A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18905 |
Resumo: | O presente relatório constitui uma reflexão sobre a minha prática de ensino supervisionada de Inglês e de Francês desenvolvida na Escola Secundária com 3º ciclo de Romeu Correia, no Feijó, no qual viso demonstrar as vantagens da didatização da canção no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Recorrendo a canções, apresento algumas propostas de exploração de conteúdos socioculturais, assumindo uma abordagem reflexiva, que permite tornar os alunos mais conscientes quanto aos problemas da sociedade e desenvolver conhecimentos sobre o “eu” e os “outros”. Procuro ainda evidenciar e refletir acerca dos benefícios da didatização da canção, que influi no nível de motivação da aprendizagem e no desenvolvimento da competência comunicativa pela discussão dos temas tratados nas canções. |
id |
RCAP_1c2c6cff812f914a4c24b45523aa00c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/18905 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeiraCançãoSongMotivaçãoMotivationCompetência SocioculturalCommunicative CompetenceCompetência ComunicativaSociocultural CompetenceDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório constitui uma reflexão sobre a minha prática de ensino supervisionada de Inglês e de Francês desenvolvida na Escola Secundária com 3º ciclo de Romeu Correia, no Feijó, no qual viso demonstrar as vantagens da didatização da canção no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Recorrendo a canções, apresento algumas propostas de exploração de conteúdos socioculturais, assumindo uma abordagem reflexiva, que permite tornar os alunos mais conscientes quanto aos problemas da sociedade e desenvolver conhecimentos sobre o “eu” e os “outros”. Procuro ainda evidenciar e refletir acerca dos benefícios da didatização da canção, que influi no nível de motivação da aprendizagem e no desenvolvimento da competência comunicativa pela discussão dos temas tratados nas canções.This report offers a description and critical reflection on my Practicum in English and French, developed at Romeu Correia Secondary School, in Feijó, in which I intend to demonstrate the use of songs in the teaching–learning process of a foreign language. By using songs, I present some suggestions for the exploration of the socio-cultural content, assuming a reflexive approach, which also allows students to become more aware of the problems of society and also improves knowledge on "I" and "others." I intend to demonstrate and reflect on the benefits of using songs, which influence the level of motivation and the development of the communicative competence through discussion of the subjects portrayed in the songs.Matos, Ana GonçalvesDechamps, ChristinaRUNFerreira, Andreia Sofia Carvalho2018-02-16T01:30:24Z2016-02-162015-09-282016-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18905TID:201065843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:41Zoai:run.unl.pt:10362/18905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:07.248637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
spellingShingle |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira Ferreira, Andreia Sofia Carvalho Canção Song Motivação Motivation Competência Sociocultural Communicative Competence Competência Comunicativa Sociocultural Competence Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title_full |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title_fullStr |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
title_sort |
A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira |
author |
Ferreira, Andreia Sofia Carvalho |
author_facet |
Ferreira, Andreia Sofia Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Ana Gonçalves Dechamps, Christina RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andreia Sofia Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção Song Motivação Motivation Competência Sociocultural Communicative Competence Competência Comunicativa Sociocultural Competence Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Canção Song Motivação Motivation Competência Sociocultural Communicative Competence Competência Comunicativa Sociocultural Competence Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente relatório constitui uma reflexão sobre a minha prática de ensino supervisionada de Inglês e de Francês desenvolvida na Escola Secundária com 3º ciclo de Romeu Correia, no Feijó, no qual viso demonstrar as vantagens da didatização da canção no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Recorrendo a canções, apresento algumas propostas de exploração de conteúdos socioculturais, assumindo uma abordagem reflexiva, que permite tornar os alunos mais conscientes quanto aos problemas da sociedade e desenvolver conhecimentos sobre o “eu” e os “outros”. Procuro ainda evidenciar e refletir acerca dos benefícios da didatização da canção, que influi no nível de motivação da aprendizagem e no desenvolvimento da competência comunicativa pela discussão dos temas tratados nas canções. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 2016-02-16 2016-02-16T00:00:00Z 2018-02-16T01:30:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/18905 TID:201065843 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/18905 |
identifier_str_mv |
TID:201065843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137883070660608 |