A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vaz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82183
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_fa92df517e5ea660a64bc589eac8dcf4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua EstrangeiraComprehension in Portuguese as a First Language and in French as a second languageCompreensãoEstratégiasLeituraLeitorEnsino-aprendizagemComprehensionStrategiesReadingReaderTeaching-learningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de LetrasAtravés de um Estudo de Caso apresenta-se uma reflexão acerca da compreensão leitora, em Português Língua Materna, e da forma como as metodologias apresentadas em aula, por parte do professor, contribuíram para a compreensão dos conteúdos do programa, em Francês Língua Estrangeira. Com base nas didatizações utilizadas em aula no decorrer do ano letivo, reflete-se sobre o seu contributo para uma melhor leitura do texto literário e para uma eficaz aprendizagem da língua. Desta forma, depois de uma contextualização socioeducativa, quer do espaço escolar, quer das turmas onde foi realizada a prática pedagógica, numa segunda parte, o relatório compreende um enquadramento teórico, bem como as atividades realizadas durante a prática letiva supervisionada. As ponderações finais reportam-se à forma como os recursos utilizados poderão ter contribuído, num contexto específico, para uma maior compreensão da leitura, em Português Língua Materna, e para a compreensão e consequente aquisição de novas competências comunicativas, em Francês Língua Estrangeira. A reflexão sobre os resultados obtidos permite concluir que as estratégias de compreensão a utilizar em sala de aula, pelos docentes e pelos discentes, assumem especial importância no que diz respeito à compreensão e análise do texto, tornando os alunos melhores leitores e aproximando-os do texto literário. A compreensão em língua estrangeira torna os alunos capazes de comunicar, tendo-os aproximado de uma língua que lhes era estranha. Palavras-chave: Compreensão; Estratégias; Leitura; Leitor; Ensino-aprendizagem.This is a reflection based on a Case Study of reading comprehension skills in Portuguese mother tongue, and how in class teaching methodologies helped understand the content of the French foreign language curriculum. Looking into the didactic methods implemented in the classroom during the school year, the paper addresses the contribution thereof to improved reading of the literary text and effective language learning. Consequently, after a necessarily brief social-educational contextualization of the school space, the educational project that has been promoted and the classroom where the teaching takes place, located in Coimbra, in the second part the report provides a in-depth theoretical framework about the meaning and importance of reading, comprehension and reading comprehension and describes the activities carried out in one academic year under supervised teaching. The findings address the way the resources used may have helped, in a specific context, towards better reading comprehension in Portuguese mother tongue, and to the understanding and subsequent learning of new communication skills in French foreign language. A reflection on the findings allow us to conclude that the comprehension strategies used in the classroom by teachers and students play an important part in text comprehension and analysis, helping students to become better readers and drawing them to the literary text. Comprehension in the foreign language enables students to communicate, bringing them closer to a language that was strange to them. Keywords: Comprehension; Strategies; Reading; Reader; Teaching-learning.2018-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82183http://hdl.handle.net/10316/82183TID:202044149porSerra, Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-03T12:12:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:08.318345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira
Comprehension in Portuguese as a First Language and in French as a second language
title A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira
spellingShingle A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira
Serra, Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vaz
Compreensão
Estratégias
Leitura
Leitor
Ensino-aprendizagem
Comprehension
Strategies
Reading
Reader
Teaching-learning
title_short A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira
title_full A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira
title_fullStr A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira
title_full_unstemmed A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira
title_sort A Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira
author Serra, Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vaz
author_facet Serra, Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão
Estratégias
Leitura
Leitor
Ensino-aprendizagem
Comprehension
Strategies
Reading
Reader
Teaching-learning
topic Compreensão
Estratégias
Leitura
Leitor
Ensino-aprendizagem
Comprehension
Strategies
Reading
Reader
Teaching-learning
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82183
http://hdl.handle.net/10316/82183
TID:202044149
url http://hdl.handle.net/10316/82183
identifier_str_mv TID:202044149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133934208942080