Applets no ensino da probabilidade condicionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8550 |
Resumo: | A presente investigação teve como principal objectivo identificar e compreender as dificuldades que os alunos de MACS sentem nos conteúdos relacionados com a probabilidade condicionada e descrevê-las, quando estes são ensinados com recurso a Applets, a partir das seguintes questões de investigação: 1) Que dificuldades sentem os alunos de MACS na resolução de problemas de probabilidade condicionada? 2) Que procedimentos apresentam os alunos de MACS na resolução de problemas que envolvem o significado de probabilidade condicionada, com recurso a Applets? 3) Que aplicação fazem os alunos de MACS do Teorema de Bayes? O estudo adoptou uma metodologia de investigação de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso e nele participaram os alunos de uma turma do 11º ano do curso de línguas e humanidades, de uma escola secundária. A recolha dos dados foi concretizada durante a implementação da sequência didáctica dos subtemas relacionados com probabilidade condicionada e incluía a utilização de Applets. Esses dados foram complementados com a realização de entrevista a alguns alunos da turma. Quanto às dificuldades apresentadas, os resultados obtidos corroboram a ideia referida pela literatura de que o conceito de probabilidade condicionada é difícil para os alunos. No entanto, os mesmos resultados sugerem que a utilização dos Applets proporcionou de forma eficaz a aplicação de alguns procedimentos, tais como o diagrama de árvore e a restrição do espaço amostral sempre que os dados são apresentados na forma de frequências absolutas e se conhece o espaço de resultados. Além disso, demonstra que os alunos fazem muito pouco uso do teorema de Bayes. |
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Applets no ensino da probabilidade condicionadaEnsino da matemáticaMatemática aplicadaPsicologia da aprendizagemMetodologia de ensino - Ensino secundário - CoimbraA presente investigação teve como principal objectivo identificar e compreender as dificuldades que os alunos de MACS sentem nos conteúdos relacionados com a probabilidade condicionada e descrevê-las, quando estes são ensinados com recurso a Applets, a partir das seguintes questões de investigação: 1) Que dificuldades sentem os alunos de MACS na resolução de problemas de probabilidade condicionada? 2) Que procedimentos apresentam os alunos de MACS na resolução de problemas que envolvem o significado de probabilidade condicionada, com recurso a Applets? 3) Que aplicação fazem os alunos de MACS do Teorema de Bayes? O estudo adoptou uma metodologia de investigação de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso e nele participaram os alunos de uma turma do 11º ano do curso de línguas e humanidades, de uma escola secundária. A recolha dos dados foi concretizada durante a implementação da sequência didáctica dos subtemas relacionados com probabilidade condicionada e incluía a utilização de Applets. Esses dados foram complementados com a realização de entrevista a alguns alunos da turma. Quanto às dificuldades apresentadas, os resultados obtidos corroboram a ideia referida pela literatura de que o conceito de probabilidade condicionada é difícil para os alunos. No entanto, os mesmos resultados sugerem que a utilização dos Applets proporcionou de forma eficaz a aplicação de alguns procedimentos, tais como o diagrama de árvore e a restrição do espaço amostral sempre que os dados são apresentados na forma de frequências absolutas e se conhece o espaço de resultados. Além disso, demonstra que os alunos fazem muito pouco uso do teorema de Bayes.The present investigation had, as main target, to identify and understand the difficulties faced by students of Applied Mathematics (MACS) when they engage on the study of conditional probabilities; to describe them when this subject is taught using Applets; using the following questions: 1) What difficulties do the students of applied mathematics (MACS) feel in solving problems of conditional probabilities? 2) What are the procedures used by students of Applied Mathematics to solve problems of conditional probabilities with the Applets resource? 3) What kind of application do these students do of Bayes Theorem? The study adopted a qualitative method of investigation, using the case study mode. The study was made with students from a 11th grade class (social and linguistic course) of a general secondary school. The data collection was taken during the teaching of a specific unit, related to conditional probabilities, which included the use of Applets. These first data were then complemented with interviews to some students of this class. As for the difficulties pointed out, the results confirm the idea conveyed by written studies that the concept of conditional probabilities is hard for students to acquire. Nevertheless the same results suggest that the use of Applets has successfully granted the application of a number of procedures such as the Tree Diagram and the restriction of sample space whenever the data are shown as absolute frequency forms and the result space is given. Moreover, it shows that the students make very little use of Bayes theorem.Universidade de Aveiro2012-05-11T08:16:21Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8550porGuilherme, Isabel Margarida das Neves Velosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:19Zoai:ria.ua.pt:10773/8550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:36.939963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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