Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19553 |
Resumo: | Devido à crescente competitividade verificada no setor industrial, é fulcral a adoção de medidas estratégicas por parte das organizações. As referidas medidas visam a melhoria dos sistemas produtivos e logísticos, através da aplicação de metodologias e abordagens inovadoras, promovendo a melhoria continua nos processo e maior satisfação dos seus clientes. Deste modo, a implementação destas medidas possibilita alcançar vantagens competitivas perante um mercado cada vez mais exigente. A presente dissertação foi realizada na Schnellecke Palmela, no âmbito de um estágio curricular. Os objetivos iniciais do estudo visavam a preparação da empresa para a introdução de um novo modelo automóvel, devido à falta de áreas para armazenamento de matéria-prima e produto acabado do referido modelo. Assim, foi desenvolvido um modelo para a resolução do problema logístico, através da integração das metodologias Lean, TRIZ, modelo de Kano e MTM. Para além dos objetivos iniciais, foi identificada a necessidade de dimensionar o layout de um supermercado de produção para umas das linhas produtivas do referido modelo automóvel. Consequentemente, foi necessário realizar o dimensionamento de racks de matéria-prima face ao constrangimento físico verificado no bordo de linha da linha de produção supracitada. A implementação da proposta elaborada para a resolução do problema logístico permitirá uma poupança anual no valor de 62.280,00€. Além do ganho monetário, verificou-se um incremento de criatividade e inovação no seio da organização, com o intuito de aumentar a produtividade e promover a redução de desperdícios, numa ótica de melhoria contínua. |
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Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveisTRIZLeanMTMModelo de KanoMelhoria contínuaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDevido à crescente competitividade verificada no setor industrial, é fulcral a adoção de medidas estratégicas por parte das organizações. As referidas medidas visam a melhoria dos sistemas produtivos e logísticos, através da aplicação de metodologias e abordagens inovadoras, promovendo a melhoria continua nos processo e maior satisfação dos seus clientes. Deste modo, a implementação destas medidas possibilita alcançar vantagens competitivas perante um mercado cada vez mais exigente. A presente dissertação foi realizada na Schnellecke Palmela, no âmbito de um estágio curricular. Os objetivos iniciais do estudo visavam a preparação da empresa para a introdução de um novo modelo automóvel, devido à falta de áreas para armazenamento de matéria-prima e produto acabado do referido modelo. Assim, foi desenvolvido um modelo para a resolução do problema logístico, através da integração das metodologias Lean, TRIZ, modelo de Kano e MTM. Para além dos objetivos iniciais, foi identificada a necessidade de dimensionar o layout de um supermercado de produção para umas das linhas produtivas do referido modelo automóvel. Consequentemente, foi necessário realizar o dimensionamento de racks de matéria-prima face ao constrangimento físico verificado no bordo de linha da linha de produção supracitada. A implementação da proposta elaborada para a resolução do problema logístico permitirá uma poupança anual no valor de 62.280,00€. Além do ganho monetário, verificou-se um incremento de criatividade e inovação no seio da organização, com o intuito de aumentar a produtividade e promover a redução de desperdícios, numa ótica de melhoria contínua.Navas, HelenaRUNMadeira, Gonçalo Ferreira Rodrigues de Carvalho2016-12-13T14:28:32Z2016-092016-122016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:12Zoai:run.unl.pt:10362/19553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:31.778257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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