Levar a música à Creche: a importância de vivências musicais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58268 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
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Levar a música à Creche: a importância de vivências musicaisBring music to the Nursery: the importance of musical experiencesMúsicaInfânciaCrecheAculturação musicalMusicChildhoodNurseryMusical acculturationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Estágio – Intervenção Pedagógica I, realizado no contexto de Creche, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré- Escolar e pretende dar a conhecer o trabalho realizado durante a implementação do Projeto de Intervenção intitulado Levar a música à Creche: a importância de vivências musicais . Com a implementação do Projeto de Intervenção pretendi investir na aculturação musical das crianças, através de propostas lúdicas que assumiram como principais objetivos: permitir o usufruto musical; potenciar atividades musicais diversificadas; promover o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; promover a aprendizagem ativa através da música; e compreender o potencial da música na infância. O trabalho desenvolvido teve por base uma aposta na observação e reflexão como forma de resolver problemas e adequar práticas, e por isso, a metodologia de investigação usada foi uma aproximação à Investigação-Ação. Como suporte da reflexão, os instrumentos de recolha de dados utilizados foram, para além da necessária observação, as notas de campo e o registo fotográfico. De mencionar ainda a utilização da Escala de Envolvimento da Criança: Manual DQP – Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Bertram e Pascal, 2009) – que utilizei para avaliar as atividades propostas ao grupo. Os objetivos propostos para este trabalho foram cumpridos com sucesso, já que os momentos de intervenção se revelaram momentos de investimento na aculturação musical do grupo, criando oportunidades para explorar e usufruir dos diversos momentos, de modo a construir conhecimento ativamente. As crianças participaram com empenho, dedicação e mostraram-se muito interessadas pelas propostas apresentadas, revelando progressos nas suas aprendizagens, tornando-se mais autónomas e desenvolvendo o sentido de convivência em grupo. Apesar de o processo de estágio não ter contribuído com dados concretos para a clarificação do último objetivo, relacionado com o papel da música na infância, a análise de referenciais teóricos associada à reflexão do percurso, levam-me a aferir que a aposta na aculturação musical das crianças desde tenra idade representa um investimento na educação holística da criança e contribui em grande medida para o estabelecimento de atitudes positivas perante a música.This report was developed in the internship – Pedagogical Intervention I, held in the context of Nursery, integrated into the plan of studies of a Master's degree in Pre-School Education and want to make known the work carried out during the implementation of the Intervention Project entitled Bring music to the Nursery: the importance of musical experiences . With the implementation of the Intervention Project I intended to invest on children’s musical acculturation, through playful proposals that took over as main objectives: allow musical enjoyment; enhance diverse musical activities; promote the contact with various forms of expression and communication; promote active learning through music; and understand the potential of music in childhood. The work developed was based on a bet on the observation and reflection as a way to solve problems and adapt practices, and that is why, the research methodology used was based on the research-action approach. As a resource for the reflection, the data collection instruments used were, in addition of the necessary observation, the field notes and photographic record. To mention also, the use of the Scale of Involvement of the Child: Manual DQP -Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Bertram e Pascal, 2009) – that I used to assess the proposed activities to the group. The proposed objectives for this work were completed successfully, since the times of intervention showed moments of musical acculturation investment, creating opportunities to explore and enjoy the various moments in order to construct knowledge actively. The children took part with commitment, dedication and showed themselves very interested by proposals, revealing progresses in their learning, becoming more autonomous and developing the sense of group coexistence. Although the process don't have contributed with concrete data for clarifying the final goal, related to the role of music in childhood, the analysis of theoretical references associated with the reflection of the route, lead me to determine that the musical acculturation of children from an early age represents an investment in the holistic education of children and contributes largely to the establishment of positive attitudes towards the music.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoPinto, Ana Cecília Fernandes20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58268por202134822info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:48.107711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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