A importância da marca Madeira, enquanto factor distintivo deste destino turístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9381 |
Resumo: | O turismo representa um dos principais sectores económicos da Região Autónoma da Madeira. As águas cristalinas do Oceano Atlântico e o seu clima agradável durante todo o ano, tornam-na numa região apelativa e num destino turístico de excelência.No entanto, nos dias que correm, um mar limpo e um clima quente não são atributos suficientes para que um destino se diferencie dos demais. Uma actualização dos canais de comunicação utilizados pelos destinos, articulada com uma eficaz estratégia de ‘branding’, permite a captação de novos e potênciais turistas, para além de melhorar a imagem e competividade do mesmo no mercado. Foi feito um estudo sobre a marca Madeira, de forma a aferir a estratégia utilizada pela mesma e se esta é bem percepcionada pelos turistas que escolhem a Madeira enquanto destino. Realizaram-se entrevistas e visionaram-se comentários da internet, permitindo assim compreender toda a envolvente e gestão da marca Madeira em curso, bem como perceber todo o feedback positivo que esta gera. O método de pesquisa utilizado, foi o método qualitativo, destacando o método netnography, um método específico para estudar culturas e comunidades online. |
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A importância da marca Madeira, enquanto factor distintivo deste destino turísticoMESTRADO EM COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕESCOMUNICAÇÃOCOMMUNICATIONESTRATÉGIASTRATEGYTURISMODESTINOS TURÍSTICOSGESTÃO DE MARCASILHA DA MADEIRATOURISMTOURIST DESTINATIONSBRAND MANAGEMENTMADEIRA ISLANDO turismo representa um dos principais sectores económicos da Região Autónoma da Madeira. As águas cristalinas do Oceano Atlântico e o seu clima agradável durante todo o ano, tornam-na numa região apelativa e num destino turístico de excelência.No entanto, nos dias que correm, um mar limpo e um clima quente não são atributos suficientes para que um destino se diferencie dos demais. Uma actualização dos canais de comunicação utilizados pelos destinos, articulada com uma eficaz estratégia de ‘branding’, permite a captação de novos e potênciais turistas, para além de melhorar a imagem e competividade do mesmo no mercado. Foi feito um estudo sobre a marca Madeira, de forma a aferir a estratégia utilizada pela mesma e se esta é bem percepcionada pelos turistas que escolhem a Madeira enquanto destino. Realizaram-se entrevistas e visionaram-se comentários da internet, permitindo assim compreender toda a envolvente e gestão da marca Madeira em curso, bem como perceber todo o feedback positivo que esta gera. O método de pesquisa utilizado, foi o método qualitativo, destacando o método netnography, um método específico para estudar culturas e comunidades online.Tourism represents one of the main economic sectors of Região Autónoma da Madeira. The waters of the Atlantic Ocean and its pleasant climate throughout the year, make it an appealing region and a tourist destination of excellence. However, nowadays, a clean sea and a warm climate aren’t enough attributes for a destination be differentiate from other destination.An update of the communication channels used by destinations, combined with an effective strategy of branding, allows the acquisition of new and potencial tourists, besides improving the image and competitiveness on the market. A study has been conducted on the Madeira Brand, in order to assess the strategy used by the same and if this is well perceived by tourists who choose Madeira as a destination. Interviews were held and visionaram-if reviews on the internet, thus allowing to understand all the immersive and Madeira brand management in the course, as well as to realize all the positive feedback it generates. The research method was based on a qualitative method, highlighting the netnography method, a specific method for studying cultures and online communities.2019-02-07T19:12:10Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9381TID:202164110porCaldeira, Sara Raquel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:51.143607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O turismo representa um dos principais sectores económicos da Região Autónoma da Madeira. As águas cristalinas do Oceano Atlântico e o seu clima agradável durante todo o ano, tornam-na numa região apelativa e num destino turístico de excelência.No entanto, nos dias que correm, um mar limpo e um clima quente não são atributos suficientes para que um destino se diferencie dos demais. Uma actualização dos canais de comunicação utilizados pelos destinos, articulada com uma eficaz estratégia de ‘branding’, permite a captação de novos e potênciais turistas, para além de melhorar a imagem e competividade do mesmo no mercado. Foi feito um estudo sobre a marca Madeira, de forma a aferir a estratégia utilizada pela mesma e se esta é bem percepcionada pelos turistas que escolhem a Madeira enquanto destino. Realizaram-se entrevistas e visionaram-se comentários da internet, permitindo assim compreender toda a envolvente e gestão da marca Madeira em curso, bem como perceber todo o feedback positivo que esta gera. O método de pesquisa utilizado, foi o método qualitativo, destacando o método netnography, um método específico para estudar culturas e comunidades online. |
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