Destination Brand Experience: Antecedentes e consequentes de uma experiência de marca no destino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Carlos Eduardo Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94740
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
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spelling Destination Brand Experience: Antecedentes e consequentes de uma experiência de marca no destinoDestination Brand Experience: Antecedents and consequents of a destination brand experienceExperiência de marca no destinoCocriaçãoIntenção de recomendaIntenção de revisitarQualidade percebidaDestination Brand ExperienceCocreationIntention to recommendIntention to revisitPerceived QualityDissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de EconomiaObjetivos: O objetivo desta investigação é identificar os antecedentes e consequentes da experiência de marca turística.Abordagem: O modelo conceitual apresenta 6 hipóteses relativas à marca pessoal e o teste é baseado em uma amostra com 227 pessoas, a maioria de Portugal. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário online, que foi analisado estatisticamente através do modelo de equações estruturais.Resultados: A qualidade percebida, a cocriação e o valor ambiental apresentaram um impacto positivo na experiência de marca turística no resultado total da amostra. Nem todas as variáveis antecedentes tiveram impacto positivo nas subvariáveis da experiência de marca turística. Além disso foram encontradas relações positivas entre a experiência de marca do destino e a intenção de recomendar/intenção de revisitar. Nem todas as subvariáveis da experiência de marca turística tiveram impacto positivo nas suas consequentes (intenção de recomendar e intenção de revisitar). Por fim, foi encontrada relação positiva entre a intenção de recomendar e a intenção de revisitr.Limitações e futuras linhas de investigação: Este estudo se baseou em uma pequena amostra de conveniência, com 227 pessoas, sendo necessário aprofundar as investigações a respeito do tema, contemplando outros países em pesquisas futuras. Outras métricas podem ser utilizadas para medir as variáveis em questão e novas variáveis devem ser testadas.Contribuições práticas: Na prática, o modelo apresentado neste estudo permitiu destacar três inovações: 1) perceber os elementos preponderantes na construção de uma experiência de marca de sucesso no Brasil; 2) compreender quais os atributos que o Brasil deve desenvolver para construir uma efectiva experiência de marca neste destino; 3) compreender os efeitos de se construir uma experiência de marca no Brasil forte, levando os turistas a recomendar e a revisitar o paísPurpose: The purpose of this investigation is to identify the antecedents and consequences of the tourist brand experience.Approach: The conceptual model presents 6 hypotheses regarding the personal brand and the test is based on a sample of 227 people, most from Portugal. The data were collected from an online questionnaire, which was statistically analyzed using the structural equation model.Results: The perceived quality, co-creation and the environmental value had a positive impact on the tourist brand experience in the total result of the sample. Not all antecedent variables had a positive impact on the subvariables of the tourist brand experience. In addition, positive relationships were found between the destination brand experience and the intention to recommend / intention to revisit. Not all subvariables of the tourist brand experience had a positive impact on their consequences (intention to recommend and intention to revisit). Finally, a positive relationship was found between the intention to recommend and the intention to revisitr.Limitations and future lines of investigation: This study was based on a small sample of convenience, with 227 people, being necessary to deepen the investigations on the subject, including other countries in future research. Other metrics can be used to measure the variables in question and new variables must be tested.Practical contributions: In practice, the model presented in this study allowed us to highlight three innovations: 1) to perceive the preponderant elements in the construction of a successful brand experience in Brazil; 2) understand what attributes Brazil must develop in order to build an effective brand experience in this destination; 3) understand the effects of building a strong brand experience in Brazil, leading tourists to recommend and revisit the country.2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94740http://hdl.handle.net/10316/94740TID:202708802porLourenço, Carlos Eduardo Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:04:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:24.194526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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