Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria de Fátima da Silva Barbosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1667
Resumo: Exame público realizado em 5 de Julho de 2012.
id RCAP_5b26af863c76d5eb7c904e610aef0873
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivoEducação EspecialIntervenção psicológicaNecessidades Educativas EspeciaisExame público realizado em 5 de Julho de 2012.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.O envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo é um indicador importante a vários níveis, nomeadamente ao nível das intervenções preventivas, permitindo urna deteção precoce da falta de investimento do aluno na escola. Tradicionalmente, o envolvimento dos alunos com a escola tem sido avaliado numa perspetiva comportamental. Recentemente tem aumentado o consenso de que a compreensão do envolvimento dos alunos com a escola deve incluir a compreensão de outros indicadores de envolvimento, nomeadamente envolvimento cognitivo e psicológico. Apesar disso, e apesar de os alunos com défice cognitivo apresentarem um risco acrescido de trajetórias académicas desadaptativas e de abandono escolar precoce, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado o envolvimento com a escola numa perspetiva compósita em alunos com défice cognitivo. O objetivo deste estudo foi avaliar o envolvimento com a escola em alunos com défice cognitivo, numa perspetiva multidimensional. Participaram neste estudo 333 alunos, 95 com Défice cognitivo e 238 sem Défice Cognitivo. Os resultados revelaram que os alunos com défice cognitivo apresentam índices menores de envolvimento cognitivo, incluindo índices inferiores de motivação intrínseca, manifestam índices mais desfavoráveis ao nível das aspirações e metas futuras e percecionam menor apoio da família para a aprendizagem. Estes resultados são congruentes com estudos anteriores e contribuem para uma melhor compreensão do envolvimento dos alunos com défice cognitivo com a escola, numa perspetiva multidimensional.Abstract: The level of involvement in school life is a significant factor for the identification of students with cognitive deficit. It plays a crucial role in what concerns early detection of lack of commitment to school by those students and, therefore, allowing early intervention and prevention. The engagement of a student in school has usually been assessed in a behaviour’s perspective. However, there has recently been an understanding that it should include other evidence of interest, namely cognitive and psychological ones. Although students with cognitive deficit show a higher risk of disruptive schooling performances and of becoming early school leavers, it isn’t known any study that has evaluated the level of involvement of these students in school considering a composite perspective. The aim of this study is to assess the involvement in school of students with cognitive deficit considering a multidimensional perspective. There were 333 students taking part in the study: 95 with cognitive deficit and 238 with non-cognitive deficit. The results have shown that the ones with low levels of cognitive development reveal low levels of motivation, ambition, future aspirations or goals and also less familiy support in what concerns learning. Besides concurring with previous studies the results contribute for a better understanding of the students with cognitive deficit in a multidimensional perspective.2015-10-21T14:38:21Z2015-10-212012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1667http://hdl.handle.net/11067/1667porPires, Maria de Fátima da Silva Barbosainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:11Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:04.178850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
title Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
spellingShingle Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
Pires, Maria de Fátima da Silva Barbosa
Educação Especial
Intervenção psicológica
Necessidades Educativas Especiais
title_short Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
title_full Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
title_fullStr Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
title_full_unstemmed Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
title_sort Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
author Pires, Maria de Fátima da Silva Barbosa
author_facet Pires, Maria de Fátima da Silva Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria de Fátima da Silva Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Intervenção psicológica
Necessidades Educativas Especiais
topic Educação Especial
Intervenção psicológica
Necessidades Educativas Especiais
description Exame público realizado em 5 de Julho de 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-10-21T14:38:21Z
2015-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1667
http://hdl.handle.net/11067/1667
url http://hdl.handle.net/11067/1667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136760820662272