Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Pedro Filipe Teixeira Homem
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/82181
Resumo: Atualmente os mercados estão altamente competitivos. A concorrência é cada vez maior e as exigências dos clientes são mais diversificadas, obrigando as organizações a adotarem práticas inovadoras e metodologias de eliminação de desperdício, numa ótica de melhoria contínua, sem reduzir os seus níveis de produtividade e de qualidade. O principal objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um modelo, assente na melhoria contínua, que combina a filosofia Lean e a metodologia TRIZ, interligando as ferramentas destas com ferramentas da qualidade, na identificação de oportunidades de melhoria e resolução das mesmas. Este modelo foi aplicado e validado num estudo de melhoria de processos na zona de receção e expedição de um armazém, numa empresa de logística integrada – Luís Simões. Primeiramente, realizou-se uma análise detalhada da situação incial da área e dos processos, através de observação direta, sessões de brainstorming e de inquéritos por questionário aos colaboradores. Com recurso aos diagramas de Pareto e de Ishikawa, foi possível realizar uma triagem e determinar as causas dos problemas identificados. Ainda na fase de diagnóstico e análise, com o objetivo de se identificarem desperdícios, utilizou-se a ferramenta 5S. Identificados os problemas e definidas as prioridades com a empresa, foram aplicados instrumentos da metodologia TRIZ, como seja a Matriz das Contradições e Análise Substância-Campo que, em conjunto com as técnicas associadas à Lean, permitiram elaborar propostas de melhoria. No final, e após a implementação de algumas destas propostas, registou-se uma melhoria do sistema superior a 15%, validada através de uma auditoria 5S. A aplicação do modelo permitiu à empresa melhorar os processos que decorrem na área estudada, tornando-os mais fluidos e organizados, através de propostas de alteração ao layout e de atividadades. Prevê-se, com este estudo, que a capacidade de carga por hora do armazém aumente 68%.
id RCAP_fba0c0290f465f43b337b0757af7ba75
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/82181
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística IntegradaMelhoria ContínuaLeanTRIZ5SResolução de ProblemasIdentificação de ProblemasDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaAtualmente os mercados estão altamente competitivos. A concorrência é cada vez maior e as exigências dos clientes são mais diversificadas, obrigando as organizações a adotarem práticas inovadoras e metodologias de eliminação de desperdício, numa ótica de melhoria contínua, sem reduzir os seus níveis de produtividade e de qualidade. O principal objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um modelo, assente na melhoria contínua, que combina a filosofia Lean e a metodologia TRIZ, interligando as ferramentas destas com ferramentas da qualidade, na identificação de oportunidades de melhoria e resolução das mesmas. Este modelo foi aplicado e validado num estudo de melhoria de processos na zona de receção e expedição de um armazém, numa empresa de logística integrada – Luís Simões. Primeiramente, realizou-se uma análise detalhada da situação incial da área e dos processos, através de observação direta, sessões de brainstorming e de inquéritos por questionário aos colaboradores. Com recurso aos diagramas de Pareto e de Ishikawa, foi possível realizar uma triagem e determinar as causas dos problemas identificados. Ainda na fase de diagnóstico e análise, com o objetivo de se identificarem desperdícios, utilizou-se a ferramenta 5S. Identificados os problemas e definidas as prioridades com a empresa, foram aplicados instrumentos da metodologia TRIZ, como seja a Matriz das Contradições e Análise Substância-Campo que, em conjunto com as técnicas associadas à Lean, permitiram elaborar propostas de melhoria. No final, e após a implementação de algumas destas propostas, registou-se uma melhoria do sistema superior a 15%, validada através de uma auditoria 5S. A aplicação do modelo permitiu à empresa melhorar os processos que decorrem na área estudada, tornando-os mais fluidos e organizados, através de propostas de alteração ao layout e de atividadades. Prevê-se, com este estudo, que a capacidade de carga por hora do armazém aumente 68%.Navas, HelenaRUNBatista, Pedro Filipe Teixeira Homem2019-09-24T15:17:33Z2019-0620192019-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/82181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:36:33Zoai:run.unl.pt:10362/82181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:10.312257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada
title Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada
spellingShingle Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada
Batista, Pedro Filipe Teixeira Homem
Melhoria Contínua
Lean
TRIZ
5S
Resolução de Problemas
Identificação de Problemas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada
title_full Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada
title_fullStr Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada
title_full_unstemmed Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada
title_sort Aplicação da Filosofia Lean e da Metodologia TRIZ numa empresa de Logística Integrada
author Batista, Pedro Filipe Teixeira Homem
author_facet Batista, Pedro Filipe Teixeira Homem
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Navas, Helena
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Pedro Filipe Teixeira Homem
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoria Contínua
Lean
TRIZ
5S
Resolução de Problemas
Identificação de Problemas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Melhoria Contínua
Lean
TRIZ
5S
Resolução de Problemas
Identificação de Problemas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Atualmente os mercados estão altamente competitivos. A concorrência é cada vez maior e as exigências dos clientes são mais diversificadas, obrigando as organizações a adotarem práticas inovadoras e metodologias de eliminação de desperdício, numa ótica de melhoria contínua, sem reduzir os seus níveis de produtividade e de qualidade. O principal objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um modelo, assente na melhoria contínua, que combina a filosofia Lean e a metodologia TRIZ, interligando as ferramentas destas com ferramentas da qualidade, na identificação de oportunidades de melhoria e resolução das mesmas. Este modelo foi aplicado e validado num estudo de melhoria de processos na zona de receção e expedição de um armazém, numa empresa de logística integrada – Luís Simões. Primeiramente, realizou-se uma análise detalhada da situação incial da área e dos processos, através de observação direta, sessões de brainstorming e de inquéritos por questionário aos colaboradores. Com recurso aos diagramas de Pareto e de Ishikawa, foi possível realizar uma triagem e determinar as causas dos problemas identificados. Ainda na fase de diagnóstico e análise, com o objetivo de se identificarem desperdícios, utilizou-se a ferramenta 5S. Identificados os problemas e definidas as prioridades com a empresa, foram aplicados instrumentos da metodologia TRIZ, como seja a Matriz das Contradições e Análise Substância-Campo que, em conjunto com as técnicas associadas à Lean, permitiram elaborar propostas de melhoria. No final, e após a implementação de algumas destas propostas, registou-se uma melhoria do sistema superior a 15%, validada através de uma auditoria 5S. A aplicação do modelo permitiu à empresa melhorar os processos que decorrem na área estudada, tornando-os mais fluidos e organizados, através de propostas de alteração ao layout e de atividadades. Prevê-se, com este estudo, que a capacidade de carga por hora do armazém aumente 68%.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24T15:17:33Z
2019-06
2019
2019-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/82181
url http://hdl.handle.net/10362/82181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137981206888448