Segmentação dos consumidores de alimentos biológicos com base em motivações de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Brites dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16554
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Segmentação dos consumidores de alimentos biológicos com base em motivações de consumoalimentos biológicosconsumomotivação e limitação para o consumosegmentaçãoorganic foodconsumptionmotivation and limitation for consumptionsegmentationMestrado em MarketingO mercado dos alimentos biológicos tem crescido muito nos últimos anos. A seleção de uma alimentação biológica tem sido uma preocupação crescente para os consumidores, porém a designação de "biológico" é utilizada frequentemente de forma incorreta. O presente estudo teve como objetivo perceber como é que os consumidores percecionam o consumo de alimentos biológicos e segmentá-los com recurso à motivação de compra e consumo. Para tal, foi desenvolvido e aplicado um questionário online a consumidores e não consumidores de alimentos biológicos. Os resultados obtidos revelam que os alimentos biológicos são associados espontaneamente a alimentos saudáveis, caros, naturais, sem pesticidas, puros, bons, saborosos, de qualidade, seguros, frescos e nutritivos. Estas associações em muito se comparam com as motivações e limitações ao consumo de alimentos biológicos. Foi realizada uma análise de componentes principais, tendo sido extraídas três componentes (1) "dificuldade em encontrar alimentos biológicos," (2) "atitude desfavorável face aos alimentos biológicos" e, (3) "preço dos alimentos biológicos." Através de uma análise de clusters verificou-se existir cinco segmentos de consumidores com características sociodemográficas distintas. As conclusões apresentadas não podem ser generalizadas para além da amostra estudada e, por isso, não podem ser tomadas como definitivas. Porém os resultados ajudam a perceber quais as perceções dos consumidores e a motivação para o consumo dos alimentos biológicos.In recent years, the organic food market has grown considerably. Organic food selection has been a growing concern for consumers, but the "organic" designation is often misused. The purpose of this research was to understand how consumers perceive organic foods and segment customers based on motivations of purchase and consumption. An online questionnaire was developed and applied to organic to a sample of consumers and non-consumers. The results reveal that organic foods are spontaneously associated with health, expensive, natural, pest-free, pure, good, tasty, quality, safe, fresh and nutritious. These associations greatly compare with the motivations and limitations to organic foods consumption. A principal component analysis was carried out and three components were extracted: (1) "difficulty in finding organic food," (2) "unfavorable attitude towards organic food" and (3) "price of organic food." Through a cluster analysis, five consumer segments with distinct sociodemographic characteristics were identified. The conclusions presented can not be generalized beyond the sample of this study and, therefore, can not be taken as definitive. However, the results help to understand what the perception and the reasons for consumption of organic food.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Raquel Brites dos2019-06-27T00:30:15Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16554porSantos, Raquel Brites dos (2018). "Segmentação dos consumidores de alimentos biológicos com base em motivações de consumo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:56.483839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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