Motivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11516 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Motivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicosConsumoAlimentação biológicaMotivações de consumoSaúdeMeio ambienteConsumptionOrganic foodConsumption motivationsHealthEnvironmentDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O presente estudo visa percecionar quais são as motivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicos objetivando, com base neste preceito orientador, analisar as motivações já identificadas pela Literatura que determinam a escolha de alimentos biológicos por parte dos consumidores. Analisar, também os fatores internos e externos que determinam a escolha dos alimentos biológicos e as várias variáveis que identificam o perfil do consumidor dos produtos biológicos. É ainda objetivo desta investigação aferir quais os atores que mais influenciam na escolha pelos produtos biológicos. A procura e continuado aumento do consumo de alimentos biológicos tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, reunindo um vasto leque de pessoas em torno das suas vantagens e potenciais benefícios para a saúde e meio ambiente. Visando descobrir os motivos que explicam esta nova tendência de consumo alimentar levamos a cabo um estudo quantitativo, que, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 454 consumidores deu conta de que as principais motivações dos consumidores se prendem com razões de saúde e com a intenção de contribuir para a proteção do meio ambiente.ABSTRAT: The present study aims to understand what the motivations of consumers in relation to the choice of organic foods are, aiming to analyse the motivations already identified in the current literature that determine the choice of organic foods by consumers. We also aimed to analyse the internal and external factors that determine the choice of organic foods and the various variables that identify the consumer profile of organic products. It is also the objective of this investigation to assess which actors influence the choice of organic food. The demand and continued increase in the consumption of organic foods has been increasing over the last years, gathering a wide range of people around its advantages and potential benefits for health and environment. In order to find out the reasons for this new trend in food consumption, we conducted a quantitative study which, by applying a questionnaire survey to a sample of 454 consumers, found that the main motivations of consumers is relate to health reasons and with the intention of contributing to the protection of the environment.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMedeiros, CarlaRCIPLRibeiro, Paula Cristina Escaleira2020-04-24T13:57:00Z2019-11-222019-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11516TID:202338134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:45.389974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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