Antecedentes e consequentes da credibilidade e da utilidade do conteúdo produzido pelos youtubers
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16496 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Antecedentes e consequentes da credibilidade e da utilidade do conteúdo produzido pelos youtubersYoutubeYoutubersInfluenciadores DigitaisCredibilidadeUtilidadeDecisão de CompraDigital InfluencersCredibilityUsefulnessBuying DecisionMestrado em MarketingCada vez mais pessoas seguem Youtubers e interessam-se pelo que estes pensam relativamente a produtos e marcas, concedendo-lhes um grande poder de influência. Este estudo tem como objetivos (1) investigar os antecedentes e consequentes das dimensões da credibilidade percecionada do conteúdo produzido pelos Youtubers, (2) investigar os antecedentes e consequentes da perceção de utilidade do conteúdo produzido pelos Youtubers, e (3) analisar a relação entre a atitude dos seguidores relativamente à informação fornecida pelos Youtubers sobre produtos e marcas e a intenção de usar essa informação no processo de decisão de compra. O estudo teve uma abordagem quantitativa, através de uma amostragem por conveniência e autosseleção, com um total de 497 respostas válidas. Concluiu-se que (1) os antecedentes da perceção de expertise são a homofilia percetual e o número de visualizações, gostos, comentários e respostas, e um seu consequente é a atitude relativamente à informação sobre produtos e marcas, (2) os antecedentes da perceção de confiabilidade são a homofilia percetual e as características percecionadas dos vídeos, e os seus consequentes são a atitude relativamente à informação geral e à informação sobre produtos e marcas, (3) o antecedente da utilidade percecionada do conteúdo produzido pelos Youtubers é a qualidade percecionada dos argumentos, e os seus consequentes são a atitude relativamente à informação geral e à informação sobre produtos e marcas, e (4) existe uma relação positiva entre a atitude relativamente à informação sobre produtos e marcas e a intenção de utilizar essa informação no processo de decisão de compra.The amount of people who follow Youtubers is increasing and they are interested in what Youtubers think about products and brands, giving them a great power of influence. This study aims to (1) investigate the antecedents and consequents of the perceived credibility dimensions of the content produced by Youtubers, (2) investigate the antecedents and consequents of the perceived usefulness of the content produced by Youtubers, and (3) analyze the relation between the attitude of the followers towards the information provided by Youtubers regarding products and brands, and the intention to use that information in the purchase decision process. The study had a quantitative approach, through a sampling of convenience and self-selection, with a total of 497 valid answers. It was concluded that (1) the antecedents of perceived expertise are the perceptual homophily and the number of views, likes, comments and responses, and its consequent is the attitude towards information regarding products and brands, (2) the antecedents of perceived trustworthiness are perceptual homophily and the perceived characteristics of the videos and their consequents are the attitude towards general information and towards information regarding products and brands, (3) the antecedent of perceived usefulness of the content produced by Youtubers is the perceived argument quality and their consequents are the attitude towards general information and towards information regarding products and brands (4) there is a positive relation between the attitude towards information regarding products and brands and the intention to use that information in the purchase decision process.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaCunha, Patrícia Alexandra Falardo Négrier da2019-06-13T00:30:17Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16496porCunha, Patrícia Alexandra Falardo Négrier da (2018). "Antecedentes e consequentes da credibilidade e da utilidade do conteúdo produzido pelos youtubers". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:53.543914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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