irão ser referidos neste documento, bem como um estudo na área de Português. Este documento contém, num primeiro capítulo, uma componente investigativa que consiste na análise de manuais escolares de Português do terceiro ano de escolaridade. Com esta análise pretendeu-se verificar a presença da Educação Literária nos manuais escolhidos. Num segundo capítulo é apresentado o estágio realizado no 1.º Ciclo, mencionando o contexto em que decorreu, bem como a escola e as caracterizações de ambas, a turma e as suas especificidades. Além disso, constam, também, a fundamentação das práticas realizadas, duas experiências-chave devido a experiências vivenciadas que se destacaram e a reflexão sobre o estágio. Num terceiro capítulo é exposto o estágio realizado no 2.º Ciclo nas quatro áreas do saber: Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. Para cada uma das áreas é apresentada a fundamentação e a reflexão das práticas. Este relatório termina com as considerações finais em que se revela uma breve reflexão de todo o percurso vivido durante a Prática Educativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-02-17T10:01:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11382
201333015
url http://hdl.handle.net/10400.26/11382
identifier_str_mv 201333015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130010087325696