Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria de Fátima Rodrigues dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38092
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_5b3d7615bec4f08ded7299aa60a3ecdc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiarEducação de infânciaMúsicaEducaçãoCulturaTipologias musicaisChildhood educationMusicEducationCultureMusical typesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório, resultado da Prática de Ensino Supervisionada, incluída no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, narra o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, delineado e consolidado nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, no Centro Social das Taipas. Tem como título: Que Música Ouvimos? Estudo Exploratório com Crianças em Contexto de Creche, Pré- Escolar e Familiar. O tema do projeto foi escolhido e desenhado após o período de observação, e os objetivos consistiam em: identificar tipologias musicais na Creche no Pré-Escolar e em casa; refletir sobre a música como um produto cultural e social do ser humano; explorar diferentes sons incutindo o gosto pela música. Pretendi criar um ambiente musical rico em estímulos, proporcionando oportunidades de escuta e exploração diversificadas, onde pelas reações das crianças e pelo diálogo estabelecido com as educadoras, conseguisse responder à questão do projeto no que se refere aos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. No que concerne à metodologia de investigação, o trabalho aproximou-se a um Estudo Exploratório e os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: notas de campo, registo fotográfico; foram, também, aplicados questionários aos pais com o objetivo de conhecer a música que ouvem no contexto familiar. No que se refere aos dados obtidos constatou-se que a música Infantil e o Pop/Rock são as tipologias musicais mais ouvidas nos contextos de Creche, de Educação Pré-Escolar e Familiar, e que a tipologia Popular/Tradicional não é do conhecimento do grupo no contexto de Creche, e o Jazz no contexto de Educação Pré-Escolar, assim como no familiar. Ao longo da implementação do projeto, as crianças estiveram sempre motivadas e envolvidas nas atividades com grande entusiasmo, o que demonstra o seu interesse e contentamento na concretização das mesmas.The following report is the result of the Supervised Teaching Practice, included in the Master's study plan of Pre-School Education by the Institute of Education, University of Minho. It tells the development and evaluation of the intervention project, delineated and consolidated in the context of Day Nursery and Pre-school Education on Taipas’s Social Centre. Entitled: What Music Do We Hear? Exploratory Study with Children in Nursery, Pre-school and Familiar Context. The subject of this project was chosen and developed after an observation period, and it main purposes were: to identify musical types in the Day Nursery, in Preschool and at home; to think about music as a cultural and social product of the human being; to explore different sounds teaching children to love music. I aimed to create a musical environment full of motivations that could provide not only different listening and development opportunities, but also, through children’s reactions and the dialogue with the teachers, to answer the question of this project. Regarding the research methodology, the project came into an exploratory study and data collection tools were: field notes, photographic records; were also made some questionnaires to the parents in order to discover the music they hear in the family context. Concerning the obtained data, we realized that the Child Music and Pop / Rock were the most listened types in the Day Nursery, Pre-School Education and Family contexts, and, in other hand, that the Nursery group do not know Traditional type as well as the Jazz type in the preschool education and family contexts. Throughout the development of this project, children were always motivated and involved in activities with great enthusiasm, which proves their interest and satisfaction in their achievement.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoFerreira, Maria de Fátima Rodrigues dos Santos20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38092por201513994info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:14.447610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
title Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
spellingShingle Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
Ferreira, Maria de Fátima Rodrigues dos Santos
Educação de infância
Música
Educação
Cultura
Tipologias musicais
Childhood education
Music
Education
Culture
Musical types
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
title_full Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
title_fullStr Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
title_full_unstemmed Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
title_sort Que música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
author Ferreira, Maria de Fátima Rodrigues dos Santos
author_facet Ferreira, Maria de Fátima Rodrigues dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, António
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria de Fátima Rodrigues dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Música
Educação
Cultura
Tipologias musicais
Childhood education
Music
Education
Culture
Musical types
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de infância
Música
Educação
Cultura
Tipologias musicais
Childhood education
Music
Education
Culture
Musical types
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38092
url http://hdl.handle.net/1822/38092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133016485789696