Modelos alternativos de comunicação cultural e artística: o caso do CHÃO em São Luís do Maranhão, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61449 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo relacionado a espaços independentes de arte, criados por artistas, produtores e curadores que tem como finalidade contribuir para que a sociedade tenha outras formas de acesso e fruição da arte e cultura, para além do que é proposto em organizações institucionais. Na primeira parte a dissertação está teoricamente fundamentada em conceitos da sociologia e comunicação, como princípios básicos do indivíduo que necessita criar estruturas para poder comunicar pontos de vista, seguidos de um breve histórico sobre o surgimento dos espaços independentes na Europa e América, com foco em Portugal e Brasil. Na segunda parte, a pesquisa está direcionada ao objeto de estudo, o Chão SLZ, desde o surgimento, os processos curatoriais, as atividades desenvolvidas, as parcerias construídas, os recursos humanos e financeiros, os modelos de gestão e as formas de comunicação, todo esse conteúdo é permeado de entrevistas coletadas durante o processo da escrita e pela experiência da autora deste trabalho, também coordenadora do espaço. Na terceira parte temos um panorama sobre São Luís, o Bairro da Praia Grande - Centro Histórico, lugar onde o Chão se localiza e a importância de espaços autônomos estarem presentes nestes territórios e de como antes do Chão a classe artística de São Luís já desenhava iniciativas parecidas, para finalizar esse capítulo têm-se um recorte sobre espaços independentes em Portugal a partir do Now Here e do Hangar, cada um com sua forma de trabalho e especificidades, mas que agregam num todo para o desenvolvimento da arte contemporânea em Lisboa. |
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