A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marta, Constança Piloto da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20224
Resumo: O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Pretendeu-se demonstrar na prática pedagógica a relevância do desenvolvimento da competência comunicativa em Português língua materna e Espanhol língua estrangeira, promovendo o desenvolvimento do domínio linguístico e sociocultural a fim de preparar os alunos para contextos comunicativos reais. Por se tratar de duas línguas e decorrente de fatores contextuais de cada grupo, as abordagens foram, naturalmente, diferentes. No português, partiu-se do domínio linguístico trabalhando, à luz do texto, os géneros textuais. Em Espanhol, o trabalho fundamentou-se no domínio sociocultural abrindo espaço para o trabalho sobre a competência intercultural. Com efeito, pudemos verificar que quando ensinamos uma língua não ensinamos propriamente uma competência mas sim diferentes competências que, juntas formam a competência comunicativa. Ao fazer desta a competência transversal às duas disciplinas, a aula de língua torna-se um espaço com um pendor fortemente social. Esperando que possa vir a constituir um contributo para outros professores, este relatório representa um objeto de reflexão não só sobre a competência em causa mas também sobre a prática pedagógica.
id RCAP_5b6559f5bb90ff8709d0437ec9b36a1c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A competência comunicativa: os domínios linguístico e socioculturalSociocultural domainPortuguese mother language teachingLinguistic domainCommunicative competenceSpanish foreign language teachingTextual genresIntercultural competenceCompetência comunicativaDomínio linguísticoDomínio socioculturalEnsino de Português Língua MaternaEnsino de Espanhol Língua Estrangeira,Géneros textuaisCompetência interculturalDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Pretendeu-se demonstrar na prática pedagógica a relevância do desenvolvimento da competência comunicativa em Português língua materna e Espanhol língua estrangeira, promovendo o desenvolvimento do domínio linguístico e sociocultural a fim de preparar os alunos para contextos comunicativos reais. Por se tratar de duas línguas e decorrente de fatores contextuais de cada grupo, as abordagens foram, naturalmente, diferentes. No português, partiu-se do domínio linguístico trabalhando, à luz do texto, os géneros textuais. Em Espanhol, o trabalho fundamentou-se no domínio sociocultural abrindo espaço para o trabalho sobre a competência intercultural. Com efeito, pudemos verificar que quando ensinamos uma língua não ensinamos propriamente uma competência mas sim diferentes competências que, juntas formam a competência comunicativa. Ao fazer desta a competência transversal às duas disciplinas, a aula de língua torna-se um espaço com um pendor fortemente social. Esperando que possa vir a constituir um contributo para outros professores, este relatório representa um objeto de reflexão não só sobre a competência em causa mas também sobre a prática pedagógica.The present report describes the Supervised Teaching Practice within the Master's Degree in Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. It was intended to demonstrate the pedagogical practice relevance of the development in communicative competence in Portuguese as mother language and in Spanish as foreign language, promoting the development of linguistic and sociocultural domain, in order to prepare students for the real communicative environment. Since it is two languages and due to contextual aspects of each group, the approaches were naturally different. In the Portuguese language, it started in the linguistic domain working the textual genres. In the Spanish language, the work was based on the sociocultural domain, opening space for work in intercultural competence. Consequently, was able to verify that when we teach a language we do not teach a competence but several competences that all together will form a communicative competence. By making out of the communicative competence, the common competence for both classes, the language class becomes itself a space of strong social importance. Hoping that may constitute a contribution to other teachers, this report represents an object of reflection not only on the competence in question but also on the pedagogical practice.Brocado, Maria TeresaMadrona Fernández, AlbertoRUNMarta, Constança Piloto da2017-03-07T10:38:15Z2016-12-122016-09-292016-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20224TID:201552060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:48Zoai:run.unl.pt:10362/20224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:03.782301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
title A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
spellingShingle A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
Marta, Constança Piloto da
Sociocultural domain
Portuguese mother language teaching
Linguistic domain
Communicative competence
Spanish foreign language teaching
Textual genres
Intercultural competence
Competência comunicativa
Domínio linguístico
Domínio sociocultural
Ensino de Português Língua Materna
Ensino de Espanhol Língua Estrangeira,
Géneros textuais
Competência intercultural
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
title_full A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
title_fullStr A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
title_full_unstemmed A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
title_sort A competência comunicativa: os domínios linguístico e sociocultural
author Marta, Constança Piloto da
author_facet Marta, Constança Piloto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brocado, Maria Teresa
Madrona Fernández, Alberto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Marta, Constança Piloto da
dc.subject.por.fl_str_mv Sociocultural domain
Portuguese mother language teaching
Linguistic domain
Communicative competence
Spanish foreign language teaching
Textual genres
Intercultural competence
Competência comunicativa
Domínio linguístico
Domínio sociocultural
Ensino de Português Língua Materna
Ensino de Espanhol Língua Estrangeira,
Géneros textuais
Competência intercultural
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Sociocultural domain
Portuguese mother language teaching
Linguistic domain
Communicative competence
Spanish foreign language teaching
Textual genres
Intercultural competence
Competência comunicativa
Domínio linguístico
Domínio sociocultural
Ensino de Português Língua Materna
Ensino de Espanhol Língua Estrangeira,
Géneros textuais
Competência intercultural
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Pretendeu-se demonstrar na prática pedagógica a relevância do desenvolvimento da competência comunicativa em Português língua materna e Espanhol língua estrangeira, promovendo o desenvolvimento do domínio linguístico e sociocultural a fim de preparar os alunos para contextos comunicativos reais. Por se tratar de duas línguas e decorrente de fatores contextuais de cada grupo, as abordagens foram, naturalmente, diferentes. No português, partiu-se do domínio linguístico trabalhando, à luz do texto, os géneros textuais. Em Espanhol, o trabalho fundamentou-se no domínio sociocultural abrindo espaço para o trabalho sobre a competência intercultural. Com efeito, pudemos verificar que quando ensinamos uma língua não ensinamos propriamente uma competência mas sim diferentes competências que, juntas formam a competência comunicativa. Ao fazer desta a competência transversal às duas disciplinas, a aula de língua torna-se um espaço com um pendor fortemente social. Esperando que possa vir a constituir um contributo para outros professores, este relatório representa um objeto de reflexão não só sobre a competência em causa mas também sobre a prática pedagógica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
2016-09-29
2016-12-12T00:00:00Z
2017-03-07T10:38:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20224
TID:201552060
url http://hdl.handle.net/10362/20224
identifier_str_mv TID:201552060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137891489677312