Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Gonçalo Ferreira Rodrigues de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19553
Resumo: Devido à crescente competitividade verificada no setor industrial, é fulcral a adoção de medidas estratégicas por parte das organizações. As referidas medidas visam a melhoria dos sistemas produtivos e logísticos, através da aplicação de metodologias e abordagens inovadoras, promovendo a melhoria continua nos processo e maior satisfação dos seus clientes. Deste modo, a implementação destas medidas possibilita alcançar vantagens competitivas perante um mercado cada vez mais exigente. A presente dissertação foi realizada na Schnellecke Palmela, no âmbito de um estágio curricular. Os objetivos iniciais do estudo visavam a preparação da empresa para a introdução de um novo modelo automóvel, devido à falta de áreas para armazenamento de matéria-prima e produto acabado do referido modelo. Assim, foi desenvolvido um modelo para a resolução do problema logístico, através da integração das metodologias Lean, TRIZ, modelo de Kano e MTM. Para além dos objetivos iniciais, foi identificada a necessidade de dimensionar o layout de um supermercado de produção para umas das linhas produtivas do referido modelo automóvel. Consequentemente, foi necessário realizar o dimensionamento de racks de matéria-prima face ao constrangimento físico verificado no bordo de linha da linha de produção supracitada. A implementação da proposta elaborada para a resolução do problema logístico permitirá uma poupança anual no valor de 62.280,00€. Além do ganho monetário, verificou-se um incremento de criatividade e inovação no seio da organização, com o intuito de aumentar a produtividade e promover a redução de desperdícios, numa ótica de melhoria contínua.
id RCAP_5b5beb239acc5e6fa8a6b7ffe01d43e7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveisTRIZLeanMTMModelo de KanoMelhoria contínuaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDevido à crescente competitividade verificada no setor industrial, é fulcral a adoção de medidas estratégicas por parte das organizações. As referidas medidas visam a melhoria dos sistemas produtivos e logísticos, através da aplicação de metodologias e abordagens inovadoras, promovendo a melhoria continua nos processo e maior satisfação dos seus clientes. Deste modo, a implementação destas medidas possibilita alcançar vantagens competitivas perante um mercado cada vez mais exigente. A presente dissertação foi realizada na Schnellecke Palmela, no âmbito de um estágio curricular. Os objetivos iniciais do estudo visavam a preparação da empresa para a introdução de um novo modelo automóvel, devido à falta de áreas para armazenamento de matéria-prima e produto acabado do referido modelo. Assim, foi desenvolvido um modelo para a resolução do problema logístico, através da integração das metodologias Lean, TRIZ, modelo de Kano e MTM. Para além dos objetivos iniciais, foi identificada a necessidade de dimensionar o layout de um supermercado de produção para umas das linhas produtivas do referido modelo automóvel. Consequentemente, foi necessário realizar o dimensionamento de racks de matéria-prima face ao constrangimento físico verificado no bordo de linha da linha de produção supracitada. A implementação da proposta elaborada para a resolução do problema logístico permitirá uma poupança anual no valor de 62.280,00€. Além do ganho monetário, verificou-se um incremento de criatividade e inovação no seio da organização, com o intuito de aumentar a produtividade e promover a redução de desperdícios, numa ótica de melhoria contínua.Navas, HelenaRUNMadeira, Gonçalo Ferreira Rodrigues de Carvalho2016-12-13T14:28:32Z2016-092016-122016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:12Zoai:run.unl.pt:10362/19553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:31.778257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
title Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
spellingShingle Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
Madeira, Gonçalo Ferreira Rodrigues de Carvalho
TRIZ
Lean
MTM
Modelo de Kano
Melhoria contínua
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
title_full Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
title_fullStr Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
title_sort Aplicação da metodologia TRIZ e da filosofia lean para o dimensionamento do layout logístico da Schnellecke para produção de novos componentes automóveis
author Madeira, Gonçalo Ferreira Rodrigues de Carvalho
author_facet Madeira, Gonçalo Ferreira Rodrigues de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Navas, Helena
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Gonçalo Ferreira Rodrigues de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv TRIZ
Lean
MTM
Modelo de Kano
Melhoria contínua
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic TRIZ
Lean
MTM
Modelo de Kano
Melhoria contínua
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Devido à crescente competitividade verificada no setor industrial, é fulcral a adoção de medidas estratégicas por parte das organizações. As referidas medidas visam a melhoria dos sistemas produtivos e logísticos, através da aplicação de metodologias e abordagens inovadoras, promovendo a melhoria continua nos processo e maior satisfação dos seus clientes. Deste modo, a implementação destas medidas possibilita alcançar vantagens competitivas perante um mercado cada vez mais exigente. A presente dissertação foi realizada na Schnellecke Palmela, no âmbito de um estágio curricular. Os objetivos iniciais do estudo visavam a preparação da empresa para a introdução de um novo modelo automóvel, devido à falta de áreas para armazenamento de matéria-prima e produto acabado do referido modelo. Assim, foi desenvolvido um modelo para a resolução do problema logístico, através da integração das metodologias Lean, TRIZ, modelo de Kano e MTM. Para além dos objetivos iniciais, foi identificada a necessidade de dimensionar o layout de um supermercado de produção para umas das linhas produtivas do referido modelo automóvel. Consequentemente, foi necessário realizar o dimensionamento de racks de matéria-prima face ao constrangimento físico verificado no bordo de linha da linha de produção supracitada. A implementação da proposta elaborada para a resolução do problema logístico permitirá uma poupança anual no valor de 62.280,00€. Além do ganho monetário, verificou-se um incremento de criatividade e inovação no seio da organização, com o intuito de aumentar a produtividade e promover a redução de desperdícios, numa ótica de melhoria contínua.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T14:28:32Z
2016-09
2016-12
2016-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19553
url http://hdl.handle.net/10362/19553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137886763745280