Ler para aprender nas aulas de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Diana Filipa Cunha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43529
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_5b6656e072751261cba93521b3776df1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler para aprender nas aulas de línguaLearning by reading in the language classesLeituraCompreensão leitoraTreino de estratégiasReadingReader comprehensionStrategies trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório tem como finalidade documentar o trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto de intervenção sobre o desenvolvimento da competência leitora, numa turma do 10º ano de escolaridade, nas disciplinas de Espanhole de Português. Ao longo do ano letivo, a ação pedagógica levada a cabo no âmbito deste estudo teve como principal objetivo contribuir para que os alunos se tornassem leitores especializados e independentes, numa perspetiva mais direcionada para a leitura e interpretação de textos informativos e para o uso de estratégias de leitura. Em termos de intervenção, procedeu-se num primeiro momento à observação das competências de leitura dos alunos e verificou-se que estes demonstravam dificuldades na interpretação de textos informativos. Esta conclusão é coerente com dados internacionais sobre as competências de leitura dos estudantes portugueses. Posteriormente, foi delineado um conjunto de estratégias de intervenção com vista a motivar os alunos para a leitura e ajudá-los a progredir no sentido de se tornarem leitores competentes. No final da intervenção, foram avaliados o impacto e a eficácia desta investigação-ação, que tiveram um efeito positivo. O presente relatório é constituído por três capítulos, sendo que o primeiro corresponde à fundamentação teórica e programática que sustenta e fundamenta a construção do projeto. No segundo capítulo apresenta-se a caraterização do contexto e o projeto de intervenção pedagógica, descrevendo as fases em que se desenvolveu: diagnóstico, intervenção e avaliação. No terceiro capítulo, lança-se um olhar crítico sobre todo o processo apresentando as conclusões do projeto, mas também refletindo sobre as limitações e dificuldades sentidas ao longo do percurso.This report aims to document the work developed in the framework of an intervention project on the reading skills development, in tenth school year, in the school subjects Spanish and Portuguese. During the school year, the pedagogical action undertaken in the context of this study had as main objective to contribute to the students to become independent and specialized readers, at an approach more directed to the reading and interpretation of informative texts and for use of reading strategies. In terms of intervention, in a first moment, we have observed the students’ reading skills and we could verify that these students had presented difficulties in the interpretation of informative texts. This conclusion is consistent with international data on the reading skills of Portuguese Students. Subsequently, was outlined a set of intervention strategies in order to motivate the students for the reading and to help them in their progress in becoming competent readers. At the intervention’s end, we have evaluated the impact and the effectiveness of this research-action that have had a positive effect. The present report is composed of three chapters, in the first of which we settle the theoretical and programmatic basis, which supports and grounds the project construction. In the second chapter, we present the context characterization and the project of pedagogical intervention, describing its phases: diagnosis, intervention and assessment. In the third chapter, we cast a critical eye over the whole process by presenting the conclusions of the project but also reflecting on the limitations and difficulties encountered along the way.Dionísio, Maria de Lourdes da TrindadeDono López, PedroUniversidade do MinhoCorreia, Diana Filipa Cunha20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43529por201266946info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:03.899889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler para aprender nas aulas de língua
Learning by reading in the language classes
title Ler para aprender nas aulas de língua
spellingShingle Ler para aprender nas aulas de língua
Correia, Diana Filipa Cunha
Leitura
Compreensão leitora
Treino de estratégias
Reading
Reader comprehension
Strategies training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ler para aprender nas aulas de língua
title_full Ler para aprender nas aulas de língua
title_fullStr Ler para aprender nas aulas de língua
title_full_unstemmed Ler para aprender nas aulas de língua
title_sort Ler para aprender nas aulas de língua
author Correia, Diana Filipa Cunha
author_facet Correia, Diana Filipa Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Diana Filipa Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão leitora
Treino de estratégias
Reading
Reader comprehension
Strategies training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Leitura
Compreensão leitora
Treino de estratégias
Reading
Reader comprehension
Strategies training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43529
url http://hdl.handle.net/1822/43529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201266946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132581947506688