A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20224 |
Resumo: | O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Pretendeu-se demonstrar na prática pedagógica a relevância do desenvolvimento da competência comunicativa em Português língua materna e Espanhol língua estrangeira, promovendo o desenvolvimento do domínio linguístico e sociocultural a fim de preparar os alunos para contextos comunicativos reais. Por se tratar de duas línguas e decorrente de fatores contextuais de cada grupo, as abordagens foram, naturalmente, diferentes. No português, partiu-se do domínio linguístico trabalhando, à luz do texto, os géneros textuais. Em Espanhol, o trabalho fundamentou-se no domínio sociocultural abrindo espaço para o trabalho sobre a competência intercultural. Com efeito, pudemos verificar que quando ensinamos uma língua não ensinamos propriamente uma competência mas sim diferentes competências que, juntas formam a competência comunicativa. Ao fazer desta a competência transversal às duas disciplinas, a aula de língua torna-se um espaço com um pendor fortemente social. Esperando que possa vir a constituir um contributo para outros professores, este relatório representa um objeto de reflexão não só sobre a competência em causa mas também sobre a prática pedagógica. |
id |
RCAP_5b6559f5bb90ff8709d0437ec9b36a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e socioculturalSociocultural domainPortuguese mother language teachingLinguistic domainCommunicative competenceSpanish foreign language teachingTextual genresIntercultural competenceCompetência comunicativaDomínio linguísticoDomínio socioculturalEnsino de Português Língua MaternaEnsino de Espanhol Língua Estrangeira,Géneros textuaisCompetência interculturalDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Pretendeu-se demonstrar na prática pedagógica a relevância do desenvolvimento da competência comunicativa em Português língua materna e Espanhol língua estrangeira, promovendo o desenvolvimento do domínio linguístico e sociocultural a fim de preparar os alunos para contextos comunicativos reais. Por se tratar de duas línguas e decorrente de fatores contextuais de cada grupo, as abordagens foram, naturalmente, diferentes. No português, partiu-se do domínio linguístico trabalhando, à luz do texto, os géneros textuais. Em Espanhol, o trabalho fundamentou-se no domínio sociocultural abrindo espaço para o trabalho sobre a competência intercultural. Com efeito, pudemos verificar que quando ensinamos uma língua não ensinamos propriamente uma competência mas sim diferentes competências que, juntas formam a competência comunicativa. Ao fazer desta a competência transversal às duas disciplinas, a aula de língua torna-se um espaço com um pendor fortemente social. Esperando que possa vir a constituir um contributo para outros professores, este relatório representa um objeto de reflexão não só sobre a competência em causa mas também sobre a prática pedagógica.The present report describes the Supervised Teaching Practice within the Master's Degree in Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. It was intended to demonstrate the pedagogical practice relevance of the development in communicative competence in Portuguese as mother language and in Spanish as foreign language, promoting the development of linguistic and sociocultural domain, in order to prepare students for the real communicative environment. Since it is two languages and due to contextual aspects of each group, the approaches were naturally different. In the Portuguese language, it started in the linguistic domain working the textual genres. In the Spanish language, the work was based on the sociocultural domain, opening space for work in intercultural competence. Consequently, was able to verify that when we teach a language we do not teach a competence but several competences that all together will form a communicative competence. By making out of the communicative competence, the common competence for both classes, the language class becomes itself a space of strong social importance. Hoping that may constitute a contribution to other teachers, this report represents an object of reflection not only on the competence in question but also on the pedagogical practice.Brocado, Maria TeresaMadrona Fernández, AlbertoRUNMarta, Constança Piloto da2017-03-07T10:38:15Z2016-12-122016-09-292016-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20224TID:201552060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:48Zoai:run.unl.pt:10362/20224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:03.782301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural |
title |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural |
spellingShingle |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural Marta, Constança Piloto da Sociocultural domain Portuguese mother language teaching Linguistic domain Communicative competence Spanish foreign language teaching Textual genres Intercultural competence Competência comunicativa Domínio linguístico Domínio sociocultural Ensino de Português Língua Materna Ensino de Espanhol Língua Estrangeira, Géneros textuais Competência intercultural Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural |
title_full |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural |
title_fullStr |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural |
title_full_unstemmed |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural |
title_sort |
A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural |
author |
Marta, Constança Piloto da |
author_facet |
Marta, Constança Piloto da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brocado, Maria Teresa Madrona Fernández, Alberto RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marta, Constança Piloto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociocultural domain Portuguese mother language teaching Linguistic domain Communicative competence Spanish foreign language teaching Textual genres Intercultural competence Competência comunicativa Domínio linguístico Domínio sociocultural Ensino de Português Língua Materna Ensino de Espanhol Língua Estrangeira, Géneros textuais Competência intercultural Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Sociocultural domain Portuguese mother language teaching Linguistic domain Communicative competence Spanish foreign language teaching Textual genres Intercultural competence Competência comunicativa Domínio linguístico Domínio sociocultural Ensino de Português Língua Materna Ensino de Espanhol Língua Estrangeira, Géneros textuais Competência intercultural Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Pretendeu-se demonstrar na prática pedagógica a relevância do desenvolvimento da competência comunicativa em Português língua materna e Espanhol língua estrangeira, promovendo o desenvolvimento do domínio linguístico e sociocultural a fim de preparar os alunos para contextos comunicativos reais. Por se tratar de duas línguas e decorrente de fatores contextuais de cada grupo, as abordagens foram, naturalmente, diferentes. No português, partiu-se do domínio linguístico trabalhando, à luz do texto, os géneros textuais. Em Espanhol, o trabalho fundamentou-se no domínio sociocultural abrindo espaço para o trabalho sobre a competência intercultural. Com efeito, pudemos verificar que quando ensinamos uma língua não ensinamos propriamente uma competência mas sim diferentes competências que, juntas formam a competência comunicativa. Ao fazer desta a competência transversal às duas disciplinas, a aula de língua torna-se um espaço com um pendor fortemente social. Esperando que possa vir a constituir um contributo para outros professores, este relatório representa um objeto de reflexão não só sobre a competência em causa mas também sobre a prática pedagógica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 2016-09-29 2016-12-12T00:00:00Z 2017-03-07T10:38:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20224 TID:201552060 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20224 |
identifier_str_mv |
TID:201552060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137891489677312 |